Durante séculos, a sociedade estava designada a seguir somente um parâmetro. Tais costumes e preceitos que ficaram, e ainda ficam enraizados na cultura de diversos povos. O preconceito existe para todos, afinal cada tem suas ideologias, e escolhas que diferem os grupos sociais. Entretanto a idéia do preconceito, quando afeta terceiros, por discriminação ou outros fins, prejudica toda a sociedade.
O Brasil é um dos países onde mais ocorreu a miscigenação, e ainda sim está no topo das discriminações. Negros, homossexuais, transexuais, obesos, pobres são aqueles que sofrem o desprezo da sociedade. Mas por quê? A resposta não é tão simples. Todas essas ideologias são moldadas, o Brasil foi o ultimo pais da América à decretar o fim da escravidão, isso comprova que, o país foi império por mais tempo que os de primeiro mundo, e as idéias imperialistas eram totalmente patriarcais e conservadoras, e continuaram enraizadas na nossa cultura.
Para um pai, é vergonhoso ter um filho homem, que prefere outros homens do que mulheres. Para uma mãe é vergonhoso ter uma filha que não saiba cuidar de casa. Um negro, não pode ser tão rico e ter as mesmas oportunidades que um branco. Em alguns casos que o preconceito não só pela questão racial, mas pelo opção sexual, ou nacionalidade, ou até mesmo escolha de time de futebol é incomodo para os demais. Em São Paulo, torcedores de times adversários, já estrearam brigas que acabam em mortes de inocentes, isso ocorre dentro ou fora do estádio. Também há inúmeros casos de migrantes nordestinos que são espancados ou mortos. E os casais homossexuais, não podem demonstrar seu afeto em público, nem andar de mãos dadas que são alvo de xingamentos, são atacados com latinhas de refrigerante, quando não são intimidados por um estranho dizendo que são perturbadores da paz.
Para tentar igualar a oportunidade de um estudante branco e um negro, foram criadas as políticas publicas, que visam dar uma educação superior de qualidade para que os negros alcancem a igualdade no mercado de trabalho. Entretanto, em universidades como USP por exemplo, dificilmente é encontrado um aluno negro. As políticas publicas tem a função de integração, não de exclusão, porém muitos ainda vêem com maus olhos, que as cotas roubam a oportunidade de quem merecia. É preciso entender que a desigualdade começa lá atrás, quando uns tem condições de pagar um colégio privado e o outro não por exemplo.
É claro que o Brasil evoluiu na ultima década, a nova geração de jovens, capazes de pensar sabiamente, e tratar todos iguais está cada vez mais ativa, e esses serão o futuro de um país moderno, que pode eliminar idéias retrógadas e abrir os braços para a igualdade.