LEIDIMARA INES MARIANI SARTORI

O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RECREAÇÃO COM A MELHOR IDADE

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo abordar a importância do profissional de Educação Física nas atividades físicas e na recreação com a melhor idade
Os exercícios físicos é um grande aliado na busca de uma melhor saúde, bem-estar e qualidade de vida.
E fundamental que o professor consiga buscar o espírito da prática esportiva despertando o interesse de todos, que a atividade física pode auxilia na busca da capacidade funcional de cada um, proporcionando o idoso uma vida mais saudável e ativa.


Palavras-chaves: Idosos. Atividade física. Qualidade de vida.


Qualidade de vida para a terceira idade.


Segundo Verderi (2004): "o envelhecimento é vitalício. Não começa num tempo específico tal como 60 a 70 anos, vem acompanhado por mudanças com grau acentuado de variação entre os indivíduos".
A população de idosos está atualmente ocupando um espaço muito importante em nossa sociedade, o aumento dessa população é uma realidade. Com o aumento dessa população, tornam-se necessárias modificações para que melhor possamos adequar a nova sociedade sensibilizando a previdência social, para ajustes nos serviços de saúde, educação, lazer e entretenimento.
Constatam que é muito importante na velhice adotar hábitos e modificar outros que influenciem na sua qualidade de vida, pois o nosso organismo esta se adaptando às novas mudanças que nos obriga, a saber, lidar com o próprio corpo e procurar entender esse processo. Reorganização e aplicação de dietas e atividades saudáveis ajudam na prevenção e da enfermidade e fortalece a auto-estima do idoso. (PEREIRA, 2008)
A velhice traz consigo a redução das aptidões físicas, declínio das capacidades funcionais, diminuição da massa óssea e muscular, elasticidade, circulação e movimentos das articulações; aumento de peso, maior lentidão e doenças crônicas. Enfim a expectativa da aposentadoria à sensação de inutilidade, saúde frágil, diminuição da flexibilidade, massa muscular, força, estatura e lesões degenerativas variadas, dentre outros agravantes, fazem com que as pessoas da terceira idade tenham que buscar um novo sentido para suas vidas.
Segundo o autor Laborinha( 1997) apud Carvalho e Cols (2004) a atividade física não vai impedir que indivíduo não envelheça, mas vai permitir que sua velhice seja seguida de qualidade de vida.
Como professores do corpo e mente de pessoas em processos de envelhecimentos, devemos despertar a intenção da renovação mente-corpo, programando a mente para permanecer jovem, com objetivos a conquistar, controle sobre os centros cerebrais, alimentando energia e garantindo a realização de inúmeras atividades. (VERDERI, 2004).
Assim, segundo Pires( 2002) Barbosa(2001) Bonachela(1994) A prática regular da atividade física é acompanhada de inúmeros benefícios:
?Aumento na capacidade física, elasticidade e equilíbrio, diminuindo o risco de quedas.
?Efeitos benéficos sobre a pressão arterial sistêmica;
?Melhora na imunidade, que pode diminuir a incidência de infecções e possivelmente de certos tipos de câncer;
?Várias das alterações cardiovasculares e pulmonares que ocorrem com o envelhecimento normal podem ser minimizadas ou revertidas com a prática regular de atividade física entre outros.
?No campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME) e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) o exercício físico regular melhora a qualidade e expectativa de vida do idoso beneficiando-o em vários aspectos principalmente na prevenção de incapacidades. (GUERRA, 2006)
Dentre os inúmeros benefícios que a pratica de exercícios físicos promove, um dos principais é a proteção da capacidade funcional em todas as idades, principalmente nos idosos. Por capacidade funcional entende-se o desempenho para a realização das atividades do cotidiano ou atividades da vida diária. As atividades da vida diária podem ser classificadas por vários índices. As atividades da vida diária são referidas como: tomar banho vestir-se, levantar-se e sentar-se, caminhar a uma pequena distancia, ou seja, atividades de cuidados pessoais básicos e as atividades instrumentais da vida diária como: cozinhar, limpar a casa, fazer compras, jardinagem, ou seja, atividades mais complexam da vida cotidiana. U estilo de vida fisicamente inativo pode ser causa primaria da incapacidade para realizar atividades diárias, porem, um programa de exercícios físicos regulares pode promover mais mudanças quantitativas, como por exemplo, alteração na forma de realização do movimento, aumentando na velocidade de execução da tarefa e adoção de medidas de segurança para realizar a tarefa. (ROCHA, 2005).
A partir do momento que temos a intenção de viver a vida ativas, com objetivos a serem alcançados, muito idosos podem melhorar gradativamente sua capacidade motora, agilidade e reações mentais. A ligação entre a mente-corpo tão discutida e comprovada.
(Artigo- A importância da atividade física, 2005) Antes do início da prática de exercícios, o idoso deve passar por uma avaliação médica cuidadosa e realização de exames. Isso permitirá ao médico indicar a melhor atividade, que pode incluir: caminhada, exercício em bicicleta ergométrica, natação, hidroginástica e musculação.
A Educação Física envolve em seus objetivos, todos os conteúdos relacionados, as atividades físicas, bem-estar, prazer, entretenimento; composto por ginástica, jogos, esportes, recreação, dança, e outras atividades que estarão contribuindo, sem duvida alguma, para uma manutenção de vida com teor elevado de saúde e prazer.
O perfil do educador Física é muito importante, deve ser uma pessoa dedicada, paciente, aplicada, alegre, popular, responsável, criativa, aberta a novas experiências, altamente produtivas, na ter receio do abraço e encontrar no sorriso de cada um deles os motivos para continua, fazendo o certo e como meta e desafio combater o acumulo de certas deficiências de vários anos de mau uso desuso, e mesmo de total abandono do corpo enfatizando a sociabilidade dos participantes. (VERDERI, 2004).
Atualmente a atividade física tem sido a indicação para a maioria desses fatores considerados naturais no cuidado com os idosos, obtendo-se excelentes resultados em curto espaço de tempo. Além de contribuir para proporcionar-lhe um suporte emocional através da redução de ansiedade e hostilidade, incutindo senso de segurança e auto-estima, amplia-lhe também a capacidade mental, física e social. Por outro lado, estimula seu interesse por atividades variadas como teatros, literatura, jogos etc., engajando-o em relações de ajuda mútua, fazendo-o interessar-se ativamente pela vida. Exercícios executados corretamente e regularmente podem ajudar a manter e a recuperar a amplitude dos movimentos e a estabilidade das articulações, associada em uma alimentação adequada a ao estado emocional em equilíbrio. Qualquer pessoa de qualquer idade pode e deve praticar alguma especificidade da Educação Física e adquirir benefícios.
Na constituição Federal, em seu Art. 267 ? o poder Público incrementara a pratica desportiva às crianças, aos idosos e aos portadores de deficiência.
No Art. 278 ? III Garantia às pessoas idosas de condições de vida apropriadas, freqüência e participação em todos os equipamentos, serviços e programas culturais, educacionais, esportivos e recreativos e de lazer, defendendo sua dignidade e visando a uma integração à sociedade.
O Decreto Nº 33.825, de 22 de setembro de 1991, institui o Programa Estadual de Atendimento Especial à População Idosa e diz em seu Art. 2º - O Programa instituído no artigo anterior tem por objetivo:
I ? Promover o bem- estar físico e psíquico da população idosa;
II ? Adotar medidas que cuidem da reinserção e aproveitamento do idoso no mercado de trabalho;
III ? Implantar serviços de proteção e orientação à parcela idosa da população;
IV ? Equipar os órgãos públicos [...]
V ? Oferecer atividades esportivas e opções de turismo aos idosos, como forma de lazer, intercambio e aprimoramento social;
Diante disso, Verderi (2004) "A partir dessas informações, cabe a nós, professores de Educação Física, possibilitar melhores oportunidades para este grupo, no que se refere à convivência social e familiar".

