INTRODUÇÃO 

Desde o começo do mundo que o homem sente necessidade de brincar. O jogo simbólico ou a brincadeira de faz-de-conta propiciam a fantasia, permitindo o acesso à autonomia à criatividade, à imaginação e à representação e conhecimento do mundo. A proposta primária desta pesquisa buscou estudar a importância do lúdico para a educação infantil, considerando o lúdico como atividade livre, espontâneas sem fim delimitado.

 Os objetivos específicos foram: compreender a importância do corpo como instrumento essencial na brincadeira, bem como a importância do brincar, dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Sabemos que todas as crianças apresentam satisfação quando se insere no mundo da brincadeira, pois na verdade esse brincar representa para as crianças uma necessidade vital.

Na seqüência comentou-se sobre a contribuição do brincar, pois, o mesmo é uma atividade que não apresenta conseqüência para a criança. Também foi comentada, sobre a escola e as atividades lúdicas, juntamente com a prática do professor em relação ao lúdico.