Os políticos tem conduzido a nação, de forma que sua população acaba acreditando que somos grandes, e estamos no caminho certo, devagar mas indo em frente.

 O brasileiro precisa entender que tudo que ele vê e ouve, representa o que ele é. Tudo o que se assiste na televisão, ou ouve no rádio ou navegando pela internet, sobre a sua cidade, estado ou pais, nada mais é, do que uma amostra, que representa o que é aquela sociedade que ele faz parte.

  Quando se mostra aquele cidadão roubando, enganando, atropelando, ou matando outro cidadão, esta mostrando como é a sociedade que pertencemos. Nós somos isso.

  Infelizmente a formação/educação de pessoas mau caráter, e outros tipos sem escrúpulos estão prevalecendo, e a ascensão desses espertos na sociedade é alarmante.

   Os políticos são a maior prova de que os valores morais estão em decadência no pais, pois eles são responsáveis pelos maiores roubos, através da partilha que fazem com as verbas do orçamento, que se transformam em obras super faturadas e junto com empresários e outros laranjas, fazem a festa.

  Podemos dizer que quem votou para esses tipos são corresponsáveis, mas com certeza, ninguém admite ou assume que cometeu um erro, ou que vai fazer algo para mudar. Esses políticos/bandidos são os membros dos poderes executivo e legislativo.

  Quando você olha para o lado para ver como estão outros membros importantes dessa sociedade, você percebe que temos também médicos pedofilos, estupradores, falsários etc. E ainda temos uma porção de juízes presos, e outros tantos sendo julgado, pois de onde deveria vir a justiça, esta vindo a venda de sentença, desvio de dinheiro público e favorecimento aos amigos, etc. Esses juízes/bandidos são os membros do poder judiciário.

  Até a polícia que deveria nos proteger, vive dando provas que esta cheia de bandidos, e que os comandantes não tem o controle da tropa. Se organizaram montando um poder paralelo, e com seus esquadrões da morte desafiam todas as autoridades desse pais.

    A imprensa controla e varre muita sujeira para debaixo do tapete, e de certo modo como são concessão fazem muito barulho, mas são parciais quando o assunto envolve políticos e juízes, autoridades que compõe os três poderes, de modo que o assunto logo é deixado de lado, ou não tem divulgação.  

  E o cidadão comum, também não é santo, assim como os seus governantes, muitos, não todos, claro, gostam de levar vantagem, trabalhar pouco, ou ser desleixado no que faz. E tem uma parcela que vive na miséria, sem nenhuma ajuda eficaz para reverter a situação, e acabam criando novas gerações sem escola, valores morais ou sociais, e que vão para as ruas onde conhecerão as drogas e a vida fácil do crime.

  Provavelmente é desse meio que sai boa parte do famoso de menor, que mata sem dó ou piedade, por absoluta falta de valores morais ou noção de educação, civilidade ou qualquer outro valor moral de quem vive em uma sociedade. 

  Outros bandidos de níveis sociais mais alto, e que são mais espertos, vão ser traficantes, comandar roubos e assaltos, e matar quem ousar impedir. 

  A vida perdeu o valor, esses bandidos atiram na nossa cabeça, ou de nossos filhos, netos, amigos, conhecidos ou desconhecidos, com a mesma consciência de quem antigamente xingava para atingir o seu desafeto.

   Nas classes mais altas estão os famosos colarinhos branco, e é ai que se movimenta fortunas em sonegação, contrabando, trafico, etc.

  Quebrar essa engrenagem não é fácil, e tem cada vez menos gente do lado do bem, seja em número, ou mostrando a cara para enfrentar esse mal. 

  E quem segue o lado do bem não tem vida fácil, é muito dura a vida do brasileiro que para garantir o seu salário, que na maioria das vezes não corresponde ao teu desempenho, depende do transporte público, e mesmo acordando de madrugada é obrigado e usar ônibus, trens e metrô super lotado, e tem que ter habilidade para desviar de estupradores, assaltantes e outros tipos de criminosos, que muitas vezes estão nas ruas com o aval do estado. Essa aventura acontece para ir e voltar, e muitos usam mais de uma condução e partem para uma segunda jornada, que é a de conseguir estudar a noite. Infeliz daquele que tem que usar uma escola pública, a maioria esta caindo aos pedaços e com professores com péssimo salario, e motivação igual. E nesse ambiente, sempre tem um traficante de plantão, pronto para te oferecer a maldita droga, para te levantar o astral que a vida insiste em jogar para baixo.

