O Profissional da Música em Fortaleza
(Formação x Mercado de Trabalho)
Ana Cléria Rocha
___________________________________________________________________________________
Professora da Universidade Federal do Ceará
[email protected]
Resumo:
O presente artigo apresenta uma análise crítica sobre as instituições de ensino especializadas em música. A pesquisa realizada foi dirigida às escolas particulares, institutos técnicos e em universidades públicas que estão envolvidas direta ou indiretamente com a formação do músico em Fortaleza. Uma das principais propostas deste artigo é apresentar um leque, uma variedade de opções de atividades que poderão ser ocupadas no mercado de trabalho pelos que concluem um curso de música, independentemente do nível de formação, seja ele técnico (oriundo dos institutos tecnológicos, escolas e conservatórios particulares) ou graduado em universidades públicas (estadual ou federal). Este artigo poderá ainda auxiliar na orientação da escolha da carreira de músicos que pretendem ingressar ou concluírem cursos de música e ainda servir como um pequeno guia para todos os envolvidos no processo de formação musical.
Abstract:
This paper presents an a critical analyses on establishing education specialist in Music. The survey was addressed as private schools and institutes t? And technicians at universities publics to come down directly or indirectly involved with the form the musician in Fortaleza. A key proposal of this article submit a range, a variety of options of activities that power being employed in the labor market by forming in music, regardless of degree so it, be it technical (come technical centers hazards, schools and conservatories ) or graduate in universities publics state or federal. This article power help guides of career choice of musicians entering and graduate courses in music and still serve as a short guide for everyone involved in the process musical.
Palavras-chave:
Música, formação, mercado de trabalho.
Key-words:
Music, training, job market.


1. Introdução/Prelúdio.

O ensino da música na cidade de Fortaleza tem passado por diversas transformações nos últimos cinco anos. Novos cursos de música foram criados em escolas particulares, no Instituto Federal Tecnológico e nas Universidades Estadual e Federal do Ceará. Essas novas possibilidades de formação do profissional da música permitem que o estudante escolha uma opção musical diante das diversas categorias oferecidas e distribuídas em nível técnico, graduação ou ainda pós-graduação em música. O crescimento do mercado de trabalho em música e o surgimento de inúmeras tecnologias educacionais impulsionaram o aumento de novas ocupações no caminho da profissionalização musical.
Diante de todo esse crescimento mercadológico as instituições de ensino em música de Fortaleza estão passando por um processo de mutação muito significativo no que se refere à formação do profissional em música, seja ele, educador musical, instrumentista, cantor, arranjador, compositor, técnico em editoração de partituras ou qualquer outra área de atuação no campo musical. As instituições em questão têm sofrido mudanças visíveis em relação às disciplinas que envolvem temas como didática metodologia e na própria integralização curricular. Observando a afirmativa de Lobo (p.48),
"A relação do currículo com a cultura é mais estreita do que se poderia esperar. A cultura local pode estar reproduzida no currículo, assim pode ser instrumento importante de atualização dos conhecimentos herdados culturalmente".
Podemos crer assim como Tancredo Lobo que através de um currículo adequado à realidade peculiar de cada região poderemos preparar muito mais os nossos profissionais da música para encararmos a realidade do nosso país.
Hoje, muitas escolas e instituições estão repensando de verdade o ensino em música não tão somente como arte, mas principalmente com uma formação do ser humano como um todo envolvendo desde diferentes conceitos e filosofias humanas até a prática e a performance musical.
A seguir voltaremos no tempo e contaremos um pouco da história das escolas e universidades que ao longo dos anos desenvolveram um trabalho importante na área de educação musical na cidade de Fortaleza. As instituições que foram escolhidas para serem comentadas referem-se apenas a aquelas que são reconhecidas pelo MEC e Conselho Federal de Educação.




