O Propósito dos Dons na Igreja

Qual o propósito dos Dons na Igreja? ? O apóstolo Paulo responde a esta pergunta com a seguinte afirmação: "Assim também vós, como desejais dons espirituais, PROCURAI ABUNDAR NELES, para EDIFICAÇÃO DA IGREJA" (I Cor.14:12). Neste texto em supra, temos revelado qual é o propósito dos Dons: "A EDIFICAÇÃO DA IGREJA". Isto significa que, os dons nos são outorgados ou manifestos, para o crescimento e maturidade do Corpo de Cristo, dentro do Reino de Deus.
O apóstolo ao falar da diversidade nas realizações, diz: "o mesmo Deus é quem opera tudo em todos" (I Cor.12:6). E aqui quero extrair deste texto esta última palavra "todos" para mostrar que o propósito de Deus com os charismatas é a operação em todos! O Espírito Santo quer agir por meio de todos os membros do Corpo de Cristo, a Igreja. É de suma importância que todos na Igreja busquem os dons para que haja um compartilhar de dons entre os irmãos, assim, todos serão plenamente edificados.
Paulo demonstra um ardente anelo em ir na Igreja que estava em Roma, com o seguinte objetivo: "...afim de repartir algum dom espiritual, para que sejais confirmados" (Rm.1:11). Mas não somente isto: ele esperava ser edificado também pelos irmãos daquela comunidade "para que em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos, por intermédio da fé mútua, vossa e minha" (Rm.1:12). Para a Igreja em Corinto, Paulo alerta quanto ao desejo de se ter dons espirituais. Ele diz: "...visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da Igreja" (1 Cor.14:12). Em síntese: Os Dons são para o serviço do Corpo. Não para a MINHA PRÓPRIA EDIFICAÇÃO!
Creio que é esta reciprocidade de dons, que Paulo tanto enfatiza, que faz falta na vida da Igreja, hoje: "Falando entre vós", diz ele "com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais" (Ef.5:19). Depois o apóstolo pergunta: "Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis [na Celebração], um tem salmos [louvores e cânticos], outro doutrina [Ministração da Palavra], este traz revelação [Manifestação dos Dons de Revelação], aquele outro língua e ainda outro interpretação [Manifestação dos Dons de Inspiração]. Seja tudo feito para edificação" (I Cor.14:26). Tudo isto deve acontecer em um culto de celebração ao Deus vivo! Qual será o resultado? A EDIFICAÇÃO DO CORPO, a Igreja.
Mas para que os dons operem de maneira gloriosa e extraordinária no seio da Igreja é necessário o óleo do AMOR.

O Óleo que lubrifica os Dons

Os Dons, permita-me a ilustração, são como as engrenagens do motor de um carro. Você já dirigiu um carro sem por o óleo no seu motor? Certamente que não, pois o óleo é que faz com que o motor do carro desenvolva-se e ande com ampla maciez. Da mesma maneira acontece no que diz respeito aos Dons espirituais; é necessário que o amor seja o óleo que lubrifique as engrenagens dos charismatas do Espírito em nossa vida. Uma Igreja onde os Dons espirituais estejam em evidência, sem que seja motivado pelo amor, corre o mesmo perigo de um motor sem o óleo para lubrificar as engrenagens: o perigo de fundir-se!
O amor deve ser o óleo constante nas engrenagens dos Dons espirituais. Deus deseja manifestar no meio de sua Igreja uma operação carismática extraordinária, porém, é necessário permitirmos que o amor divino tome conta de todo o nosso ser, para que possamos servir de benção ao nosso próximo por meio dos Dons espirituais. Ministrar nos dons sem ser motivado pelo amor, de nada vale. O apóstolo diz: "Ainda que eu fale as línguas dos homens [Dom de variedade línguas = idiomáticos] e dos anjos [tipo de língua celestial], se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o símbolo que retine [Assim é aquele que fala em línguas sem ser motivado pelo amor]. Ainda que eu tenha o dom de profecia [Profetize sem amar o próximo] e conheça todos os mistérios e toda ciência [O dons de Revelação]; a inda que tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes [Dom da fé e Operações de milagres], se não tiver amor [ou se não for motivado pelo amor] nada serei [ou não terei utilidade para nada dentro do Corpo, a Igreja] (I Cor.13:1,2). Note que o apóstolo está dizendo que alguém que tenha Dons manifestando em sua vida, mas não seja motivado pelo verdadeiro amor, então, não serve para nada no Corpo de Cristo. Em outras palavras, podemos ter o melhor motor da Ford, mas se nele não houver o óleo para lubrificar as engrenagens, então não iremos para lugar nenhum! Ter Dons sem ter o amor significa não ter NADA!


Pr. Ronaldo Carvalho