Suicídio, o que diz a Bíblia?

"...Meu sacrifício vos manterá unidos e meu sangue será a vossa bandeira de luta . Cada gota do meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência . Ao ódio respondo com o meu perdão. Aos que pensam que me derrotam , respondo com a minha vitória . Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna . Mas esse povo de quem fui escravo , não será mais escravo de ninguém . Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço de seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo . Tenho lutado de peito aberto . O ódio , as infâmias , a calúnia , não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida . Agora ofereço a minha morte . Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da Eternidade e saio da vida para entrar na história" (Carta escrita pelo presidente Getulio Vargas antes de seu suicídio).
Naquela manhã de 24 de agosto de 1954, Getúlio chegou ao jardim do Catete, normalmente: entre os chilreios dos pássaros e o espreguiçar das cotias. à noite foi para seu quarto. Sua filha lhe dera boa noite uns minutos antes. O camareiro passou para perguntar se ele queria alguma coisa.
De repente um estampido . O camareiro foi o primeiro a vê-lo com uma perna sobre a cama , a outra fora e os braços abertos em cruz e um "colt" 32, com cabo de madrepérola , na mão direita . Já estava morto !!!

O que a Bíblia diz acerca do Suicídio?

O suicídio é normalmente definido como o ato de tirar a própria vida. As cicatrizes emocionais deixadas na família e amigos são profundas e produzem não apenas sentimentos de solidão, mas particularmente senso de culpa e desnorteamento. No provimento de uma resposta, terei de limitar meus comentários a algumas sucintas observações.
Temos primeiro de distinguir entre suicídio e martírio, que é a disposição de dar a própria vida por convicções fundamentais consideradas inegociáveis, e atos heróicos de auto-sacrifício que resultam na preservação de outras vidas (por exemplo, um soldado lançando-se sobre uma granada para salvar outros). Conquanto o suicídio seja essencialmente uma negação do valor da vida presente e a solução extrema para uma existência tida como insuportável, os demais casos são expressões de respeito e amor à vida.
Vou relacionar os casos ou tentativas de suicídio registrados na Bíblia, extrair algumas conclusões e então fazer comentários gerais.

Casos de Suicídio na Bíblia

Abimeleque, ferido mortalmente por uma pedra de moinho lançada contra ele por uma mulher, pediu ao seu escudeiro que o matasse para evitar a vergonha (Juízes 9:54). Saul, depois de haver sido gravemente ferido em batalha, tirou a própria vida (I Samuel 31:4). Vendo o que o rei fizera, seu escudeiro "jogou-se também sobre sua espada e morreu com ele" (verso 5, NVI). Essas mortes foram motivadas pelo temor daquilo que o inimigo lhes poderia fazer. Aitofel, um dos conselheiros de Absalão, enforcou-se depois de saber que o rei rejeitara seu conselho (II Samuel17:23). Zinri tornou-se rei depois de um golpe de Estado, mas ao perceber que o povo não o apoiava, foi "à cidadela do palácio real e incendiou o palácio em torno de si e morreu" (I Reis 16:18, NVI). Judas ficou tão desorientado emocionalmente depois de haver traído Jesus, que acabou se enforcando (Mateus 27:5). Sansão tirou a própria vida e a de muitos proeminentes inimigos ao fazer com que um edifício todo ruísse (Juízes 16:29-30). Depois do terremoto, o carcereiro de Filipos pensou que os prisioneiros haviam fugido e tentou se matar por temor, mas Paulo convenceu-o a não fazê-lo (Atos 16:26-28).

Conclusões sobre os incidentes bíblicos.