2. Uma Retrospectiva Histórica do Ensino de Música em Fortaleza.

O início do ensino da música em Fortaleza teve seu ponto de partida a mais oitenta e dois anos com a criação do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, fundado em 26 de Maio de 1938 por dois musicistas cearenses Paurilho Barroso e Albert Klein. A escola direciona os seus ensinamentos até hoje principalmente para a música erudita, entretanto oferece também várias opções de cursos populares de Curta duração.
A segunda instituição mais antiga que se propôs ao ensino de música na cidade foi a Universidade Estadual do Ceará (UECE) instalada em 13 de Maio de 1977. A universidade oferecia apenas os Cursos de Licenciatura em Música e o Bacharelado em piano. Nos tempos atuais a instituição dispõe de outros cursos além dos já citados como; Bacharelado em Violão, Flauta Transversa e em Canto.
A partir do ano 2000 outras escolas particulares do ensino técnico foram instaladas na cidade de Fortaleza, a Escola de Música Tocata (visa principalmente a formação de violonistas populares e eruditos), a Ritmos Escola de Artes (com ênfase na formação de pianistas), a Guitartrix (especialista na preparação de guitarristas), Escola Viva Música Viva (Prepara músicos de todas as áreas), Instituto de Bateria Bateras Beat (forma exclusivamente bateristas), Musimania e Escola Tom Maior. (Preparam diversos instrumentistas e cantores populares).
No segundo semestre de 2002 surge o Curso Técnico em Música ofertado pelo IFCE (Instituto Federal do Ceará) com duração de dois anos. O curso forma diferentes técnicos em música e são habilitados como: Técnico em canto, composição, arranjo musical, instrumentista (flauta doce e violão), sonoplasta e operador de áudio.
Em 2006 nasce o primeiro Curso de Licenciatura em Educação Musical oferecido pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O Curso visa à formação de educadores musicais que dominem os conteúdos, métodos e técnicas relativos aos processos de ensino e aprendizagem da música. Como professora e participante ativa desse processo de educação musical nos dispomos diante do curso em questão a formar profissionais em educação comprometidos com o fazer musical da realidade na qual estão inseridos, os alunos são incentivados a desenvolverem uma postura crítica, participativa, criativa e utópica, de maneira que a música possa ser compreendida como uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões.




3. Formação do Profissional da Música em Fortaleza

A nossa discussão a seguir trás a tona questões relacionada com a formação e o preparo do músico profissional para o mercado de trabalho em Fortaleza. Até quando os músicos estão prontos para desenvolverem suas funções como profissionais? Em que áreas de atuação esses profissionais da música terão espaço? Quais as escolas e instituições de ensino que vem desenvolvendo o papel formador nesses últimos dez anos na cidade? Essas e outras questões serão abordadas com a finalidade de sugerirmos os locais de ensino e que tipo de formação o músico poderá receber ao estudar em uma dessas instituições.
Com a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil (lei 5692/71 as escolas tradicionais de ensino sentiram-se na obrigação de oferecer nas suas integralizações curriculares disciplinas na área de arte como música, desenho, pintura, e dança, etc. Com essa obrigatoriedade da lei, essas escolas contrataram professores de educação artística para que tais disciplinas já citadas pudessem ser aplicadas com êxito nas escolas de 1º e 2º graus. A partir dessa lei a quantidade de professores nas áreas de educação artística cresceu e basicamente forçou a criação de cursos técnicos e de graduação e até pós-graduação para a regularizar a formação dos tais professores. Segundo Maura Penna (p. 124-125)
"O padrão tradicional de ensino em música, de caráter técnico-profissionalizante foi mantido sem grandes alterações em grande parte das escolas especializadas ? bacharelados e conservatórios."
Esta afirmação significa dizer que nessas escolas especializadas e universidades onde se formam os professores de música e de educação musical apresentavam em seus currículos conteúdos, métodos, enfim, disciplinas que não eram adequadas para o ensino de música nas escolas tradicionais, pois visavam principalmente a formação de instrumentistas. Em Fortaleza a realidade não foi diferente. Muitas escolas e cursos surgiram para suprir essas lacunas educacionais. Nos últimos quatros anos as Universidades Estadual e Federal do Ceará vem repensando o ensino e a formação musical dos seus cursos. Em destaque podemos citar o Curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará no qual foi criado para atender principalmente essa defasagem existente entre a escola tradicional e a universidade, entre o técnico e o instrutor, entre o músico e o formador.
Hoje, na cidade de Fortaleza os professores, instrumentistas, técnicos em música e especialistas são formados e licenciados para atuarem no mercado brasileiro. As escolas, conservatórios e universidades que desenvolvem esse papel formador na cidade serão apresentados na próxima página através de um quadro que relaciona a formação X instituição bem como apresenta o nível e o tempo em que o profissional da música deverá ser formado. De acordo com Keith Swanwick (p.58) "O método específico de ensino não é tão importante quanto nossa percepção do que a música é ou o que ela faz."



