Nos dias de hoje, praticamente todos já ouviram falar sobre essa tecnologia e possivelmente já assistiram um filme ou jogou um jogo que utilizou dessa tecnologia, para se tornar mais real ou mais interativo.

Mas o que captura de movimento, de acordo com Menache (2000) captura de movimento é o processo de gravar um evento de movimento real e reproduzi-lo em termos matemáticos úteis, buscando pontos chaves no espaço, ou seja transformar o movimento de um objeto ou pessoa do mundo real em coordenadas, através de pontos chaves, para serem mais tarde utilizadas em aplicativos, jogo, filmes e etc.

Os pontos chaves por exemplo em uma pessoa seria basicamente as articulações, com exemplo pense no pulso e o cotovelo, seriam pontos chaves pois ambos possuem movimentação, mas o antibraço já não necessitaria pois o movimento dele se dará  através  do movimento do pulso e cotovelo então é através da combinação desses pontos que se terá uma simples representação do movimento capturado.

Definindo então esses sistemas geram para o computador informações que representam as localizações do movimento capturado. processo de captura consiste, de uma forma geral, em vestir um ator com uma roupa especial, na qual serão posicionados marcadores, ópticos para captura óptica, sensores para captura magnética e potenciômetros para sistemas de captura mecânica de movimento. É de extrema importância identificar os pontos-chave do objeto ou ator a ter seus movimentos capturados, pois são esses pontos que darão base para esta técnica.

 

MENACHE, Alberto. Understanding motion capture for computer animation and video games. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2000. 238p.