Faculdade Nossa Cidade 

Luiz Henrique Teles 

                     O processo da Inteligência Competitiva nas Empresas. 

Trabalho apresentado à Faculdade Nossa Cidade

                                                                            como requisito parcial da disciplina Gestão do Conhecimento do curso de administração

 sob orientação do prof Lawton Benatti. 

                                                   Carapicuíba 2013

O processo da Inteligência Competitiva nas Empresas.

Resumo: Existe um processo dinâmico chamado inteligência competitiva que esta composto na área da gestão da informação e do conhecimento. Este artigo vai abordar questões importantes sobre a inteligência competitiva e também sobre a cultura da empresa que é fundamental para as questões da inteligência competitiva e com isso a gestão da informação e do conhecimento para saber o processo em si para uma melhoria para a empresa. E também irá abordar questões dos processos para melhoria na empresa.

Palavras-chaves: Inteligência competitiva, gestão da informação,  gestão do conhecimento e melhoria dos processos.

Abstract: There is a dynamic process called competitive intelligence that this compound in the management of information and knowledge. This article will address important questions about competitive intelligence and also about the culture of the company is crucial to the issues of competitive intelligence and thus the management of information and knowledge to learn the process itself to an improvement for the company. It will also address issues of improved business processes to.

Keywords: Intelligence, information management, knowledge management and process improvement.

1.Introdução.

Independente de onde a empresa seja se é nacional, internacional, regional a inteligência competitiva é de suma importância para alcançar um grande índice de competitividade no mercado, pois recebe influencia constante tanto interno como externo por isso a inteligência competitiva na empresa ocorre nesses dois ambientes.

Antes de mais nada é importante saber o “termo” organização ou empresa que nada mais é que um conjunto sistêmico, a empresa ou organização é sempre interligada como processo de relações, com sistemas dinâmicos e com estruturas flexíveis.

A inteligência competitiva estuda o ambiente em que a empresa se relaciona, para minimizar os riscos e maximizar as oportunidades, bem como estuda o ambiente externo onde a empresa esta inserida, tendo em vista uma melhoria nas estratégia de ação a curto, médio e longo prazo.

A inteligência competitiva nas empresas é um processo fundamental para vários aspectos, por exemplo para pessoas desenvolverem suas atividades profissionais, ações táticas e operacionais tendo em vista desenvolver uma estratégia visando o mercado a competitividade global. Tendo em vista que há diferentes níveis de complexidade nos níveis das empresas o processo de inteligência competitiva vem para suprir essas necessidades.

Uma questão muito importante é a questão dos dados, informação e conhecimento que é de sumo importância para o processo da inteligência competitiva.

Dados são a coleção de evidencias relevantes sobre um fato observado.(OSVALDO,José de Sordi, 2008, p.7).

Informação é a interpretação de um conjunto de dados segundo um propósito relevante e de consenso para o público-alvo(leitor).( OSVALDO,José de Sordi, 2008, p.8).

Conhecimento é o novo saber, resultante de análises e reflexões de informações segundo valores e modelo mental daquele que o desenvolve, proporcionando a este melhor capacidade adaptativa às circunstâncias do mundo real.( OSVALDO,José de Sordi, 2008, p.12).

O gerenciamento da inteligência competitiva engloba um processo informacional que nada mais é que o processo que engloba ambiente interno e externo da empresa correlacionado com relação entre pessoas ou seja varias ações relacionadas com o ambiente organizacional, criando cultura na empresa voltada para a inteligência competitiva.

Também é importante conceituar o que é “gestão da informação, gestão do conhecimento e inteligência competitiva. '. A gestão da informação tem como foco o negócio da organização e sua ação é restrita aos fluxos formais; a gestão do conhecimento tem como foco o capital intelectual e sua ação é restrita aos fluxos informais; finalizando, a inteligência competitiva tem o foco nas estratégias da organização e sua ação não é restrita a um dos fluxos, isto é, ela trabalha com os dois fluxos informacionais, formais e informais (VALENTIM, 2002b).

Existe uma relação bem estreita entre esses três tipos que são a gestão da informação, gestão do conhecimento e a inteligência competitiva, a gestão da informação engloba o âmbito do conhecimento explicito, a gestão do conhecimento engloba o conhecimento tácito, e a inteligência competitiva trabalha ambos com os dois além de ser um processo e sua maior complexidade está em relacionar e interconectar-se entre esses dois tipos de gestões.

2.Cultura Organizacional.