3.1 Formação do Músico em Fortaleza: Escolas e Instituições.
CATEGORIA INSTITUIÇÃO ÁREAS DE ATUAÇÃO NÍVEL DE FORMAÇÃO TEMPO MÍNIMO DE CONCLUSÃO DO CURSO
Técnico Escolas Especializadas, Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Conservatório de Música Alberto Nepomuceno Performance Musical,
Criação de Música e Arranjos,
Produção Musical e Editoração de Partitura. 1º e 2º Grau Aproximadamente 02 anos.
Graduação Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Ceará Ensino em Escolas de 1º e 2º Grau e em Escolas Especializadas
Pesquisa em Música,
Performance Musical,
Criação de Músicas e Arranjos,
Produção e Direção Musical de CDs, DVDs, Espetáculos de Teatros e outros.
3º Grau 04 anos.
Pós-Graduação

*Mestrado e Doutorado em Educação com concentração em Música. Universidade Federal do Ceará Ensino em Escolas e Universidades,
Pesquisa em Música,
Criação de Músicas e Arranjos.
Produção e Direção Musical de CDs, DVDs, Espetáculos de Teatro e outros. 3º Grau. 02 anos.

4.Campo de Atuação X Mercado de Trabalho do Profissional da Música em Fortaleza

O multiculturalismo existente em nossa sociedade quase chega a nos sufocar por nos oferecer uma enorme diversidade de informações e culturas. Em conseqüência desse movimento cultural as manifestações artísticas precisam acompanhar o desenvolvimento e o desenrolar desse processo, e para que isso aconteça, que é o nosso caso, a música, precisamos nos inteirar das mais variadas formas de expressão musical que estão sendo reconhecidas no mercado brasileiro de música. De acordo com o pensamento de Penna (p. 85), a preocupação com os desafios da multiculturalidade deve ser resultado das sociedades cada vez mais plurais e menos homogêneas, pois convivem diversas etnias, hábitos culturais e valores que podem entrar em conflito a qualquer momento. As entidades de ensino em música de hoje devem apresentar um currículo que realmente prepare os seus estudantes e futuros profissionais para enfrentaram a diversidade social e cultural seja ela qual for. Alda Oliveira escreveu um artigo para a revista da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) em Março de 2006, o qual ressalta questões relacionadas aos cursos de formação em música no Brasil. Em um dos seus comentários a autora nos chama atenção para o seguinte enfoque;
"Precisam também desenvolver competências para lidar com a diversidade social e artística que se apresenta nos vários contextos, com uma visão clara do que a educação musical pretende desenvolver, enfatizando não somente os processos educativos, mas também mostrando resultados nos vários setores da cadeia produtiva, em especial na de formação musical."
Em Fortaleza, os alunos recém-formados nas instituições e escolas nas quais já foram citadas apresentam um perfil de qualificação que poderão atuar em diferentes áreas do mercado musical cearense e brasileiro. Vejamos abaixo em que categoria e campo de atuação os músicos profissionais da cidade poderão desenvolver as suas funções específicas:

a) TÉCNICO EM MÚSICA:
?Instrumentista de Concerto, Banda, Orquestra e Grupo de Câmara.
?Compositor de Música.
?Arranjador Musical.
?Editor de Partitura,
?Regente de Grupo Vocal e Coral,
?Consultor de Livrarias Culturais,
?Produtor e Diretor Musical,
?Organizador de Acervo Musical,
?Cantor,
?Sonoplasta e
?Operador de Áudio.

b) GRADUADO EM MÚSICA:

