*OLIVERIA, Maria das Dores Pereira de

Resumo:

O presente artigo explana sobre o professor de biologia no ensino escolar sobre a compostagem de como é feita e a importancia dela para a escola. A compostagem para o ensino escolar é de suma importancia, pois o processo de compostagem é realizado com materias organicas que facilita para uma terra cheia de nutrientes essenciais para o plantio. O objetivo deste aritgo é levar o conhecimento da importancia da compostagem e o que o professor de biologia favoreve no auxilio na produção da mesma nas instituições de ensino. Será realizada uma pesquisa explorativa blibliográfica qualitativa.  A realização desta pesquisa sera realizada por referencias bibliograficas que falam sobre o tema elaborado, para facilitar o exclarecimento do tema.

___________________________________________

Palavras-Chave: Compostagem, Professor, Ensino.

*Professora Graduada em Ciências Biológicas e Pós-graduada em Gestão Ambiental.

1. Introdução:

            Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais. O  professor no ensino escolar sendo um professor formado em biologia é importante que ele passe para os alunos e realize a pratica de ensinar a produzir compostagem, explicando quais meios a serem utilizado para que essa compostagem seja cheia de nutrientes e que possa fazer o uso para o plantio ate mesmo na escola na realização de hortas ou tema parecido. (Wikpédia, 2014)

2. Desenvolvimento:

            O ensino escolar é o espaço perfeito para a instrumentação, a estruturação de alunos para a realização do que aprendem através dos professores a repassarem conhecimento para eles. Desta forma, a questão que leva a importancia do artigo é sobre o professor de biologia no ensino da compostagem na escola.

            O crescimento da população, a urbanização, a industrialização e o desenvolvimento econômico são indicativos e causa do aumento da geração de resíduos. O descarte inadequado desses resíduos, principalmente os de origem orgânica, resulta em problemas sanitários e ambientais propiciando o surgimento de um ambiente para parasitas e vetores de doenças, além de contaminação das águas drenadas e emissão de odores e gases poluentes. Uma alternativa para a redução de custos de transporte de resíduos até o local de aterro sanitário é o investimento em centros de triagem e compostagem de resíduos orgânicos domésticos. No nosso caso resíduos organicos escolares, que observando a quantidade de restos alimentares escolares dá-se para realizar a produção de compostagem, nao somente dos restos alimentares como tambem das folhagens que se encontram no patio da escola favorecendo tambem para a limpeza do ambiente. (HECK et al, 2013)

            De acordo com HECK et al, 2013 :

         O processo de compostagem deve garantir, por meio do tratamento termofílico, a eliminação de patógenos que podem estar presentes no material inicial que foi submetido a tratamento. O monitoramento cauteloso durante o processo de compostagem, tal como da estocagem do produto final, é fundamental para garantir a qualidade do produto da compostagem.

            Conforme o autor cita, é essencial que o professor observe o material recolhido para o processo de compostagem, não só chegar e colocar tudo para o processo e sim precisa toda uma cautela para que o produto final seja da melhor qualidade possivel para o uso cheio de nutriente possiveis.

            O processo da compostagem é realizada por decomposição desses residuos, no caso, materiais organicos da escola, precisa de todo um seguimento para obter um esterco bom. Como por exemplo, precisa ter umidade, a temperatura e a seleção dos residuos para o processo e sempre observando a decomposição e misturando ela para um esterco totalmente homogenio.

Para BARREIRA et al, 2006:

É importante ressaltar que, no Brasil, a coleta separada dos materiais ainda é pouco executada pelas inúmeras dificuldades de ordem econômica e de logística e os resíduos orgânicos urbanos, que servem como matéria-prima para o processo.

Desta forma, o professor de biologia no ensino escolar ele facilitara que os alunos que passam pela rede de ensino tenham o interesse e repassem a importancia da compostagem e facilitando assim, sobre as dificuldades da separação e na coletas desses meteriais organicos para o processo de materias-primas.

De acordo com a cartilha de compostagem para o agricultor pela universidade de Caxias do Sul, s.d fala sobe as vantagens da compostagem, pois aumenta a saude do solo, reduz a ersão do solo, reduz as doenças das plantas, estabilidade da temperatura e estabilização do solo, ativa a vida do solo, aproveita a materia organica, um amibente seguro, degradação de substancia inibidoras do crescimento vegetal, economia de tratamento de efluentes e a redução de odor. Desta forma com todas as vantagens, é interessante que o aluno tenha interesse e participe na produção da compostagem realizada pelo professor de biologia.

O tempo da decomposição das materias organicas dos materias das instituições escolares vai depender de varios fatores como, a quantidade de umidade e as condições de temperatura, pois quanto maior esses fatores, maior será o processo de decomposição. Como foi falado, realizar a mistura e sempre adicionando agua e as condições necessarias para o processo ele pode estar pronto de 30 a 60 dias e em ate 120 dias a compostagem pode ser utilizada.

Com base nas referencias, é evidente que o professor na parte do ensino sobre a importancia da compostagem, favoreve nao só como um meio para reutilização de restos de materiais organicos e tambem no fortalecimento do solo e na ajuda da limpeza do espaço escolar e tambem conscientização e dizendo sobre a repassagem para pessoas fora do ambito escolar sobre a importancia tambem.

4-Considerações Finais

            A importancia da compostagem na escola ensinada pelo professor de biologia, favorece não só na preservação do meio ambiente, como na reutilização de materiais organicos que seriam descartados e que poderiam prejudicar o meio ambiente com produção de bacterias, pois por muitas vezes os restos organicos, vao para lixos e que a partir disso, começa a crianção de vermes, bacterias que podem ser prejudicial à população. Então, o professor de biologia conscientizando sobre a importancia da compostagem irá de certa forma, ajudar em varios aspectos ao meio ambiente e para a sociendade.

Bibliografia:

BARREIRA, Luciana Pranzetti; JUNIOR, Arlindo Philippi; RODRIGUES, Mario Sergio. Usinas de compostagem do Estado de São Paulo: qualidade dos compostos e processos de produção. Eng. Sanit. Ambient. vol.11 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2006. Acessado no dia 26/09/14 às 23h00min.

Disponível em: www.scielo.com

H;M;H;K;S;S. Temperatura de degradação de resíduos em processo de compostagem e qualidade microbiológica do composto final. Rev. bras. eng. agríc. ambient. vol.17 no.1 Campina Grande Jan. 2013. Acessado no dia 26/09/14 às 22h30min.

            Disponível em: www.scielo.com

UNIVERSIDADE CAXIAS DO SUL Cartilha para Agricultores. Compostagem: Produção de Fertilizantes a partir de residuos organicos. Caxias do sul, s.d.  Acessado no dia 26/04/14 às 22h45min.

            Disponível:www.ucs.br/site/midia/arquivos/cartilha-agricultores-compostagem.pdf