O PROFISSIONAL DO DIREITO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL

 

 

 Adolar da Silva

 

 

 

RESUMO

Com a ajuda de Rover, serão analisados alguns aspectos referentes ao mundo da tecnologia. E que tipo de transformação essa mesma tecnologia está causando nas diversas profissões, e ao mesmo tempo como está ajudando a melhorar o desempenho e a qualidade dos profissionais. Analisando até onde esses recursos são benéficos e quais as consequências do mau uso destas ferramentas. Dando assim um contexto básico e rápido a respeito da nova era tecnológica que está assombreando os profissionais de todas as áreas e profissões. E também o Direito como parte dessa nova era, e o que está fazendo para coibir o mau uso dessas ferramentas eletrônicas, e como está agindo para proteger os autores dessas criações tecnológicas que estão impulsionando o mundo digital.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Palavras-chave: Tecnologias. Mundo da Velocidade. Resistência ao Novo. O Direito é uma Tecnologia. Intervir Criativamente nos Processos.

1. INTRODUÇÃO

 

              Esta obra aponta as mudanças em que estamos fazendo parte. A nova era de tecnologias em que esta mudando o comportamento profissional em todas as áreas de atuação. E também como está refletindo direta e indiretamente na vida das pessoas que há utilizam. Um mundo digital em que devemos estar preparados, pois está ocorrendo de forma célere e sem freios. Também refletiremos a respeito de como toda essa tecnologia vem influenciando nas famílias, deixando muitas vezes as coisas boas e prazerosas da vida e em família de lado.

              Tratarei aqui de forma breve uma análise de como o Direito esta trabalhando para que seja protegido o direito de quem esta fazendo com que essa nova era aconteça, e de como o Direito também esta em fase de adaptação junto com todo o mundo. Veremos que assim como a tecnologia pode ser de total importância, também veremos que se não utilizada corretamente e com consciência, pode haver grande desastre na vida de todos. Consciência de quem faz e principalmente de quem a utiliza, pois ela pode estar presente em todos os lares e governos do mundo inteiro. Devemos trabalhar junto para que essa tecnologia nos traga benefícios e grande desenvolvimento em todas as áreas de conhecimento, mas acima de tudo não devemos nos tornar reféns dessa criação.

2 DESENVOLVIMENTO

 

           Passamos por uma era digital que engloba todas as áreas e profissões. Uma era onde a tecnologia trabalha a nosso favor, facilitando e propiciando cada vez mais recursos necessários para qualquer atividade. Sendo assim, em pleno século XXI, o Direito está apenas iniciando uma busca mais completa com ferramentas adequadas para poder evoluir junto com a tecnologia digital. Onde que o Direito esqueceu-se em meio a tudo isso de evoluir, abrindo espaço e recursos necessários para que uma ferramenta tão importante que é a tecnologia pudesse trazer benefícios imensuráveis para toda a área do Direito.

[...] a sociedade contemporânea é fruto do desenvolvimento tecnológico, isto é fato. Em consequência a humanidade vive a transição para uma sociedade digital. Nesse contexto, as tecnologias da informação são a única alternativa para lidar com a complexidade do mundo atual bem como a sua causa [...]. (ROVER, 2001).

              Devido às mudanças que estão acontecendo em nosso planeta, a principal área que consegue lidar com todos esses procedimentos da passagem digital é a Tecnologia da Informação, que por sua vez, tenta adequar ou adequar-se com o resto do mundo. Acompanhando a nova era, com disponibilidades e recursos que transformam tudo o que toca, o Direito também está buscando trazer essa era para dentro de sua área. Mas como sempre com cautela e segurança, pois assim como pode ser utilizada a tecnologia para o uso do bem, pode se usar da mesma forma para o mau uso dessa ferramenta causando consequências irremediáveis.

              Devido o grande crescimento informacional das últimas décadas o Estado, como não poderia ser diferente, assumiu o papel de regulador dessa tecnologia, e a sociedade atuando como um fiscal de todo esse investimento informacional. Podemos dizer que tudo nos dias atuais gira em torno da tecnologia, envolvendo assim o Direito, que com base na sociedade desempenha seu papel regulando interesses das pessoas, como a proteção, à criação e o desenvolvimento de construções dessas tecnologias. Logo, o Direito defende quem fabrica, comercializa e distribui de forma controlada todo este aparato de informações.

2.1 Tecnologias

 

              A tecnologia vai além daquilo que conhecemos, pois não precisamos efetuar passos complicados, por exemplo, para se abrir um arquivo em pdf, ou um aplicativo com slides, pois o próprio sistema de nossos computadores reconhece e executa esses programas. E assim ainda vai além quando transmitimos mensagens via internet, MSN, e tantos outros, o sistema de rede verifica qual o caminho mais rápido a ser seguido para completar a mensagem. Toma estes às vezes caminhos diferentes, mas no final chega à informação de modo integral.