?Instrumentista de Concerto, Banda, Orquestra e Grupo de Câmara.
?Compositor de Música.
?Arranjador Musical.
?Editor de Partitura,
?Regente de Grupo Vocal e Coral,
?Consultor de Livrarias Culturais,
?Produtor e Diretor Musical para eventos diversos (festas, casamentos, formaturas, aniversários, etc.)
?Organizador de Acervo Musical,
?Cantor,
?Sonoplasta,
?Operador de Áudio
?Professor de Música em Escolas Tradicionais, Especializadas e Conservatórios.
?Desenvolvimento de Softwares para Música,
?Criação de Música para Publicidade,
?Técnico de Som de Estúdio e em Shows,
?Gerenciador de Equipamentos Culturais,
?Produtor de Materiais Didáticos,
?Design e Construção de Instrumentos Musicais e
?Administrador de Lojas e Feiras Musicais.

c) PÓS-GRADUADO EM MÚSICA:

?Instrumentista de Concerto, Banda, Orquestra e Grupo de Câmara.
?Compositor de Música.
?Arranjador Musical.
?Editor de Partitura,
?Regente de Grupo Vocal e Coral,
?Consultor de Livrarias Culturais,
?Produtor e Diretor Musical para eventos diversos (festas, casamentos, formaturas, aniversários, filmes, musicais, etc.)
?Organizador de Acervo Musical,
?Cantor,
?Sonoplasta,
?Operador de Áudio
?Professor de Música em Escolas Tradicionais, Especializadas, Conservatórios e Universidades.
?Desenvolvimento de Softwares para Música,

?Criação de Música para Publicidade,
?Técnico de Som de Estúdio e em Shows,
?Gerenciador de Equipamentos Culturais,
?Produtor de Materiais Didáticos,
?Design e Construção de Instrumentos Musicais e
?Administrador de Lojas e Feiras Musicais e
?Professor-Pesquisador.
5. Conclusão:
Vamos encerrar o nosso artigo afirmando que estamos conscientes de que muito ainda precisa ser feito e melhorado em nossos cursos de formação e preparação dos músicos para atuarem no mercado de trabalho, porém reconhecemos as mudanças que já foram realizadas nesses últimos anos em busca de encontrar um modo, um jeito de formar o ser humano como um todo e especial em desenvolverem seu perfil musical. Professores têm procurado cursos de aperfeiçoamentos em suas áreas de atuação, alunos têm discutido com mais freqüência a integralização curricular em seus cursos, Reitores e Pró-Reitores mostram-se bem mais preocupados com a formação e pesquisa em música. Projetos de extensão têm sido implantados para apoiar e desenvolver os talentos revelados nas universidades.
As escolas tradicionais de 1º e 2º Graus de Fortaleza tornaram-se muito mais abertas à música, principalmente depois da implementação da Lei 11.769, art. 1º que estabelece para os currículos do ensino fundamental que a música deve ser componente obrigatório. Segundo Mateiro (p.22), não devemos duvidar da nova estrutura organizacional, pois a sua aplicabilidade implica em uma nova concepção no tratamento dos conteúdos curriculares que são indispensáveis para a formação dos professores. São esses professores, cantores, instrumentistas que irão atuar e brilhar no mercado local e nacional da música.
Vimos anteriormente como ensino da música na cidade de Fortaleza se desenvolveu, como os seus cursos se estabeleceram e como tem formado os seus profissionais da música. Hoje, os músicos cearenses podem perfeitamente disputar as ocupações das atividades oferecidas para os músicos com outros de diversas regiões. 
"O ensino da música pode dar um impulso à interdisciplinaridade, fazendo vibrar o belo em áreas escolares cada vez mais extensas". (George Snyders).





6.Referências Bibliográficas e Bibliografias Consultadas:

MATEIRO, Tereza e SOUZA, Jussamara. Práticas de Ensinar Música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação ? Porto alegre: Editora Sulina, 2009.
OLIVEIRA, Alda. Educação Musical e Diversidade: pontes de articulação. Revista da ABEM, Porto alegre, V. 14, 25-33, março/2006.
SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música? São Paulo: Editora Cortez, 2008.
PENNA, Maura. Música(s) e seu Ensino. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008.
SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Editora Moderna, 2004.
BOULAY, M. Bertolete. Guia do Mercado Brasileiro da Música. São Paulo - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Instituto Totem Cultural, 2008.
LOBO, Tancredo. Currículo e Identidade na Educação. Fortaleza: Edições Livro Técnico, 2005.