O QUE A BÍBLIA NÃO DIZ (1)

 

A Bíblia não diz que a nossa fé tem que ser do tamanho de um grão de mostarda

 

Nem em Mateus 17.20, nem em Lucas 17.6, Jesus disse “se tiverdes fé DO TAMANHO de um grão de mostarda”, mas em ambas as ocasiões Ele disse. “se tiverdes fé COMO UM GRÃO de mostarda”, o que é algo totalmente diferente.

 

“Como um grão de mostarda” está referindo-se à qualidade do grão.Os melhores horticultores já tentaram, em vão, HIBRIDAR o grão de mostarda e não o conseguiram. Com as outras hortaliças isto é muito fácil. A fé genuína é como a semente de mostarda, que não pode ser mesclada com “filosofias e vãs sutilezas”.

 

A Bíblia não diz que Dalila cortou os cabelos de Sansão

 

Existe uma famosa pintura de André Mantegna (1431-1506). De Sansão e Dalila e ela está cortando o cabelo dele. Isto reflete uma crença muito comum a respeito desse assunto. Isto, porém, não é verdade. Dalila não cortou sequer um fio de cabelo de Sansão.

 

Quem cortou, então, o cabelo de Sansão? A Bíblia diz que foi um homem. Veja.

 

“Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e RAPOU-LHE as sete tranças do cabelo de sua cabeça. E começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força”. (Juizes 16.19).

 

A Bíblia não diz que Jesus surrou os vendilhões do templo

 

“E  achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos e os cambiadores assentados. E, tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas”. (Quarto Evangelho 2.14,15).

 

Apesar do detalhe do “azorrague de cordéis” e  do Evangelho de João ter testemunhado que Jesus lançou todos fora do templo, não existe qualquer motivo para pregadores mais inflamados afirmarem que Jesus aplicou uma tremenda surra naqueles vendilhões do templo.

 

O próprio caráter de Jesus  contradiz tal afirmação.

 

O que  parece mais evidente é que ele, brandindo o tal chicote, usou-o para escorraçar os animais dormentes, mas não chegou a aplicar chicotadas em qualquer dos homens ali presentes.

 

A Bíblia não diz que Jesus virá como um ladrão para os crentes

 

“Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva. Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite”. (I Tessalonicenses 5.1,2).

 

Este texto tem sido um dois mais citados e a respeito do qual mais se tem pregado, principalmente nestes últimos dias. O que a grande maioria dos pregadores, contudo, deixa de citar e explicar, é o versículo que vem logo em seguida, o versículo 4 do mesmo Capítulo de I Tessalonicenses. Ei-lo.

 

“Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia COMO LADRÃO VOS APANHE DE SURPRESA”.

Vale a pena meditar  um pouco neste trecho sagrado e tão glorioso não é mesmo?

 

A Bíblia não diz que existe mais de um arcanjo

 

Apesar de uma tradição, afirmar que existem três  arcanjos - Miguel, Gabriel e Rafael - a Bíblia jamais fala de mais de um arcanjo, o qual é Miguel.

           

Gabriel é um anjo poderoso que, segundo seu próprio testemunho “assiste diante de Deus” (Lucas 1.19), porém  não existe qualquer referência  que aponte Gabriel como arcanjo. Como anjo, sim, mas como arcanjo, nunca.

 

Rafael não é citado na Bíblia, portanto está fora se cogitação. Resta Miguel. Este é realmente O arcanjo de que falam as Escrituras. Como o próprio nome está dizendo, ARCANJO significa “Primeiro Anjo”, ou “Anjo Principal”, logo, se existe um primeiro, ou principal, os outros são anjos, mas não arcanjos.

As referências a respeito de tal assunto encontram-se nos textos que citamos a seguir.

 

I Tessalonicenses  4.16 - “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com  VOZ DE ARCANJO e com a trombeta de Deus. E os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

 

A RA é mais específica pois diz “a voz DO  arcanjo”.

 

Judas  9 -   “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo..”.

 

Apocalipse 12.7 -  “E houve batalha no céu. Miguel e os seus anjos batalharam contra o dragão, e batalhavam  o dragão e os seus anjos”.

 

Como vemos, Miguel é o comandante dos anjos, ou seja,  O anjo principal, OU ARCANJO!

