O DNA é retirado das células humanas por uma série de razões. Por meio de uma amostragem pura de DNA pode-se fazer o teste do surgimento de uma doença genética, analisar provas forenses, ou pesquisar um gene relacionado ao câncer. 

A extração de DNA, comprovada simplificadamente, é a retirada do ácido desoxirribonucleico (DNA) das células ou alguns vírus nos quais normalmente ele é visto. Ela é usada como um início em muitos processos de diagnose para pesquisar bactérias e alguns vírus e da mesma forma diagnosticar distúrbios genéticos. Há algumas técnicas apropriadas para fazer esse procedimento.

FISH- é uma técnica molecular que é usada, entre várias coisas, para proceder a identificação e nomear grupos bacterianos específicos.
 T-RFLP- é utilizada para proceder a identificação, especificar e qualificar os padrões caracterizadores em séries marinas.

Método sequencial - grupos de genomas poderão ser sequenciados como também setores cromossômicos extras comparativamente com a sequência existente na base de dados públicos.

 Existem certos procedimentos essenciais que acontecem quando se fala de maneiras para a extração de DNA. No meio deles, encontramos:

- Deixar as células abertas para expor o DNA que há em seu interior. Isto é comumente conseguido através de métodos químicos e métodos físicos considerando-se uma amostra.

- Retirada dos lipídios acrescentando alguns detergentes ou surfactantes.
- Retirada de proteínas somando uma protease, que é uma categoria e enzima que é capaz de destruir uma proteína. É uma espécie de fermento que digere as proteínas.
- Retirada de RNA juntando uma Rase.
 - Extração do DNA com uma espécie de álcool - geralmente etanol ou isopropanol.

Todos esses métodos empregados estão ligados da mesma forma em qual setor eles estarão sendo aproveitados e como esses processos poderão acontecer. A grande maioria são dependentes de grandes laboratórios e ótimas práticas que ajudem a se conseguir um ponto comum correto que possa ajudar a observação que esteja sendo processada.

Há muitas empresas que fornecem a matéria principal adequada para os procedimentos laboratoriais. Tais matérias básicas devem vir de fontes confiáveis, que usam materiais de qualidade top e fazem o atendimento de seus clientes em suas exigências com especialidade para enviar os materiais. Todos os materiais utilizados na extração de DNA são frágeis e tem a necessidade de um bom armazenamento e muitos cuidados no transporte. Quando o cliente laboratorial for negociar essa espécie de material deve estar bastante atento a tais detalhes que são diferentes entre os fornecedores desse tipo de material.