FACULDADE NOSSA CIDADE

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS / CONSULTORIA EM RH

PROFº ORIENTADOR: LAWTON BENATTI 

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO

MARIA LUZIRENE DA SILVA 

O processo de recrutamento 

Segundo Chiavenato(2009, p.74) (o recrutamento envolve um processo que varia conforme  a  organização. O inicio do processo de recrutamento depende de decisão da linha. Em outras palavras o órgão de recrutamento não tem autoridade para efetuar qualquer  atividade de recrutamento sem a devida tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga a ser preenchida.

Como qualquer atividade da administração de recursos humanos o recrutamento de pessoas também é uma responsabilidade de linha e uma função de staff.

Toda a organização deve estar engajada no processo de recrutamento,) pois é através do processo seletivo que conseguiremos identificar os possíveis candidatos para preencher as vagas e os cargos com os candidatos certos para cada perfil,é importante fazer um bom  processo seletivo para que possamos identificar sem erros os candidatos certos para cada cargo,para não haver futuros problemas como rotatividades e absenteísmo nas organizações.

O processo de recrutamento é uma das principais etapas de um bom RH,pois os profissionais dessa área tem uma importante missão que é descobris bons  e novos talentos e fazer desses talentos um colaborador para cada Organização,pois é exatamente por isso que as Organizações contratam esses profissionais. 

Chiavenato, Idalberto. Planejamento, Recrutamento e seleção de pessoal.

7ª edição. Manole ltda SP, 2009.