O PROFISSIONAL CONTÁBIL DIANTE DA CONVERGÊNCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS: ANÁLISE DA PREPARAÇÃO DESSE PROFISSIONAL NOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Os autores do artigo estudado são Brasileiros do Estado do Espírito Santo, estudantes de Ciências Contábeis da Faculdade Doctum, Cidade de Iúna. A pesquisa realizada pelos estudantes tinha como objetivo identificar o nível de conhecimentos dos profissionais contábeis, diante ao processo das Convergências Contábeis e suas alterações devido à padronização internacionaldas normas, nas Cidades menos desenvolvidas do Brasil, no caso Iúna e Muniz Freire - ES.  A metodologia utilizada foi descritiva, bibliográfica e levantamento de dados, através de questionários distribuídosa21 profissionais de escritórios de Contabilidade registrados nos Munícipios já citados, conforme informações disponibilizadas pelo Conselho Regional de Contabilidade, retornaram 17 preenchidos e aceitos, entre eles identificou-se que a maioria destes profissionais não possuem ensino superior em Ciências Contábeis naqueles Municípios.

Tratando-sedas convergências e padronização das normas de forma geral a grande maioria tem o mínimo de conhecimento dos processos questionados. Porem após análise das respostas sobre alternativas relacionadas ao assunto foi observadoque a maioria não possui um bom nível de conhecimento do tema abordado. Os autores acreditam que a justificativa para os resultados são relacionados com as constantes mudanças das informações e por ser relativamente “nova”, ou ainda a falta de interesse dos profissionais em buscar a atualização apesar de entenderem que o processo faz parte da evolução contábil e valorização do profissional. Quando questionados sobre a aplicação na pratica foi constatado a necessidade de capacitação para atuação segura e condizente com as exigências do processo, segundo os próprios entrevistados.

O artigo escolhido na minha visão é de insumo importância e necessidade para conhecimento de todos nós da área contábil, por se tratar de um tema relativamente novo, ebastante discutido, a maioria dos profissionais ainda tem muitas duvidas quanto aos processos e a pratica. Gostei e concordo com os autores, apesar da limitação geográfica da pesquisa e o formato das questões abordadas. Essa limitação foi identificada pelos autores demonstrando interesse de pesquisa em outras regiões. O texto traz certa curiosidade de participação na pesquisa realizada para fins de reconhecimento das necessidades individuais perante as mudanças.

GUIMARAES, L. M. et al. O Profissional Contábil Diante da Convergência das Normas Contábeis: Análise da Preparação desse Profissional nos Processos Organizacionais. Espirito Santo: SEGeT VIII SIMPOSIO de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011.

Josemara da Silva Patricio, acadêmica do Curso de Ciências Contábeis pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – FADERGS.           

Porto Alegre - 2016