 

A Bíblia não diz que as 99 ovelhas ficam seguras no aprisco

           

Falando  sobre a parábola da ovelha perdida, existe um  hino que afirma o seguinte.

 

“As noventa e nove

       Seguras no aprisco.”.

 

Existe outro hino que confirma tal declaração com uma semelhante.

 

“Noventa e nove ovelhas há

                                    Seguras no curral”

 

Será que tais frases poéticas estão de acordo com o que está escrito na Bíblia? Vamos ver o que  diz o evangelista Lucas.

 

“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa NO DESERTO as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la?”  (Lucas 15.4).

 

Está vendo? Quando o pastor sai em busca da ovelha desgarrada, as outras noventa e nove ficam no deserto. Isto demonstra o grau de cuidado do pastor em relação à que se desgarra.

 

A confirmação disto encontra-se no Evangelho de Mateus 18.12.

 

“Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará ele NOS MONTES as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou?”

 

É sempre aconselhável dar uma boa olhada na Bíblia, na hora de compor algum hino, não?

 

A Bíblia não diz que o filho pródigo comeu da comida dos porcos

 

Há muitos que afirmam, durante suas mensagens, que o filho pródigo depois que gastou toda sua fortuna, de maneira dissoluta, foi trabalhar nos campos de certo cidadão, cuidando de porcos. Até aí está tudo de acordo com o que diz a Bíblia. Contudo, gostam de acrescentar que o filho pródigo comia comida de porcos, as alfarrobas, que servia aos suínos que apascentava.

 

A Bíblia diz apenas que ele “desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam” (Lucas 15.16). Entre desejar comer e efetivamente deglutir aquela alimentação estranha ao homem, era algo bem diverso.

 

Algumas traduções dão “alfarrobas”, enquanto que outras dão “bolotas”. Encontramos traduções com “vagens”, “palha de milho” e “legumes”. Julgamos que a melhor tradução e mesmo “bolotas”, que são glandes do carvalho ou da azinheira.

 

Outra curiosidade do texto é que esta expressão “ninguém lhe dava NADA”. (V-16), dá a impressão que ele queria comer as bolotas e ninguém queria lhe dar algum pão ou outro tipo de comida. Esta palavra NADA é um acréscimo de composição, ou seja, palavras que são colocadas para compor melhor o texto, mas que não se encontram nos originais.

 

A tradução mais correta seria, então, a seguinte. “E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, mas ninguém LHAS DAVA”. Ou seja, ele bem que comeria as tais bolotas, o problema é que nem mesmo as bolotas eram liberadas para sua alimentação.

 

A Bíblia não diz que Maria Madalena era uma prostituta

 

Maria Madalena, aquela mulher que acompanhava Jesus e o servia, que esteve junto da cruz e foi a primeira a vê-lo ressuscitado e que o anunciou aos outros irmãos, tem recebido, durante séculos de cristianismo, uma pecha desagradável que jamais mereceu.

 

Apesar de Jesus ter expulsado dela 7 demônios (Lucas 8.2), não existe qualquer referência que afirme que a pobre mulher, antes de conhecer a Jesus, tenha sido uma PROSTITUTA!

 

Talvez a confundam com a mulher PECADORA, que regou os pés de Jesus com lágrimas e enxugou-lhos com seus próprios cabelos. (Lucas 7.36-50).

 

A bíblia não diz que Judas se enforcou

 

"E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar”.  (Mateus  27.5).

 

“Ora, este adquiriu um campo, com o galardão da iniquidade e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram”. (Atos  1.18).

 

Estes dois textos, ambos referindo-se a Judas Iscariotes, tem sido muito discutido no decorrer dos séculos,. Muitos  acham que existe contradição entre as duas narrativas, porém existem algumas teorias que descartam a possibilidade de contradição.

 

Existe a chamada “teoria da corda partida”. Há quem pense que Judas realmente enforcou-se, porém, na hora em que se enforcou à beira de um precipício, a  corda quebrou-se e ele caiu lá embaixo.

 

O que pode realmente ter acontecido é que ele saiu para se enforcar, porém, vendo um abismo diante de si, e estando desesperado, nem chegou a preocupar-se em preparar um laço de forca. Saltou no vazio e.. Arrebentou-se! Ou, até mesmo, correndo para se enforcar, não viu o abismo na escuridão e caiu.