Considerações Finais

O presente estudo teve como principais objetivos fazer um estudo sobre a importância do profissional da área de Educação Física possui a capacidade para trabalhar com idosos os conteúdos relacionados, as atividades físicas, bem-estar, prazer, recreação, dança, e outras atividades que estarão contribuindo, sem duvida alguma, para uma manutenção de vida com teor elevado de saúde e prazer.
A atividade física regular e a adoção de um estilo de vida ativa são necessárias para a promoção da saúde e qualidade de vida durante o processo de envelhecimento. Pessoas mais idosas que pôr algum motivo, não tiveram a chance ou motivação para praticarem algum esporte durante seu período de juventude, poderiam desfrutar dos benefícios da atividade física após esta fase da vida. (PEREIRA. NICOLAS, BARBOSA.2008)
E fundamental que o professor esteja preparado, tendo clareza de seus objetivo e conteúdos, que façam planos de aula, que consiga cativar a todos para participar, que utilize material adequados e necessário para o desenvolvimento de sua aula.

Referências
VEDERI,Erica. O corpo Não tem Idade. Ed. Fontoura.

Boasaude.uol.com.br/idoso

WWW.serasa.com.br/guiaidoso

WWW.wgate.com.br/idoso.

WWW.webartigosos.com/idosoatividadefisica

WWW.ciape.org.br/ADV

Currículo e Gestao em Ambientes Educativos. Projeto para as aulas semi-presenciais.

PEREIRA. Nicolas Barbosa.Artigo.Relação: Idoso e Atividade Física(2008) esse foi publicado em 2008.arruma no projeto a parte dele

ROCHA, 2005 Telma Toledo. Artigo; Atividade Física AVD.
LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreirade, TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: Politicas, Estruturas e Organização. SP. Cortez, 2003.