O PROFESSOR QUE BUSCA ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR PARA MULTIPLICAR CONHECIMENTO NO ENSINO PROFISSIONAL

Lucas de Almeida Medeiros

Oziel Gomes Pereira

Orientador: Prof. Me. Mauro Sérgio Soares Rabelo

RESUMO

 O presente trabalho tem como objetivo mostrar o caminho percorrido pelo professor em busca do seu crescimento profissional. Esta busca se torna cada vez maior diante da necessidade de melhorar a sua prática docente, não apenas para atender as exigências do mercado de trabalho no que diz respeito à atuação, qualificação, e formação adequada desse profissional, mas também para que o mesmo contribua para o crescimento dos educandos nos mais diferentes aspectos, despertando os para uma prática cada vez melhor, percebendo a importância de desenvolver cada vez mais sua capacidade de pensar, analisar, criticar e atuar na sociedade de forma ativa e consciente.

INTRODUÇÃO

Atualmente com o mercado de trabalho em constante mutação, e no desemprego e a grande concorrência no mundo corporativo, as pessoas haverão de se reinventar profissionalmente e adquirir novas habilidades e competências. É nesse momento que entra em cena a importância da formação continuada dos professores da rede publica e privada e também dos docentes das instituições de ensino profissionalizante. A prática educativa tem evoluído junto com os meios de comunicação e o professor não deve ser um mero expectador mais um ator principal neste cenário de comunicação docente. A escola não detém o monopólio do saber, pois a intervenção educativa acontece em vários lugares e de diversas formas, como no celular, na comunidade, na família, etc. O professor tem que adquirir o conhecimento dos meios de comunicação, para intervir na aprendizagem dos seus alunos. Infelizmente existe a resistência nas escolas públicas as novas tecnologias de informação. Não há como voltar atrás, temos que seguir adiante e transformar os valores da humanidade através da educação. No comentário de MORIN (2003) “Portanto, o desafio da globalização é também um desafio de complexidades.  Existe complexidade, quando os componentes que constituem um todo são inseparáveis. ”

Vivemos em um mundo complexo, onde as pessoas são distintas e complexas e os profissionais da educação devem estar preparados para esse cenário com seus alunos proporcionando-lhes uma visão abrangente e múltipla dessa sociedade de consumo. Na educação profissional, o aluno tem que adquirir uma visão do todo e não um conhecimento fragmentado, somente de sua área de atuação. Assim sendo, sua prática no mercado de trabalho será um reflexo da boa aprendizagem que foi desenvolvida pelo professor. 

  1. RESULTADOS

O ensino profissional no Brasil ao longo do tempo passou por várias fases e transformações, com reflexos diretos na sociedade e nos processos educacionais, essas mudanças que abrangem as áreas econômicas, políticas e culturais, nos levam a refletir sobre a necessidade de o professor buscar o seu crescimento a cada dia. Desde a chegada da educação formal ao Brasil, trazida pelos Jesuítas, que se tornou um sistema de ensino, percebe-se um contínuo período de transformação nesse processo. Segundo MANFREDI (2002) “ o ensino secundário era pouco difundido, apartado do ensino superior, e seu objetivo era promover a formação da força de trabalho diretamente ligada à produção de artífices para as oficinas. ” As transformações da base técnica e organizacional das empresas, a mundialização do capital e as reformas ocorridas no Brasil nos levam a perceber esse cenário de transformação e a importância do domínio sobre o novo saber/fazer, o conhecimento não é estático, sofre modificações diárias e de forma muito rápida, e o professor precisa acompanhar esse processo de transformação e renovação para que possa atuar no mercado de trabalho de forma compatível a essas mudanças, buscando melhorar a cada dia, desenvolvendo uma visão muito mais ampla e, ao mesmo tempo, percebendo o enfoque dos problemas de forma mais abrangente, para que se alcance novos progressos que quebrem as fronteiras históricas das fragmentações. É o professor com essa visão mais ampla que deve despertar em seus alunos o desejo de conhecer e desenvolver suas aptidões naturais para contextualizar os saberes adquiridos que os levarão a provocar mudanças na sociedade atual, esses saberes só terão esse efeito positivo se for contextualizado e integrado à prática cotidiana de cada um.

Os conhecimentos fragmentados só servem para usos técnicos. Não conseguem conjugar-se para alimentar um pensamento capaz de considerar a situação humana no âmago da vida, na terra, no mundo, e de enfrentar os grandes desafios de nossa época. (MORIN, 2003 p. 17).

