A ética é uma forma que nossa sociedade tem desvirtuado em prol de sua comodidade. O senso ético que deveria pautar nossas vidas, ações e atitudes, muitas vezes e posto de lado para que inconscientemente possamos desenvolver ações mais "livres". Em todos os momentos de nossas vidas, somos questionados sobre o que realmente devemos fazer em certas situações da nossa vida, e em virtude disso, acabamos por fazer o que é mais fácil, sem nos preocuparmos com o que é certo ou ético.
Filosoficamente falando, ética está envolvida com os princípios e valores morais e sociais, entretanto, o sentido mais real do que poderia ser ética, e fazer o que é certo, não importa as consequências. Uma vez que os valores morais e sociais estão em constante mutação, o que poderia alterar o sentido de ética, portanto, a associação da ética com tais valores deveria deixar de ocorrer.
Historicamente, os valores morais já sofreram inúmeras alterações no passar do tempo, outrora, por exemplo, na época da escravidão, a moral não permitia que uma pessoa considerada "branca" se envolver com uma considerada "negra". Hoje nos pautamos com contradições diferentes, em uma situação "moral" dentro de uma sociedade ignorante, machista e preconceituosa.
Ainda é considerado normal que o "homem" possa ter uma infinidade de relações, sendo considerado um "garanhão", com pose de galã de novela das 8, enquanto se uma mulher apresentar um comportamento semelhante, será taxada de promiscua ou voluptuosa. O que a sociedade reprime, por considerar "amoral". A ética nos permite dizer, que se vivemos numa sociedade, ao menos em teoria, "igualitária" e segundo a Constituição Federal de 1988, todos são iguais perante a lei, tais pensamentos vão contra esta carta, e teoricamente inconstitucionais.
A ética nos permite diferenciar o certo do errado, mesmo quando não entendemos o significado real destas palavras, em muitas situações, a vida nos leva a sermos éticos, nos forçando a fazer o correto, mesmo que tenhamos consequências desagradáveis ou não vantajosas. É a ética que sustenta os pilares do dever, da justiça e da honra. Cabe a cada um de nós indagarmos o que realmente de devemos fazer, como agir e de que maneira reagir. O mais importante é que devemos pensar como nos sentiríamos se estivéssemos na outra parte da situação, como iríamos reagir se fossemos nós os atingidos pela falta ou ausência da ética.
Colocar-nos como a parte lesada pela nossa própria ignorância e uma forma de iniciarmos um pensamento ético, se não gostamos de ser feridos, porque ferir os outros. A ética deve ser mais do que uma mera palavra esquecida em nosso dicionário e vocabulário, a ética deve ser o nosso escudo contra as tempestuosas e incoerências da mente humana.