  E como brasileiro temos que ter fé, pois se precisarmos cuidar da saúde, vamos descobrir que atualmente estão destruindo os poucos hospitais e pronto socorros que poderiam nos atender com um mínimo de dignidade. A impressão que fica, é de que os governantes estão unidos com o propósito de destruir a rede pública de saúde, para sensibilizar a opinião pública e criarem novas receitas/impostos para salvar essa área. Se muitos estão internados em situações humilhantes, sem atendimento, ou morrendo por falta de atendimento, não importa, eles tem que agir assim para conseguir mais recursos. E ninguém aparece para prestar contas, e a imprensa noticia o caos, como quem lê um livro chato. 

  Com essa pesada e desgastante rotina, fica quase impossível acompanhar o que acontece com o seu vizinho, imagine então acompanhar o que fazem os políticos federais, estaduais e os da sua cidade. Para boa parte dessa gente, é muito bom você ter essa vida.

  Obviamente a vida não é feitas só com essas coisas ruins, temos momentos felizes e que nos recompensam, e nos motiva a seguir adiante. Mas, não podemos deixar o mal vencer, temos que fazer a nossa parte, dar a nossa contribuição, deixar um legado melhor para as futuras gerações.

  Hoje cada partido político, tem seus caciques, que comandam os seus candidatos que foram eleitos, como se eles fossem funcionários de uma empresa, sejam eles presidentes, governadores, senadores, deputados, prefeitos ou vereadores, e obviamente essa empresa tem que dar lucro. Para eles, claro.

  E nós, pacato cidadão, somos os escolhidos, para conduzi-los aos cargos públicos de acordo com a lei. Para isso, montam um clima festivo, motivam as pessoas, de modo que se sintam poderosas com o seu direito ao poder de voto. E não vão perder esse voto, vão escolher alguém que o represente com dignidade. E os candidatos são muitos, tem para todos os gostos. Sério, palhaço, médico, advogado, operário, evangélico, empresário, agricultor, situação, oposição, contra tudo, etc.

  Agora, o que não falam, e você não percebe, é que todos são farinha do mesmo saco, pode não parecer, e alguns, garantem e acreditam que não são, mas todos devem obediência aos caciques que comandam os partidos. Aquela liberdade e discursos inflamados a favor dos pobres e oprimidos, só serve, e é permitido na campanha. Terminado a campanha, os eleitos vão trabalhar para arrecadar dinheiro para o partido e seus aliados. Quem se rebelar, e partir para atender o pobre cidadão, contrariando os caciques, perdem poder e a vaga de candidato. Ou seja, assim como na empresa, se não cumprir as ordens do patrão, a demissão é certa.

  Manifestações de protesto não são suficientes, e é muito difícil mobilizar e organizar a população, e também precisa do apoio da imprensa para divulgar, e se for contra os seus interesses, ela acaba ignorando ou diminuindo a importância do evento.

  A única arma que o cidadão tem é o voto, e fazem de tudo, para que o cidadão compareça, e vote. Muitas são as campanhas para que não se desperdice o voto. Fazem questão que seu voto seja direcionado a algum candidato, pois temem, mas realmente os políticos tem um verdadeiro horror, mas muito medo mesmo, que você chegue a conclusão de que nenhum candidato merece o seu poderoso voto, e você não vai votar em ninguém, vai anular.

  Pois é meu amigo, com essa decisão simples, e legal, é um direito seu, você deixara de colocar os políticos para fazer o que eles adoram, que é tomar conta da fortuna que se arrecada em impostos.

  Esse desastre, para os políticos e para quem manipula a imprensa, não dará margens para teorias, ou manobras que minimizem a tragédia. Terão que admitir que a maioria do povo brasileiro deu um basta nessa bagunça, chega de enganação, que se reveja o que a sociedade realmente quer, e se trabalhe para atender. Discursos não nos interessam, queremos que criminosos de todos os tipos sejam presos, que políticos e funcionários públicos devolvam o que roubaram e que paguem por seus crimes, queremos que menores, ou os responsáveis por eles, também cumpram penas por seus crimes, queremos uma sociedade mais justa e com mais gente honesta.

   Como podem ver, todos unidos com essa ideia, e podemos contribuir com pouco ou nenhum esforço, para mudar essa nação, dar uma chance as futuras gerações. Só o poder do seu voto muda o quadro existente. Use o seu direito de dizer, que o que estão te apresentando, não te atende.  No seu dia a dia você escolhe muitas coisa que são do seu gosto, e não as que são impostas, ou porque outros gostam. Pode acreditar, isso é possível. Lembre-se, com o voto que você dá a um candidato, você esta autorizando a continuidade, anulando seu voto, você esta interrompendo essa ciranda inescrupulosa, e dando uma chance a um futuro melhor.