Hoje em dia, o Brasil vive um momento de crise na educação não só nas escolas, mas também dentro de casa e em virtude disso o governo precisa urgentemente cuidar desse aspecto que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do país.
Nas escolas o ensino está totalmente desgastado visto que os alunos não se interessam pelas disciplinas e nem aprender o conteúdo lecionado e o resultado é grave o qual gera desqualificação profissional e violência não só nas escolas, mas em todos os lugares.
O problema da violência nas escolas vem aumentando a cada dia atando qualquer punição existente. Os professores são ameaçados, agredidos constantemente em uma sociedade totalmente desarticulada e de "mãos atadas" para esse problema. Com isso, vem aumentando o consumo de drogas, violência, prostituição que cada vez mais aumenta ao invés de diminuir.
O bullyng é outra prática utilizada nas escolas freqüentemente para intimidar ou agredir fisicamente ou psicologicamente indivíduos o qual aumentam o número de agressores e vítimas revoltadas onde gera um círculo vicioso e que muitas vezes o ponto final é a morte.
O fato é que a educação é a principal responsável, ou melhor, a falta dela ocasiona esses transtornos em nossa sociedade que vive com medo e alheia a esses problemas.
Não é só o governo responsável por esses lamentáveis acontecimentos, visto que a educação em casa deixa a desejar e os pais transferem a responsabilidade para as escolas e vice versa e ao invés de solucionar essas questões, aumenta o problema cada vez mais.
A crise da educação está generalizada por todo país ninguém se pronuncia nem resolve nada até chegar a um ponto em que não haverá solução e vai restar a preocupação, o desespero e nada poderá ser feito, se ainda não chegamos nesse ponto está muito perto dessa triste realidade.