No Brasil, existem inúmeras indústrias que têm necessidades diferentes de utilizar inúmeros tipos de cabos de cobre ou fios especiais a fim de satisfazer a todos os seus requisitos de operação.

 

O metal cobre é comumente utilizado na fabricação de fios e cabos de cobre. O metal em questão passa por inúmeras etapas desde a mineração até se convertido em fios ou cabos. Ele é amplamente usado nas redes elétricas, assim como em componentes eletrônicos. É preciso saber, antes de qualquer coisa, que o primeiro passo no processo de produção dos elementos citados acima é o esmagamento do metal.

O passo seguinte trata-se da moagem desse minério, que é realizada por grandes máquinas, que giram e vão transformando o metal em pó. A partir daí, o cobre é transformado em cátodo de cobre puro por dois processos. Um deles é a lixiviação, que é feita por meio de uma solução de ácido que dará forma ao elemento conhecido por sulfato de cobre. Já o refino eletrolítico prevê o tratamento deste minério em um tanque de processo eletrolítico.

Depois disso, a fundição do cobre reciclado começa sua nova etapa quando ele é fundido novamente. Aqui, essas fases de fusão e purificação de cobre, vão resultar em 99% de cobre puro. No processo de fabricação de fios e cabos de cobre, muitas técnicas inovadoras podem ser usadas na prática da produção, tornando mais fácil para as empresas que fabricam estes produtos atuar com total qualidade a preços muito competitivos. É importante ressaltar que o cobre é convertido em fios e cabos de diversas formas, independente do tamanho e espessura.

Existem muitas indústrias que têm necessidades diferentes de utilizar inúmeros tipos de cabos de cobre ou fios especiais a fim de satisfazer a todos os seus requisitos de operação. Alguns fabricantes de fios de cobre também produzem artigos totalmente personalizados, que seguirão uma padronização orientada para o cliente, cabendo ao interessado contratar apenas o que lhe interessa.

Observação

O cobre é um metal encontrado em abundância na natureza, sendo largamente usado em aplicações comerciais e industriais por conta de suas inúmeras propriedades. Por fim, vale ressaltar novamente que ele é um minério altamente maleável e muito dúctil, extremamente macio em seu estado puro, e é também reconhecido por sua boa condução de calor e eletricidade.