O PROBLEMA DE VAGAS NAS ESCOLAS
 

         Geralmente até no mês de fevereiro ficam abertas as matrículas para os cursos de I e II graus nas escolas estaduais e municipais do Brasil. Logo neste inicio o movimento é muito grande em todas as escolas. É o que se nota na porta dos estabelecimentos educacionais. Alguns pedindo transferências, outros lutando para matricularem-se. Para sair de uma escola é fácil, mas para ingressar é mais difícil, por isto é aconselhável encontrar a vaga para depois pedir a transferência.

          Ultimamente o surto de alunos no inicio do ano nas escolas é bastante grande. Fileiras e fileiras de pais e alunos que ficam a procura de uma vaga. E aparecem pessoas dos lugares mais distantes. Na verdade precisa-se matricular o máximo possível de alunos, pois além de ser um direito de todos, é o caminho para a realização nesta vida.

          Uma coisa, porém, deve-se frisar: é o problema de vagas nas escolas. As secretarias autorizam a recebe todos os alunos, depois eles dão um jeito, mas infelizmente é a escola mesmo que tem que arcar com as conseqüências, por isto as restrições para matricular alunos além do limite. Infelizmente as escolas não podem ultrapassar o número de alunos permitido por não ter onde colocá-los depois. A melhor solução seria melhorar as escolas que tem, tanto em condições técnicas como também a ampliação das salas. Há escolas que precisam mesmo ser dobradas o número de salas.Fazendo isto, ninguém perderá a vaga e as escolas teriam condições de receber maior número de alunos. E quanto mais os anos vão passando, tanto maior deverão estar as escolas preparadas, além da criação de outras escolas em pontos diferentes. Com a ampliação de salas seriam gastos menos verbas e tempo e solucionado um problema grave.

          Um outro problema é a caminhada dos alunos de casa até o colégio. Muitos tomam ônibus para chegar até a sua escola quando deveria estudar em seu próprio bairro. Assim estaria mais comportado, caminharia menos, aprenderia mais, não gastaria dinheiro e às vezes até evitaria acidentes. Por outro lado não tomaria a vaga de um aluno daquele bairro. Este é um problema de difícil solução, mas quanto ao aumento de salas é preciso tomar uma solução firme e segura.

         Na maioria dos bairros existem boas escolas. Acontece que os alunos acham que as escolas dos bairros não prestam e procuram as escolas dos centros das cidades. Resultado: tumulto de ônibus pelas vias, carros e um maior número de acidentes. Deveríamos evitar esta correria. Enquanto isto as escolas de nossos bairros ficam vazias e muitas correm o risco de se esvaziaram e até de fecharem as portas.