              Com toda essa era tecnológica não seria cabível se estas informações fossem e viessem de modo livre, ou seja, sem uma segurança adequada para tantas informações que circulam a cada segundo via rede. Mais uma vez então temos o Direito, que protege os usuários que porventura tenham informações tidas como sigilosas violadas. Isto acontece também para os autores de textos, cd´s, livros, músicas e mais uma infinidade de coisas, chamado de Direitos Autorais. Estamos à frente de mais uma conquista tecnológica muito superior as convencionais, pois a cada dia um novo produto está sendo lançado fazendo com que não consigamos acompanhar.

              Só vale lembrar que por trás de toda “invenção”, tem um autor que trabalha por muito tempo em cima de um projeto tecnológico, e finalmente quando obtêm êxito, outro dia já tem alguém fazendo uso de seu projeto de forma clandestina. Caindo por terra seus Direitos Autorais, e às vezes ainda fazendo com que seu prejuízo seja de um montante bem considerado. Vivemos em uma era que não se respeita a ninguém, é uma luta de bárbaros sem consciência de seus atos, usando a autotutela como sobrevivência.

2.2 Mundo da Velocidade

 

              O homem com tantos recursos tecnológicos vive em uma era em que as máquinas dominam todos os setores de qualquer profissão. Hoje o homem corre contra o tempo, porque cada vez mais dominado por instrumentos que o auxiliam, está esquecendo o mundo lá fora. Não sobrando mais tempo para as coisas boas e simples que fazia antes. Elaborava seus projetos com tempo, pois não podia se apressar porque os meios utilizados era o papel e o lápis, hoje, porém com tanta correria estamos perdendo o contato com outras pessoas “contato real” de conhecermos com quem trabalhamos. Muitos não sabem nem o nome das pessoas a sua volta, pois estão separados por cabines ou pior, estão perdendo o interesse de interagir uns com os outros. É uma rivalidade imensa em conseguir atingir metas, vendas, escalas. Estamos acabando com nosso mundo real e físico.

              Até que ponto toda essa tecnologia nos traz benefícios? São famílias inteiras que quando juntas é cada um em seu quarto em frente a um computador ou em uma televisão e ainda almoçando ou jantando cada um no seu quarto fazendo o que melhor lhe apraz. Onde está à família, aquela família que sentava todos juntos para conversar sobre seu dia, sobre coisas que fizeram na escola e no trabalho. A falta de diálogo está cada vez mais no auge.

              Precisamos aprender a conciliar a tecnologia para melhor empregar nosso tempo, pois ela veio para nos auxiliar e não para dificultar nossos dias. O profissional de hoje sabe que não pode deixar de usar todos os recursos disponíveis ao seu alcance, pois se fizer estará perdendo mercado. “na era digital a urgência caracteriza o relacionamento entre profissionais e seus clientes e o aperfeiçoamento diário tornou-se uma obrigação”. (ROVER, 2001. Págs. 04/05).

2.3 Resistência ao Novo

 

              Tudo que é novidade causa certo receio em sua utilização. Não é diferente com a tecnologia colocada diariamente em nosso meio. Mas depois que começamos a utilizá-la esse medo desaparece e vemos que é tão simples que vamos sempre mais em busca de novas tecnologias. Medo normal para quem sabe como exemplo de quando usamos a internet para visualizarmos nossa conta bancária ou em site de lojas que compramos, sabendo que existem pessoas mal intencionadas que podem conseguir todas as informações, senhas, endereços, documentos e tantos outros para nos prejudicar. Usamos com prudência para dificultar ao máximo essas pessoas que podem invadir nosso sistema, mas nem sempre é o suficiente.

              Temos também as pessoas mais velhas que acreditam que o computador é uma máquina de “sete” cabeças e nem tentam aprender a lidar com ele, e assim dependem de outras pessoas quando são obrigados a fazer algo via computador. Temos que admitir que estamos lidando com uma nova era e nos acostumarmos a ela, pois faz parte de nossa vida. Não devemos ter medo em lidar com o desconhecido e caminharmos sempre em frente. “No mundo de hoje não é o maior que come o menor, é o mais rápido”. (ROVER,2001. Pág. 05).

2.4 O Direito é uma Tecnologia

 

              Área tecnológica é criação humana de forma a propiciar melhores recursos em qualquer área de atuação. O Direito por sua vez também o é, com bases e princípios voltados aos seres humanos, que tem por objeto o Estado que é o único detentor do jus puniendi, ou seja, o Estado é o único que tem o direito de punir. Delegado a ele pelo próprio povo, ficando para estes apenas as boas condutas junto da sociedade. Criação humana que se viu obrigada a delegar esse poder ao Estado, para que assim impusesse limites de convivência entre os seres humanos. Os mais fracos a partir de então ficaram mais protegidos, pois não se permitia mais a autotutela, ou seja, fazer justiça com as próprias mãos ou ainda à lei do mais forte.