Nos incidentes mencionados acima, notamos muitas coisas. Vejamos:

Primeiro, a maioria dos suicídios aconteceu no contexto de guerra, no qual tirar a própria vida foi o resultado de temor ou vergonha.
Segundo, os outros casos são mais pessoais e, além do medo, refletem uma auto-imagem demasiadamente pobre ou baixa auto-estima. Todas as mortes tiveram lugar quando o indivíduo estava num estado mental altamente emocional.
Terceiro, o suicídio é mencionado sem que haja qualquer juízo quanto à moralidade da ação. Isso não significa que ele seja moralmente correto; apenas indica que o escritor bíblico está simplesmente descrevendo o que aconteceu.
O impacto moral do suicídio deve ser avaliado segundo a compreensão bíblica da vida humana: Deus criou a vida, e nós não a possuímos para usá-la e descartá-la como bem entendermos. O sexto mandamento também tem alguma coisa a dizer sobre o assunto. Um cristão, portanto, não deveria considerar o suicídio como solução moralmente válida para o infortúnio de viver num mundo onde existe dor física e moral.

Comentários e Sugestões

Como devemos reagir diante do suicídio de alguém a quem amamos? Primeiro, a psicologia e a psiquiatria têm revelado que o suicídio geralmente é o resultado de um profundo transtorno emocional ou desequilíbrio bioquímico associado a um profundo estado de depressão e medo. Não deveríamos julgar as pessoas que optaram pelo suicídio sob tais circunstâncias. Segundo, a perfeita justiça de Deus leva em consideração o impacto que nossa mente perturbada tenha eventualmente sobre nós; Ele nos compreende melhor que do que qualquer ser. Devemos colocar o futuro de nossos queridos em Suas mãos de amor. Terceiro, com a ajuda de Deus, podemos encarar a culpa de uma maneira construtiva, tendo em mente que muitas vezes aqueles que cometeram suicídio necessitavam de ajuda profissional que nós mesmos fomos incapazes de proporcionar. Finalmente, se você alguma vez for tentado a cometer suicídio, saiba que há profissionais disponíveis, medicamentos que podem ajudá-lo a superar a depressão, amigos que o amam e fariam todo o possível para ampará-lo, e um Deus que está disposto a trabalhar por você e, por meio de outros, dar-lhe forças quando caminhar pelo vale da sombra da morte. Nunca perca a esperança!

"Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. s jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" (Isaías 40:29-31).

Estatística do Suicídio

Um milhão de pessoas se matam por ano em todo o mundo. No Brasil, há mais homens do que mulheres entre os suicidas. Na Alemanha, 40 jovens tentam se matar por dia, mas só três conseguem.
A cada 35 segundos, uma pessoa comete suicídio. Apenas na Alemanha, há alguém se matando a cada 45 minutos. Suicídios perfazem 2% de todas as causas mortis no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima em um milhão o número de suicídios cometidos apenas em 2000. "No correr dos próximos 20 anos, esse índice deve provavelmente crescer até 1,5 milhão", afirma Diego De Leo, presidente da Associação Internacional de Prevenção de Suicídios.
De acordo com a organização, a média anual de suicídios no mundo passou de 10,1 por 100 mil habitantes, em 1950, para 16 casos, em 1995, o que corresponde a um aumento de 60% do índice de pessoas que se matam.
Países do Leste Europeu são os recordistas em média de suicídio. A Lituânia (41,9) lidera a estatística, seguida por Estônia (40,1), Rússia (37,6), Letônia (33,9) e Hungria (32,9). Guatemala, Filipinas e Albânia são os países com a menor taxa, variando entre 0,5 e 2 a cada 100 mil. O Brasil registra um índice de 5,6 e a Alemanha de 11,7.
Em números absolutos, porém, a China lidera as estatísticas. Foram 195 mil suicídios no ano 2000. Entre os métodos mais usados estão overdose de medicamentos e corte de pulsos, sendo o enforcamento a tentativa de suicídio que leva mais freqüentemente à morte. Nos EUA, no entanto, 60% das pessoas que se matam usam arma de fogo. Estima-se que por cada suicídio consumado, há 20 tentativas frustradas.

A Igreja precisa orar para reverter este quadro!


Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]

-------------------------------------------------------
Para copiar este texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário.
Se você encontrar erros (inclusive de português), relate-me