A atuação de professores, enfrentam em suas práticas diárias de sala de aula muitos desafios para desempenhar com êxito a profissão, esses desafios apontam a necessidade da busca pelo enriquecimento e atualização profissional. Neste cenário atual, para o professor, não basta ter domínio de conhecimento dos conteúdos da sua disciplina, é necessário estudar e ampliar continuamente os conhecimentos, visando principalmente o desenvolvimento humano no seu aspecto geral. Conforme nos diz Morim:

Mas a educação pode ajudar a nos tornarmos melhores, se não mais felizes, e nos ensinar a assumir a parte prosaica e viver a parte poética de nossas vidas (MORIM, 2003 p 11).   

O processo de construção do conhecimento envolve a mobilização, e a elaboração de práticas cada vez melhores, levando o estudante a uma consciência cada vez maior do seu papel de construtor da realidade ou de sua visão mais ampla sobre ela, estudando e aprendendo de forma que possam atuar na sociedade emancipada mente, essa atuação depende muito das práticas em sala de aula e a busca por mudanças no seu dia a dia através de mais conhecimento e especializações, levando em conta o fato de que  a educação é fundamental para o desenvolvimento econômico, político, cultural e social do Brasil. Os discentes devem receber aulas mais enriquecedoras que irão refletir na sua atuação no mercado de trabalho. Fazendo um estudo sobre esse processo ensino-aprendizagem, percebe-se a importância de se trabalhar o ensino de forma significativa, onde o professor não seja somente um mero transmissor do conhecimento, que o mesmo consiga oferecer um ensino de qualidade.  O desafio em estar preparado para mudanças, para essa realidade, ainda mais num cenário de grandes transformações na educação e no mundo do trabalho, exige novas metodologias, novas práticas, disposição para romper o comodismo e encarar as mudanças como um novo caminho em busca de crescimento  profissional, atuando como investigador da aprendizagem através da educação superior continuada, demonstrando a responsabilidade de buscar transformações que venham proporcionar melhorias  para os educandos que  recebem essa formação profissional.

O objetivo da educação não é o de transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o “de criar nele um estado interior e profundo, uma espécie de polaridade de espírito que o oriente em um sentido definido, não apenas durante a infância, mas por toda a vida”. (MORIM, 2003 p, 47).

Percebe-se a  necessidade de se trabalhar aulas significativas, com diversificações e  ações que despertem o educando para  uma ponte de integração entre teoria e prática, proporcionando discussões aprofundadas sobre a prática formativa e atuação no mercado de trabalho em busca de uma formação ampla, adequada para o trabalhador, uma educação positivista em que os educandos saibam realmente qual será o seu papel e como desempenha-lo, sendo assim é de suma importância que docentes e discentes sintam-se na obrigação de preparar e serem preparados para atender a lógica do seu meio de atuação. É nesse momento que a busca pelo enriquecimento curricular no ensino superior se apresenta como o caminho na multiplicação de conhecimentos.  O professor deve criar possibilidades para que o educando desenvolva o pensamento crítico, tornando-se assim um cidadão autônomo com opinião própria, ativa e critica, capaz de atuar de forma consciente e eficiente. Os processos educativos estão diretamente ligados às transformações econômicas, políticas e culturais da sociedade através do reflexo da prática do professor que se manifestam nos processos formativos da Educação oferecida por esses profissionais da educação.

3 MÉTODO

 Na intenção de conhecer e compreender esta relação entre o aprender e o ensinar, e a importância da busca do professor por enriquecimento curricular no ensino superior para multiplicar conhecimento no ensino profissional, refletindo na prática dos trabalhadores que recebem essa formação nas mais diversas áreas de atuação, o presente trabalho buscou o levantamento de dados através de questionários, para saber qual seria a avaliação de alunos que fizeram curso profissional nas áreas de atendimento ao cliente e gestão de carreira com professores que nos referidos cursos tinham apenas graduação; os mesmos alunos fizeram outros cursos tendo como docentes os mesmos professores, porém agora, esses profissionais são especialistas em Gestão e docência do ensino superior, a pesquisa refleti através do registro dos alunos questionados, a diferença na qualidade das aulas, sendo percebido pelos mesmos uma grande mudança na prática docente destes profissionais, que demonstraram muito mais segurança e qualidade no desenvolver de suas aulas. Essa pesquisa nos leva a perceber a importância da busca constante de aperfeiçoamento para desenvolver o processo formativo da Educação Profissional.  A constante busca de conhecimento e aperfeiçoamento na prática educativa repercute na educação de forma positiva, modificando e ampliando a visão desse profissional que procura estabelecer finalidades mais compatíveis com os interesses dos educandos, o conceito de competência para KUENZER, (2007)

[...]