              Também a tecnologia tem seus meios coercitivos para não deixar que se faça tudo o que queremos, são dispositivos que buscam frear comportamentos estranhos ao uso normal desses programas, logo, o Direito e tecnologia caminham quase que juntos buscando coibir ações não regradas ao bom uso. A era tecnológica busca ajudar todos aqueles que dependam mais ou menos de seus serviços, o Direito por sua vez, busca assegurar esses direitos como o uso, a proteção e todos os outros mecanismos eficazes de proteção. Nas palavras de ROVER “Quiçá hoje estamos entrando em uma fase em que seja possível evoluirmos para sistemas com menos coerção e mais liberdade ou criatividade”. (ROVER, 2001. Pág. 06).

2.5 Intervir Criativamente nos Processos

 

              A partir dessa nova era tecnológica foram aparecendo novas línguas devido à escrita resumida do MSN, Face book e outros. Também temos os Tablets que comportam grande memória de armazenamento, como livros, enciclopédias e muito mais. Seria um grande avanço para incentivar os leitores a cada vez mais buscar conhecimento, mas sabemos que isto não vem acontecendo. Isto tudo faz com que surjam novos modelos de profissionais, bem mais equipados com ferramentas de uso inevitável, pois sem essas ferramentas não teria como trabalhar na era tecnológica.

              Na área do Direito essa tecnologia veio para auxiliar de modo direto os profissionais do direito, como ferramenta indispensável para estes. Hoje se faz petições eletrônicas, consultas do andamento do processo e muito mais. Também para os clientes essa tecnologia permite que eles possam acompanhar de “perto” o andamento do processo. Assim também podem cobrar mais desses profissionais do direito. Sendo assim ficaram mais fácil e célere os processos, sendo feito hoje quase que totalmente on-line. Caminhamos para uma era totalmente digital, em que daqui algum tempo será tudo por meio eletrônico, até os julgamentos serão dessa forma, propiciando mais rapidez e menos despesas.

              Com toda essa revolução da tecnologia o profissional do direito tem que estar atento para novas mudanças. Sendo que também crimes novos estão se criando com essa mesma tecnologia, e leis novas precisarão ser criadas com urgência. Nas palavras de ROVER, ele diz que:

[...] estão abertos caminhos para a consolidação de uma democracia digital a partir da qual os atos do Estado em suas mais diversas instâncias tornam-se mais transparentes e os interesses da cidadania tenham reflexos diretos nas políticas de Estado. Os profissionais do direito terão um papel fundamental, seja atuando como agentes diretos deste Estado, seja funcionando como uma importante camada de intermediários/intelectuais orgânicos na construção da consciência jurídica de uma nação. (ROVER,2001).

                  Sendo assim o Direito como um todo terá que trabalhar cada vez mais para que esses recursos sejam usados para impulsionar a humanidade toda e para que tais recursos sejam aplicados de conformidade com as necessidades das pessoas. Onde existir “coisa” nova, o Direito estará correndo para alcançá-la e para coibir quem dela possa tirar proveito que não seja correspondente à criação.

  

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

  Para concluir, estamos caminhando em direção a um futuro ainda incerto, em que estamos tentando nos adaptarmos a ele. Devemos acompanhar toda essa revolução tecnológica para que não sejamos pego de surpresa deixando com que todo este aparato tecnológico, não nos prive da principal ideologia do homem que é de viver em sociedade. Não devemos deixar que as máquinas nos dominem, que tirem nossa convivência familiar, os encontros entre famílias, os passeios reais, as caminhadas na praia, enfim, as coisas boas e simples da vida.

Não podemos permitir que fossem escravos de nossa própria criação. Tudo que criamos tem que estar ao nosso dispor para nos auxiliar e não para transformar nossa vida em verdadeira guerra conosco mesmo. Assim criamos coisas que nos propiciam o melhor desempenho possível em nossas tarefas, seja no trabalho, seja em nossos lares.

Hoje a tecnologia chegou em diversas áreas e  profissões, está presente na farmacêutica, de manipulação, na medicina, na engenharia, no Direito, enfim, o homem está sempre buscando a perfeição no que faz. O direito está presente para justamente manter esse equilíbrio do bom uso dessas ferramentas, seja para quem cria, seja para quem utiliza. Ele é o meio que utilizamos para nos sentirmos protegidos de alguma forma cuidando de nossos interesses.

REFERÊNCIAS

 

ROVER, Aires José. O profissional do Direito na sociedade informacional: Questões de Informática Jurídica. 2012. Disponível em: <http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/Anais/Aires%20Jose%20Rover.pdf>