O projeto político pedagógico é um instrumento norteador da prática pedagógica, lá são encontrados os objetivos, as metas a cumprir, sua missão, a clientela, os dados referentes à aprendizagem, o relacionamento com as famílias, os recursos (humanos e metodológicos), as diretrizes, o plano de ação, por isso, é imprescindível que seja um documento vivo, que atenda às necessidades da comunidade, que todos participem de forma consciente, responsável e crítica, definindo e organizando ações indispensáveis ao processo de ensino e aprendizagem. Portanto, visando uma aprendizagem de todos os sujeitos, o PPP deve contemplar ações que desenvolvam também de forma valorizada, a Educação Especial que durante longos anos, esteve de maneira substitutiva ao ensino comum, sendo realizada num sistema paralelo de ensino. Então, para que o PPP seja um documento realmente orientador, ele deverá atender prioritariamente, todas as questões levantadas em seu diagnóstico, sejam as questões administrativas, estruturais, sejam as questões pedagógicas e principalmente, o tipo de clientela inserida na instituição.

KUPFER, M. C. M. Duas notas sobre a inclusão escolar. In: Escritos da criança. Porto Alegre: Centro Lydia Coriat, 2001, nº 6, p.71-81.

PORTELA, Adéli Luiza e ATTA, Dilza Maria Andrade. A dimensão pedagógica da gestão da educação. In: RODRIGUES, Maristela Marques, GIÁCIO, Mônica (orgs.). PRASEM III. Guia de consulta. Brasília. FUNDESCOLA. MEC. 2001, p. 119-158.