RESUMO

O objetivo neste artigo é a verificação do uso de planejamento estratégico na gestão das atividades em uma cooperativa de transporte. Para esta análise se tomou por instrumento de estudo a cooperativa de transportes de Cacoal, COOPERCAL. Para tal abordou-se, a princípio, características da empresa cooperativa e um breve conceito de gestão e planejamento. Em seguida se apresenta o resultado da pesquisa.
Palavras-chave: Cooperativa. Gestão. Planejamento. Estratégia.

INTRODUÇÃO

No mundo globalizado as organizações buscam crescimento e para isso procuram os melhores métodos de gestão. Nas cooperativas não é diferente, pois, são empresas que procuram se estabelecer no mercado, crescer e se expandir como qualquer organização. Mantendo um padrão para competir com seus produtos e serviços. Conforme Oliveira (2006), nas cooperativas, como em qualquer outra organização, existem dificuldades de implantação ou até mesmo de compreensão por parte dos gestores do melhor método de gestão que satisfará às necessidades particulares da mesma.
A questão da gestão de cooperativas vem sendo tratada de forma empírica ao longo do tempo, devido ao fato de que as mesmas se formam a partir de problemáticas locais. Não se levando em consideração a necessidade de planos estruturados e específicos. Não se considerando o tipo de negócio e as particularidades do contexto em que está inserida a cooperativa. O desenvolvimento de um planejamento estruturado na gestão das cooperativas é uma questão ainda pouco discutida no meio cooperativo. De acordo com Campos e Lopes (2006), pode proporcionar grandes mudanças no modo de administrá-las, uma vez que esse tipo de governança corporativa tem se difundido grandemente pelo país. E se tornado importante potencialidade econômica devido às vantagens competitivas em relação às empresas capitalistas.
Ponderando quanto à importância do uso de ferramentas eficazes para a administração das cooperativas. O presente estudo se propõe a observar a administração de uma cooperativa do ramo de transporte de cargas a fim de verificar se a mesma utiliza o planejamento na gestão de suas atividades para obtenção de melhores resultados. De modo que se questiona, quais elementos são levados em consideração no planejamento e gestão da cooperativa de transporte pesquisada?
Propõe-se neste estudo observar a administração de uma cooperativa do ramo de transporte de cargas, COOPERCAL, em atividade na cidade de Cacoal, no sentido de verificar como esta tem procedido quanto a sua gestão, se por meio de planejamento, seja de curto, médio ou longo prazo, ou empiricamente como em algumas cooperativas.
Para tal verificação foram utilizadas técnicas de pesquisas já conhecidas, para melhor definição e fundamentação dos elementos em discussão foi feito o uso da pesquisa bibliográfica e descritiva. E da pesquisa de campo conforme descrito por Fachin (2003) detém-se na observação do contexto no qual é detectado um fato social. O método foi o estudo de caso. Para coleta dos dados se utilizou de um roteiro de entrevista composta por questões abertas o que dá maior liberdade de expressão ao pesquisado. A pesquisa foi realizada no mês de novembro de 2008 na referida cooperativa. A população pesquisada foi composta pelos dirigentes da cooperativa. Sendo que as entrevista foram feitas com os três membros da diretoria.
Através dos elementos mencionados anteriormente se observou e coletou dados para a identificação do uso ou não de planejamento no desenvolvimento das atividades da cooperativa pesquisada.