Em 1954 quando houve a criação da Petrobras e consequentemente a instalação do monopólio do petróleo parecida com a que estamos vivendo o governo quer criar nova estatal para administrar as reservas do pré-sal, por esse sistema as reservas seriam de propriedade da estatal ficando a exploração a cargo de companhias de capital privado que em troca dariam para o governo uma parte da produção de petróleo ao governo que o venderia e canalizaria os recursos obtidos para um fundo social.

Esse sistema pretendido se aproxima do Sistema Norueguês também conhecido como sistema de partilha, onde os recursos obtidos com a venda do petróleo são destinados a um fundo social com o objetivo de fornecer recursos para tratar de questões como educação, saúde, fome, ciência e tecnologia, desenvolvimento nacional entre outras questões.

A presença do estado na cadeia produtiva do petróleo como vendedor do produto é interessante porque fortaleceria o estado e os lucros obtidos se destinariam a esse fundo social o que é não feito com o lucro de outras empresas pois não uihá noticia , ao menos não divulgada, de que o lucro de tal empresa foi destinado a saúde exemplo.

O problema do sistema é que esses recursos serão depositados neste fundo podem ser mal utilizados ou se perder no emaranhado da corrupção.

O pré sal esta sendo utilizado como uma salvação nacional, pois todos nos sabemos que no Brasil há um enorme abismo social porem temos que fazer a seguinte reflexão é justo que antecipemos os lucros através da emissão de títulos lastreados nas reservas de petróleo que estão no fundo do mar não estaremos torrando um dinheiro que como sabemos precisamos realizar muito investimento e desenvolver tecnologia para poder retirar essa riqueza do fundo do mar, alem disso temos que levar em consideração que esses títulos irão ser remunerados com juros.

Devemos pensar também que temos que preservar o meio ambiente, reverter o aquecimento global, como ficam os combustíveis renováveis como o álcool e o biodiesel.

Por isso é que devemos discutir o pré-sal para não comprometermos o planeta e as gerações futuras com decisões que parecem ser a salvação, mas que no futuro irão podem ser nossos problemas.