Como coach, queria explicar aqui um pouco o que a PNL faz, visto que é a ferramenta que utilizo mais no meu dia-a-dia e nas minhas sessões de coaching.

A PNL ou Programação Neuro Linguística é uma das mais valiosas ferramentas para mudar a sua vida para melhor. A PNL ensina-lhe técnicas que o ajudam a tornar-se mais eficaz, eficiente e apaixonado por todas as áreas da sua vida.

Com a PNL vai conseguir identificar exactamente o que quer da sua vida e aprender técnicas para conseguir atingir os seus objectivos. Pode aprender a comunicar mais eficazmente e tornar-se extremamente bem sucedido tanto na sua vida profissional como na sua vida pessoal.

A PNL abre-lhe portas para os seus recursos mais bem escondidos, melhora a sua habilidade de se concentrar, a habilidade de aprender e extender o caminho para as inúmeras possibilidades que existem.
Ao utilizar as técnicas de PNL vai poder mudar os seus comportamentos positivamente, vai aprender a lidar com situações negativas de uma forma mais eficaz e reduzir o stress, a ansiedade e a depressão.

A PNL foi desenvolvido nos primeiros anos da década de 70 do século passado por Richard Bandler and John Grinder. Eles descobriram métodos para perceber as diferenças entre alguem que é excelente numa determinada tarefa e uma pessoa que é meramente mediana na mesma tarefa.
Eles chamaram este processo de " Modelagem" e foi esta a base do conhecimento que se tornou a Programação Neuro Linguística.

As técnicas de PNL podem ajudá-lo nas seguintes áreas da sua vida:

1. Desenvolvimento Pessoal ? pessoas que queiram comandar as suas próprias vidas podem melhorar drasticamente o seu bem estar a nível físico e mental ao utilizar as técnicas de PNL.

2. Conflitos Pessoais ? problemas como alergias, fobias, depressões e até maus hábitos podem ser alterados com as técnicas de PNL. Estas sessões às vezes até são bastante breves e os resultados são muito bons.

3. Conflitos Familiares ? problemas dentro da familia como por exemplo com o marido, mulher, pais e filhos podem muitas vezes ser melhorados com o aprefeiçoamento da qualidade de comunicação entre os membros da familia.

4. Estudos ? A PNL tem técnicas eficazes para melhorar a aprendizagem.

5. Negócios ? Muitas organizações recorrem à PNL para ensinar os seus empregados a funcionarem a um nível mais elevado de performance.

6. Desporto ? Excelência no desporto, o estado da mente é importantíssimo e os resultados dos desportistas dependem altamente do seu estado mental. A PNL beneficia de uma forma grandiosa na melhora da performance dos desportistas. Digo isto com experiência pessoal também.

A PNL funciona com a base de que qualquer pessoa consegue fazer aquilo que realmente quer. Quando sabe qual é o seu sonho, precisa de estabelecer o seu objectivo final e trabalhar em direcção a alcançar essa meta. A PNL ensina-lhe técnicas específicas para ser capaz de atingir esse objectivo e não desistir no percurso.

Com a utilização da Programação Neuro Linguística pode melhorar dramaticamente a sua vida, e se está mesmo à procura de melhorar a sua vida então vale bem a pena experimentar a PNL!

Dan Daniel Nakamura

http://www.empowernetwork.com/empower-universe/