A palavra filosofia é um composto de duas palavras gregas. A primeira palavra é "filo" que significa "amigo". A segunda palavra é "Sofia" que significa "sabedoria". A união do sentido das duas palavras gera a definição da palavra filosofia: "Ser amigo da sabedoria".

Junto com esta definição, encontramos uma pergunta: "O que significa ser amigo da sabedoria?" A resposta desta pergunta só é encontrada quando olhamos atentamente para toda a história da filosofia.

Ao longo de toda a história da filosofia vamos encontrando a "busca". Essa busca não se prende inteiramente a um assunto, a um aspecto, mas é uma busca que se estende para um universo infinito.   Essa "busca" do ser humano é encontrada quando vemos o ser humano buscando respostas mais profundas para algum aspecto de sua vida, ou mesmo, quando essas respostas não são tão profundas, mas ainda sim, existe a busca de melhores respostas. Essa mesma "busca" encontramos quando o ser humano olha para dentro de si mesmo e consegue perceber que ainda existem aspectos a serem melhorados. Essa "busca" aqui mencionada, e que é eterna, é o que gera o que chamamos de sabedoria. Por isso, tão importante é mencionar que essa "busca" não se prende a conhecimentos acadêmicos, mas sim, na aventura que o próprio ser humano trava ao experimentar a própria vida todos os dias. Portanto, ser amigo da sabedoria é "buscar" experimentar a vida, descobrindo os versos e reversos que a vida possui, é "buscar" neste experimentar conhecimento que te leve a superação, para viver melhor, para ser melhor e gerar o melhor para os outros.

Desde modo, estudar filosofia não significa adquirir mais erudição. Pior seria acreditar que estudar filosofia é algo reservado apenas para pessoas intelectuais, que possuem extrema facilidade de entendimento no se deparar com aqueles sistemas de pensamentos tão complexos. Estudar filosofia é erudição com um passo além. É o tipo de conhecimento que dotará o indivíduo de um olhar diferente, que fará o indivíduo sair de si mesmo e verificar as coisas com mais profundidade, com mais criatividade, porém sem sair da sua própria realidade.