Ailton de Oliveira Santos1
Antônia Dos Santos Mendes2
Bianca Fernanda Marques3
Dulciene Gama Barbosa4
José Henrique Silva da Silva5
Valdir Sanches Raulino6
Mesaque Dos Santos Correa7

RESUMO:

Este artigo foi planejado para contribuir com os profissionais de educação física que trabalham para desenvolver o estágio motor em que se encontra a criança, através dos jogos, brincadeiras e atividades educativas e lúdicas, que por esse motivo sempre estão em busca de atividades interessantes que motivem a participação, com prazer nas aulas de educação física. O objetivo geral desse trabalho é compreender a importância do jogo para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças de educação infantil numa perspectiva construtivista. A pesquisa consistirá em uma revisão literária, com os seguintes objetivos: a) identificar a influência do jogo no desenvolvimento da criança; b) identificar a importância do professor de educação física na educação infantil; c) identificar a proposta lúdica do construtivismo para a educação infantil. Para isto utilizou-se como base fontes bibliográficas especializadas no assunto, sendo que foram priorizadas as contribuições de Vygotsky, Piaget, Wallon, Kishmoto, Freire, entre outros, sendo estes, grandes estudiosos no tema aqui apresentado. 

INTRODUÇÃO

Este artigo foi planejado para contribuir com os profissionais de educação física que trabalham para desenvolver o estágio motor em que se encontra a criança, através dos jogos, brincadeiras e atividades educativas e lúdicas, que por esse motivo sempre estão em busca de atividades interessantes que motivem a participação, com prazer nas aulas de educação física.

Para as atividade que são propostas devemos ter criatividade, partindo desse princípio, as atividades devem interagir com algumas áreas do conhecimento com uma visão interdisciplinar pois, a interação dinâmica destas áreas do conhecimento visa à melhor compreensão dos fatos sem deixar de lado os conteúdos da educação física.

A escolha deste tema foi baseado na necessidade de se falar sobre o tema, já que é na educação infantil que encontra-se a base para o desenvolvimento da criança, bem como o educador deve observar o desenvolvimento da criança em todos os aspectos, seja ele psicológico, social, emocional e físico-motor.

Esta pesquisa consistirá em uma revisão de literatura e utilizou como base fontes bibliográficas especializadas no assunto. Após a seleção desses materiais demos início ao desenvolvimento do trabalho. Priorizaremos as contribuições de Vygotsky, Piaget, Wallon, Kishmoto, Freire, entre outros, sendo estes, grandes estudiosos no tema aqui apresentado.