Faculdade Nossa Cidade

Curso Administração de Empresas

Roseli Pereira da Silva

Professor Orientador: Lawton Benatti 

O Processo de Inovar com integração de sistema e sua gestão agregando valor e estratégia em questões sociais.

O pensamento divaga que a Inovação serve somente para gerar resultados financeiros favoráveis de cunho elevado, porém cabe se orientar e identificar realmente o que podemos entender por inovação e qual a melhor forma de utilizar em prol de sua empresa, seja para o produto, processo ou ainda serviço ofertado. Para todo processo de inovação é necessário identificar quais os fatores necessários e decisórios que possibilitem a transformação de novas ideias em realização.

Algumas ideias surgem mediante experiências vivenciadas, porém que ao final de um processo identificamos a coexistência de distinta ação.

Idealizaremos esses preceitos em busca da sinergia da Gestão de Informação, da utilização do Sistema de Informação e do processo de Inovação para essa conclusão.

Em alguns momentos nos deparamos com o final de um ciclo de trabalho ou por não se identificar mais com o processo de execução, ou ainda por ser destituído, também pela hipótese do final dessa organização. Em contrapartida transformamos nosso conhecimento em oportunidade, novos momentos, novas ideias, transformando em Inovação, novos segmentos de mercado, como por exemplo, para a terceira idade.

É sabido que nos dias de hoje o número populacional de pessoas da terceira idade vem crescendo demasiadamente, fato esse relatado através do IBGE.

O Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o País tem pouco mais de 20 milhões de idosos - faixa que engloba pessoas com 60 anos ou mais. Em 1990, esse número beirava a marca dos 10 milhões. Em 2050, segundo estimativas do instituto, haverá no Brasil 64 milhões de pessoas no segmento da terceira idade. (CROSS, 2012)

 

Visto que para esse segmento de pessoas o mercado de oportunidades é gradativamente vasto, cabe identificar primeiramente seus valores e reais necessidades para se oferecer o melhor serviço e ou produto.

Tratados com respeito e compreendendo seus direitos, as entidades do terceiro setor “ONG’s”, movimentam esses grupos através de serviços destinando-os as atividades de vida diária em prol de inserção social e melhor qualidade de vida.

A criação de projetos e serviços (inovação) através de ONG’s, apesar de serem sem fins lucrativos, geram oportunidades de empregos a diversas áreas profissionais, também no desenvolvimento dos setores administrativo e tecnológico. Embora existam as captações de recursos financeiros para se subsidiar as ações desenvolvidas e as despesas existentes, as estratégias utilizadas são meramente desenvolvidas para suprir o dia a dia e a continuidade do serviço ofertado, sem que se gere vantagem financeira no intuito somente de se acrescer valores.

Identificado através dos processos que a Inovação trará vários benefícios para as pessoas envolvidas, bem como, para a sociedade.

Segundo o autor Oliveira (2009), “ Informação é o dado trabalhado que permite o executivo tomar decisões”. (OLIVEIRA, 2009, p.22)

O sistema de Informação clareia as necessidades da empresa para execução do trabalho operacional em sintonia com a transparência dos objetivos pretendidos.

A Gestão de Informação conduzirá para a decisão conforme apuração da informação adquirida, selecionando o que for de melhor para tornar eficiente toda à tomada de decisão, de modo que cumpra com as normas e critérios que norteiam a organização.

[...] define o gerenciamento da informação como "um conjunto estruturado de atividades que incluem o modo como as empresas obtêm, distribuem e usam a informação e o conhecimento". Essa abordagem implica que a administração informacional promova novos caminhos para mudanças na organização, e seu destaque no ambiente competitivo.(DAVENPORT 1998, P. 173 apud FIDELIS & CANDIDO, 2006).

 

Dessa forma, se conclui que, tanto para o processo de inovação quanto para gerir uma informação o sistema apresenta uma especial relevância dispondo da qualidade de fatos agregados que geram dados para utilização e aperfeiçoamentos contínuos, assim tornando-os responsáveis pela valia nas tomadas de decisões.

 

 

 

Referências Bibliográficas

Cross Content. http://invertia.terra.com.br/empreendedor/noticias. Terceira idade gera novos nichos e vira filao da economia.html. 2012, acesso em 28.03.2013.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. apud Fidelis & Candido.

FIDELIS, Joubert Roberto Ferreira & CANDIDO, Cristiane Missias. A administração da informação integrada às estratégias empresariais. http://www.scielo.br/scielo. 2006, acesso em 28.03.2013.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de Informação gerenciais: estratégias, táticas, operacionais. São Paulo: Atlas, 2009