CRIMINALIDADE
O primórdio do crime organizado no Brasil
Raphael Pinheiro Vitorino de Holanda
Pós ? Graduação de Direito Processual Penal e Civil

Introdução.
Em diversas áreas do conhecimento são buscado as causas e os efeitos da criminalidade na sociedade brasileira. Sob o aspecto sócio ? econômico muitos são os estudiosos que afirmam que o crime se disseminou em nossa sociedade devido à má distribuição de renda. Sob a ótica política, alguns afirmam que o descompromisso dos que estão no poder em implementar políticas de segurança pública capazes de combater o crime organizado, faz com que o "poder paralelo" ganhe cada vez mais força. Podemos afirmar que os dois fatores mencionados, somados a inexperiência brasileira em lidar com uma macro-organização criminosa, fazem surgir no Brasil em meados da década de 70 a primeira e mais poderosa organização criminosa do nosso País, o Comando Vermelho.

Desenvolvimento.
Nas décadas de 60 e 70 o Brasil viveria o auge da sua ditadura militar, momento em que o Governo dos Militares preocupados com os chamados comunistas esqueceram ? se dos presidiários que ocupavam os cárceres dos vários presídios cariocas. Dentre todos os presídios do Rio de Janeiro um se destacava, o Instituo Penal Cândido Mendes conhecido como a "caldeirão do diabo", local em que presos comuns e presos políticos, com ideais revolucionários se misturaram.
Rebelando ? se inicialmente contra as atrocidades que eram cometidas no interior dos presídios e no intuito de ver seus direitos resguardados, detentos comuns oriundos na sua grande maioria das favelas cariocas uniram ? se com detentos políticos os quais faziam parte da classe média e assim de maneira ordenada, com um ideal fraterno e coletivo passaram a cometer inúmeros delitos, o principal deles era o roubo a instituições financeiras. O produto de tais roubos era em parte rateado entre os participantes dos assaltos e a outra parte destinava ? se a um caixa que tinha por objetivo financiar futuros roubos e principalmente a fuga de outros detentos que faziam parte da organização criminosa.
Assim surgiu o crime logístico que começou a preocupar as autoridades brasileiras, pois de maneira organizada indivíduos que cometeram apenas infrações de médio potencial ofensivo ao entrar em contato com outros indivíduos mais articulados e intelectualmente mais desenvolvidos, passaram aterrorizar a sociedade uma vez que iniciaram um novo Estado dentre do estado brasileiro, o chamado "Estado Paralelo".

Referência.
400 contra 01 ? O filme.