A albumina é uma proteína que está presente no organismo humano. O fígado que a produz ao metabolizar alimentos ricos em proteína como ovos e leite. Ela também, atualmente, está sendo usada como suplemento alimentar, por pessoas que querem ganhar mais massa muscular ao praticarem exercícios.

Quando por algum motivo a pessoa precisa ingerir a albumina, pode comprá-la industrializada, que é feita a base de clara de ovo desidratada (a clara de ovo é rica em albumina).  É sempre importante fazer a ingestão desse tipo de produto, com a orientação de um médico ou nutricionista. Ela é absorvida lentamente pelo organismo e, por isso, a maioria das pessoas opta por ingeri-las à noite. Rica em aminoácidos, ela acaba por auxiliar nas funções metabólicas e na transaminação do alfa-Cetoglutato, que participam ativamente da produção do piruvato e oxaloacetato. Estes são metabólitos importantes na via energética do organismo.

A albumina possui também influencia na atividade de neurotransmissores. Como ela contém Leucina, que é um aminoácido essencial, ela previne o aparecimento da hipertrofia muscular, e atua como estimulante da secreção de insulina e da síntese protéica. Rica em vitaminas do complexo B, fósforo, potássio e ferro, pode se tornar um excelente suplemento alimentar.

Nem tudo na albumina industrializada é bom. A primeira coisa que muitas vezes incomoda um pouco é o seu sabor. Por isso, quem faz uso desse suplemento, costuma misturá-lo a sucos, iogurtes ou outro alimento, para facilitar a ingestão. Como ela não dissolve com facilidade, muitas vezes, se faz necessário o uso de liquidificador. Ela também tem um alto teor de sódio. Em cada 30 gramas do produto, chega a ter 350 mg de sódio, o que é bastante. Por isso, se consumida em grande quantidade, pode aumentar a retenção de líquido e consequentemente, colaborar com o ganho de peso. Algumas pessoas que a consomem também reclamam de um aumento na flatulência. Isso acontece não apenas com a albumina, mas com a ingestão de vários alimentos ricos em proteína.

Embora a os beneficios da albumina sejam bons para o organismo, deve-se ingeri-la com moderação. O ideal, é não passar de 30 gramas do produto por dia e ter sempre um acompanhamento profissional.