INTRODUÇÃO

A escola na atualidade se vê diante das transformações da sociedade, precisando buscar a construção de novos métodos para a prática de ensino e aprendizagem. Estes métodos devem atender a mudança do paradigma da escola. Por muito tempo a escola visava apenas o processo de ensino. Na atualidade a escola deve aprender a aprender, construindo conteúdos significativos para que ocorra o processo de aprendizagem. Neste sentido o paradigma da escola que ensina, deve ser alterado para a escola que também aprende. Proposta Curricular do Estado de São Paulo, 2008.
Partindo do princípio da construção do conhecimento é necessário possibilitar a interação dos envolvidos no processo ensino e aprendizagem com a sociedade e o seu meio ambiente. Para isso é necessário pensar em diversas situações e grupos sociais, que estão sempre confrontando pontos de vista e respeitando as variações em que a linguagem é representativa e a experiência escolar transforma-se em vivências. Estas vivências permitem a compreensão de diferentes linguagens, facilitando assim a organização da realidade e construindo novos significados. Esta construção de novos significados favorece o processo de ensino e aprendizagem.
Acreditando ainda que a cultura é um elemento que interage e perpassa em todos os momentos históricos da sociedade de várias maneiras e demonstram os relacionamentos entre coisas do nosso momento, com outros humanos e também com as práticas materiais de nossa vida.
Entendendo que a prática do professor como mediador das ações no processo ensino e aprendizagem e acreditando que o convívio social e a experiência interpessoal 2 possibilitam o processo de elaboração e reelaboração de sentidos que organizam e integram a atividade de mediação no processo ensino e aprendizagem. Esta idéia é fortalecida:
"Quando se pede num grupo que alguém narre alguma coisa, o embaraço se generaliza. È como se estivéssemos privados de uma faculdade que nos parecia segura e inalienável: a faculdade de intercambiar experiências".
(Walter Benjamin, 1994, p. 197-98) Considerando que o professor se constrói a partir de suas vivências e tendo como elo entre estas vivências a realidade e a fala, que caracteriza-se como uma relação social consciente. Isto nos mostra que segundo Vigotsky os conceitos sociais estão sempre recebendo influencias da linguagem.
Acreditando ainda que o processo de desenvolvimento não coincida com o processo de aprendizagem. O processo de desenvolvimento segue o processo de aprendizagem, que cria a área de desenvolvimento potencial. ( Vigotsky,1997, p. 49, citado por Lunardelli, Tanamachi e Lopes Junior, In psicologia em estudo, v.11, nº3 p.473-482.set/dez 2006).
Para explorar estas ideias partiremos de conceitos trabalhados nos textos, A formação social da mente (Vigotsky), Obras escolhidas I. ( W. Benjamin) e da Proposta Curricular do Estado de São Paulo.
Inicialmente abordaremos a importância da fala, depois refletiremos sobre o relacionamento entre desenvolvimento e aprendizagem e finalizaremos com a importância da abordagem sócio-histórica de Vigotsky na relação professor como mediador das ações no processo ensino e aprendizagem.