Independentemente da organização ser pública, privada ou ate mesmo ONG’s, sempre tem um olhar externo para o mundo, e a visão de olhar para outras empresas e tentar parecer e agir convencionalmente entre outras organizações. E mesmo que de um lado os indivíduos compõem a organização e influem diretamente nessa formação de cultura organizacional, a própria organização caracteriza a sua cultura moldando cada individuo.

E para a inteligência competitiva a cultura organizacional é muito importante, pois ali esta inserido elementos importantes que refletem o comportamento do individuo, a baixa resistência á mudanças, os valores, entre outras coisas que são relevantes para o individuo e o grupo que é inserido.

Para Coelho Neto o termo grupo pode ser compreendido como um “conjunto de indivíduos reunidos ao redor de um fim comum a ser perseguido e que serve de centro ordenador das relações entre esses indivíduos, uns em relação aos outros, e entre eles e o fim buscado” (1997, p.194).

 

3.Inovação no Processo de Inteligência Competitiva.

Sabendo que a inovação da tecnologia que está utilizando informação e conhecimento para inserção no mercado de novos bens e serviços, objetivamente é a alavanca para o desenvolvimento para a competitividade empresarial.

O desenvolvimento de ideias que pode utilizar uma infraestrutura possibilitando a produção de novos bens e serviços uma qualidade superior, satisfazendo as condições exigidas pelo seu uso. Isso está atrelado a produtos  de conhecimento que possibilitem o consumidor interagir no meio social.

 

 

4.Monitoramento e Prospecção  Informacional.

O monitoramento e prospecção informacional é uma etapa muito importante para o processo de inteligência competitiva, pois através da prospecção informacional consegue-se estabelecer um mapa de fonte de dados, informação e conhecimento para a empresa com foco essencial para os negócios da empresa, conseguindo-se mapear os dados, informações e conhecimentos pertinentes a inteligência competitiva e assim construindo uma dinâmica entre esses três tipos.

De acordo com Valentim (2002), a inteligência competitiva necessita do mapeamento e da prospecção de dados, informações e conhecimento produzidos internamente e externamente à organização. Ainda, segundo a autora, os dados, informações e conhecimento prospectados sobre empresas, produtos, mercados, processos, meio ambiente, tecnologia etc., têm a finalidade de dar maior segurança às estratégias estabelecidas pela organização.

O monitoramento das informações é de sumo importância apesar que tem que se escolher as informações essenciais para o processo pois dentro de uma empresa existe varias informações, sendo assim é importante levantar as informações pertinentes e de grande potencial e relevância, e deve funcionar como captação de novas oportunidades dentro do mercado onde a empresa esta inserida, e ao mesmo tempo a empresa não pode perder o foco estratégico da coleta de informações, e analise e disseminação das informações.

Podemos dizer que o fator humano é indispensável para a disseminação analise e desenvolvimento das informações  captadas dentro de uma empresa.

As atividades de monitoramento podemos afirmar que existe varias questões a serem abordadas, tais como os aspectos tecnológicos, avanços científicos e técnicos, serviço e produtos, fornecedores, concorrentes atuais e potenciais, clientes, o ambiente, leis vigentes no pais onde a empresa esta inserida, sociedade e economia.

Muitos estudos validam a inteligência competitiva usando o monitoramento e prospecção de dados, informação e conhecimento, bem como a interpretação, filtragem e analise para assim serem aplicadas em seu cotidiano dentro da empresa, proporcionando um índice maior de competitividade.

 

5. Conclusão.

Através desse texto, podemos afirmar que a inteligência competitiva, pode ser entendida aqui como um processo dinâmico , que é composto pela gestão da informação e a gestão do conhecimento, e a inteligência competitiva precisa que a empresa esteja preparada para que essa estratégia seja implantada e nesse sentido a cultura da empresa é fundamental para o êxito desse processo, e também as pessoas precisam estar posicionada positivamente para esse tipo de processo que consiste em socialização entre informação, dado e conhecimento. Entre diversas atividades da inteligência competitiva esta o monitoramento e prospecção informacional que nada mais é uma atividade que desenvolve e apoia a tecnologia e inovações da tecnologia que proporciona uma competitividade organizacional.

6.Referencias Bibliográficas.

COELHO Neto, J. T. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997.

VALENTIM, M. L. P. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.3., n.4, ago. 2002b. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/ago02/Art_02.htm>. Acesso em: 28/03/2013.

OSVALDO,José de Sordi. Administração da Informação: fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008.