O que é filosofia e o que é filosofia na educação.
A filosofia é algo inerente ao homem. Já se nasce filosofando. As questões existenciais surgem logo na primeira infância e são por vezes reprimidas, um exemplo clássico é a famosa pergunta "por que o céu é azul?", ou ainda " de onde vem os bebes?". Vamos analisar essa pergunta: "De onde vem os bebes?" De onde veio a humanidade? Ninguém sabe. Mas é exatamente porque esse tipo de questão nunca morre dentro do coração dos homens que surge a filosofia, como uma luz num mundo que tenta banalizar os acontecimentos menos banais. Horas há vida por toda parte, mas isso não a torna menos incrível, muito pelo contrario. Por que aqui, neste planeta e não em outro? Por que hoje, neste tempo e não amanhã, ou ontem? É das questões sem respostas simples que a filosofia se alimenta e vive.
Quando uma criança pergunta a professora algo profundo e inocente como, por exemplo, "o que é o vento" esta venha com uma resposta pronta: " Vento é o ar em movimento", sim o vento é o ar em movimento, mas e de onde vem esse ar? Quem o colocou aqui? Por quanto tempo ele ficará? O professor muitas vezes atua como agente repressor da filosofia inata. Fornece as respostas prontas que a sociedade atual necessita ouvir desse individuo para que ele seja inserido na sociedade, mas priva a sociedade de um individuo que possua capacidades completas de pensar e de ser um agente transformador dessa mesma sociedade. Ou seja, não forma um homem pleno.
O professor é o agente formador daquela criança e se ele também estiver condicionado as mesmas respostas da sociedade ele não será capaz de formar agentes questionadores dessa sociedade. O resultado será catastrófico, a sociedade se atrofiará. Se o professor não for um home pleno não haverá como educar alunos para se tornar maiores que ele.
A educação precisa repensar sua maneira de praticar filosofia, precisa incentivar o pensamento filosófico e não combatê-lo. Reproduzimos as mesmas respostas nas mentes das futuras gerações e reclamos quando o resultado é o mesmo resultado ruim que havíamos conseguido antes. Só quando a educação aceitar a filosofia e abraçá-la é que seremos capazes de formar seres humanos completos, pensantes e transformadores de sua própria realidade.