Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Sociais e Educação
Disciplina: Geografia da Amazônia e seu Ensino
Alunos:
Alano Brito
Danielle Saraiva
Fabiana Brazão
Núbia Eloi
Peterson Bruno




O processos teórico-metodológicos utilizados nas séries iniciais no ensino de geografia

Introdução
A presente pesquisa sobre o ensino de Geografia tem por objetivo principal realizar uma reflexão acerca das metodologias e referenciais teóricos utilizados pelos professores das séries iniciais. Além disso, procura também demonstrar que procedimentos são realizados para que a disciplina seja compreendida de forma que o aluno possa percebê-la em sua realidade.
Sobre esse posicionamento, ressalta Straforini (2004), que o aluno deve ser inserido dentro daquilo que está estudando, para que possa compreender que ele é um participante ativo na produção do espaço geográfico. O autor considera que a realidade deve ser entendida como algo em processo que está em constante movimento, pois o a produção do espaço não deve ser tomada como pronta e acabada.
Dessa forma, a Geografia poderá ser entendida como uma disciplina responsável, também, pela formação de cidadãos. Nas últimas décadas muito tem se discutido sobre o papel da Geografia.
Uma das características fundamentais da produção acadêmica da Geografia desta última década é justamente a definição de abordagens que considerem as dimensões subjetivas e, portanto, singulares que os homens em sociedade estabelecem com a natureza. Essas dimensões são socialmente elaboradas ? fruto das experiências individuais marcadas pela cultura na qual se encontram inseridas ? e resultam em diferentes percepções do espaço geográfico e sua construção. Uma Geografia que não seja apenas centrada na descrição empírica das paisagens, tampouco pautada exclusivamente na interpretação política e econômica do mundo; que trabalhe tanto as relações socioculturais da paisagem como os elementos físicos e biológicos que dela fazem parte, investigando as múltiplas interações entre eles estabelecidas na constituição de um espaço: o espaço geográfico (PCN DE GEOGRAFIA, 1997: 3).

2.Objetivos
Investigar os procedimentos e metodologias trabalhados em sala de aula visando a aprendizagem significativa dos conteúdos de Geografia;
Relatar as dificuldades encontradas pelos professores das séries iniciais em ensinar Geografia para que os alunos percebam que a mesma não se trata de uma disciplina enumerativa, descritiva e enciclopédica;
Descobrir quais são os principais referenciais teóricos utilizados pelos professores e que lhe ajudam a repensar sobre o ensino de Geografia.
3. Metodologia
As informações foram obtidas através de entrevista realizada com dois professores das séries iniciais, sendo um pertencente à rede de ensino particular, que leciona para o 1º do ensino fundamental (alfabetização), e outro que leciona na rede pública para o 3º ano do ensino fundamental (2ª série). Ambos os professores ainda estão em processo de formação acadêmica.
A entrevista foi pautada em três perguntas norteadoras relacionadas aos conteúdos que são trabalhados no nível de ensino em que cada um leciona, as metodologias utilizadas para ensinar esses conteúdos e aos referenciais teóricos que lhe dão formação para transmitir esses conteúdos.
As entrevistas serão analisadas através de referenciais teóricos relacionados ao ensino de Geografia. Resultando em reflexões teóricas que responderão aos objetivos da pesquisa.

4.Análise dos resultados

4.1. Os conteúdos e os níveis de ensino.
Em relação aos conteúdos percebeu-se que eles são os mesmos nos dois níveis de ensino, ou seja, se repetem a cada ano. Todavia, a complexidade desses conteúdos é diferente para cada nível de ensino já que se tratam de faixas etárias e grupos sociais heterogêneos. Consequentemente, os objetivos a serem alcançados são praticamente os mesmos. E esses objetivos segundo Straforini (2004) não devem ser tão díspares dos demais níveis de ensino. Contudo, o autor considera que o professor deve atentar para a didática e metodologias mais convenientes de serem trabalhadas nas séries iniciais.

4.2. As metodologias utilizadas pelos professores.
Verificou-se que as metodologias mais utilizadas pelos professores são aquelas em que os alunos possam visualizar fazer comparações, descrições, reflexões do objeto estudado, realizar análises críticas acerca de um tema. Por outro lado, existe uma preocupação em considerar os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos, suas experiências de vida e principalmente a preocupação em relacionar os conteúdos ao cotidiano do aluno, fazendo com que ele passe a perceber a importância da disciplina em sua vida.
Abordagens atuais da Geografia têm buscado práticas pedagógicas que permitam apresentar aos alunos os diferentes aspectos de um mesmo fenômeno em diferentes momentos da escolaridade, de modo que os alunos possam construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito. Espera-se que, dessa forma, eles desenvolvam a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade-natureza (PCN DE GEOGRAFIA, 1997:8).

4.3. Os referencias teóricos utilizados.
No que diz respeito aos referenciais teóricos utilizados constatou-se que o livro didático continua sendo um dos principais referenciais utilizados pelos professores. Straforini (2004) citando Gebran (1990 e 1996) afirma que os professores das séries iniciais sempre introduzem os conteúdos fazendo a leitura de texto de um livro didático, sendo raras as aulas onde recursos como jornais ou revistas são utilizados.
Independentemente da perspectiva geográfica, a maneira mais comum de se ensinar Geografia tem sido através do discurso do professor, ou do livro didático. Este discurso sempre parte de alguma noção ou conceito chave e versa sobre algum fenômeno social, cultural ou natural que é descrito e explicado, de forma descontextualizada do lugar ou do espaço no qual se encontra inserido. Após a exposição, ou trabalho de leitura, o professor avalia, através de exercícios de memorização, se os alunos aprenderam o conteúdo (PCN DE GEOGRAFIA, 1997:8).
Os professores também consideram importante a busca de informações em outros meios como internet, autores que abordam temas relacionados ao ensino e metodologia de geografia, além das orientações contidas nos PCN? da disciplina. Embora os professores terem revelado que dificilmente recorram a eles.
É indiscutível a questão de que a realidade do aluno é o ponto de partida para qualquer construção de conhecimento. Dessa forma o livro didático em sua maioria não consegue atender a essa necessidade, pois existem realidades muito distintas em nosso país e características peculiares e subjetivas em cada indivíduo. O livro didático deve ser tomado apenas como mais um recurso que auxilia o professor em sua prática pedagógica.

5.Considerações finais
A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as metodologias que são utilizadas pelos professores das séries iniciais. Procurando gerar uma discussão acerca da forma como a disciplina é ensinada nas escolas, que no geral acaba por ser visualizada como enfadonha que engloba a memorização e quantificação.
Existem muitas pesquisas e discussões sobre essas perspectivas. Existem discursos eloquentes que abordam a concepção de que o aluno deve perceber a Geografia em sua vida e o modo como os professores ensinam deve ser repensando para que essa questão de percepção de significado se concretize de fato. Porém os resultados obtidos através da pesquisa não escondem a predominância do caráter enumerativo, descritivo e enciclopédico estigmatizado que a disciplina carrega.
Pode-se apontar diversos motivos para tal ocorrência: falta de recursos, formação acadêmica insuficiente, falta de atualização dos currículos e assim por diante. Motivos que não justificam a falta de diversificação nos procedimentos de ensino de Geografia, para que ela possa figurar nas escolas como está descrito nos moldes dos Parâmetros Curriculares Nacionais e como muitos autores discutem atualmente.

Referências bibliográficas
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental MEC/SEF,1997.
STRAFORINI, Rafael. O desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2. ed. Rio de Janeiro: Annablume, 2004