Sabemos que é extremamente lucrativo investir na bolsa se soubermos fazê-lo com inteligência. Aqueles que não sabem de nada e tem preguiça de se informarem, tendem a perder dinheiro. Mas no mercado de ações brasileiro, o investidor competente possui uma grande vantagem em suas mãos: o Brasil tem um potencial de crescimento enorme.

Enquanto ainda é possível ganhar dinheiro em bolsas estrangeiras de países muito desenvolvidos como as de Nova Iorque e a do Japão, investimentos em países de terceiro costumam possuir um potencial de crescimento mais previsível e seguro. Ou seja, enquanto um Japão da vida tem hoje dificuldades para crescer porque o país já é um gigante econômico, o Brasil tem muito o que crescer pela frente, afinal, ele ainda é um país de terceiro mundo, um emergente.

Por isso que eu digo que quando você vai comprar ações da Bovespa, você estará nada mais nada menos do que investindo no Brasil.

Quer um exemplo diferente?

Pense assim, se você quiser retornos maiores em seus investimentos e por isso decidiu investir na China, a probabilidade do seu retorno ser muito satisfatório é bastante alta. Isso se deve ao fator de estagnação econômica dos países desenvolvidos e da terceirização de serviços para lugares mais baratos.

Por exemplo, uma enorme parcela de todas as coisas eletrônicas, falsificadas ou não, são feitas na China pois a mão de obra é ridiculamente barata. Com isso, a indústria chinesa vai crescendo e crescendo. Aí o investidor chinês, que já investe em ações de empresas do seu próprio país, faz muito dinheiro. Aos poucos as notícias se espalham e logo pessoas de outros países decidem investir na China também.

Mas felizmente não é só a terra do Jackie Chan que oferece enormes retornos financeiros para um investidor do mercado de ações. Existem outros países emergentes com potencial enorme de crescimento, entre eles estão a Rússia, a Índia e é claro, o Brasil.

O ponto positivo disso tudo é que além da possibilidade de retornos maiores, a tendência econômica do país para o longo prazo é brilhante. Por isso será muito difícil perder dinheiro no longo prazo investindo em ações com ótimos fundamentos de empresas brasileiras de qualidade. A tendência natural para o futuro é a de alta.

Portanto, se você quiser saber como investir na bolsa de valores, saiba que além de todas as vantagens dos investimentos da renda variável em relação à renda fixa, existem fatores econômicos externos e internos que fazem com que o Brasil naturalmente atraia capital estrangeiro e consequentemente, valorize os seus investimentos no mercado de ações.