O PODER TRANSFORMADOR DO EVANGELHO DE CRISTO JESUS

 

 

Adriana de Souza Coimbra Santos

Este artigo trata de um dos assuntos mais polêmicos da atualidade, o Evangelho; discutiremos as propostas do sistema governamental no combate a decadência humana; e de como a sociedade vem enfrentado problemas com as mazelas sociais, as quais incluem uso de entorpecentes e excesso de álcool, o que gera as mais variadas conseqüências, como criminalidade, prostituição excessiva, assassinatos, acidentes no trânsito e etc. Colocaremos em debate o que o Evangelho de Jesus Cristo tem contribuído na regeneração de milhares de indivíduos, da qual eu faço parte.

Palavras-chave: Evangelho. Sistema Governamental. Mazelas.

  1. 1.      Introdução

A sociedade de um modo geral vem ao longo da história perdendo valores. Mas o que se entende por valores? Isso é subjetivo nas diversas culturas, na própria religião e no pessoal, o que de repente para uns é o “certo”, “correto” para outros pode ser temas divergentes. Mas o que nos interessa como debate em questão, é a deterioração humana. Nesse estágio, a criatura encontra-se em declínio e decadência...  Essa eversão, quando ocorre é claramente detectado e pode acontecer em qualquer nível social. Ninguém está imune a passar por algo semelhante:

                                                                                                                     

FONTE: Baco de imagens do Google.

  1. 2.      O papel da Sociedade, das Autoridades e do Sistema no resgate das mazelas sociais.

A sociedade tem mobilizado ações governamentais e filantrópicas sem sucesso. Os efeitos dessas ações são imediatistas, paliativas, mas que na realidade não modificam os índices, que só crescem, de uma sociedade que não prospera em ética, educação, saúde e moral. Veja os índices a Baixo:

INDICADORES

                                   BRASIL

Violência Doméstica

86,57% sofrem VD onde 51 4% são mulheres e o restante são crianças, adolescentes e idosos. Fonte: UNICAMP.

Divórcios

A pesquisa mostra um recorde no número de divórcios no Brasil. 40% ao ano, diz IBGE (último censo).

Dependência Química

O Brasil tem hoje cerca de 1,2 milhões de usuários de crack, um número equivalente à população de Goiânia. Com base em dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Suicídio

O país é hoje o 10º do mundo onde mais acontecem casos de suicídio, é o que aponta o pesquisador Neury Botega, professor do departamento de psiquiatria da UNICAMP.

Crimes

No mundo, a taxa média de homicídios é de 6,2 para cada 100 mil pessoas, mas o sul da África e a América Central têm taxas quatro vezes maiores. (BBC Brasil)

  FONTE: Dados da pesquisa

Segundo o Site BBC Brasil (10 abril 2014), a América Latina se manteve como a região que concentra os países com o maior índice de mortes violentas por homicídio e armas de fogo do mundo, segundo relatório da Organização das Nações Unidas. Embora não esteja no topo da lista, que compara o índice de homicídios em relação ao conjunto da população, o Brasil concentra isoladamente o maior número de casos. Em 2012, 50.108 pessoas foram vítimas de homicídio no país, ou uma taxa de 25,2 mortos para cada 100 mil habitantes. O estudo, elaborado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e baseado em dados oficiais disponíveis até 2012, aponta que 157 mil homicídios ocorreram nas Américas, ou 36% do total mundial, com países latino-americanos na liderança da lista. No mundo, a taxa média de homicídios é de 6,2 para cada 100 mil pessoas, mas o sul da África e a América Central têm taxas quatro vezes maiores.

Segundo o relatório, a maior parte das vítimas de homicídios são menores de 30 anos. A maioria dos casos ocorrem em áreas urbanas.

O levantamento chama atenção para fatores de risco como o uso de drogas e álcool e a disponibilidade de armas. Apesar de homens serem as maiores vítimas de homicídios, em contextos familiares as mulheres são as que mais morrem. O estudo ressalta a necessidade de políticas públicas de prevenção, assim como pede um maior esforço para investigar crimes, processar e punir os culpados.

O relatório define homicídio como a ação de matar alguém intencionalmente. As estatísticas não incluem mortes causadas por guerras, suicídios, homicídios não-intencionais nem mortes “justificáveis”, como aquelas previstas na polêmica lei americana de autodefesa.

                                                             

  1. 3.      A confirmação do poder transformador do Evangelho.

     “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16

3.1 Deus tem modificado realidades:

             O homem é projeto de Deus, mas o pecado (originado de Adão e Eva) tem distanciado a criatura do seu criador. Deus abomina o pecado, não porque pode atingi-lo, mas porque trás conseqüências terríveis para o ser humano, Deus esta muito acima do pecado, nada pode atingir a Deus, nem nossas palavras, nem gestos e nem decisões, porém, nós estamos correndo sérios riscos quando cometemos algo que transgride padrões estabelecidos e concretizados por Deus.

          Ele nos ama e só quer que vivamos bem, em comunhão com ele, fazendo as coisas conforme o normal, mas infelizmente temos a mania de distorcer as coisas, ficamos entediados com rotinas e o resultado, é a ilusão e a morte sem Deus.

            Conheço pessoas que foram transformadas pelo poder de Jesus, pessoas que viviam a margem da sociedade, mas que um dia resolveram dar uma oportunidade para que o Evangelho invadisse sua alma; conheço alguém que nem mesmo essa pessoa acreditava que houvesse solução para sua vida, ela tinha feito muitas coisas erradas, e imaginava que não tinha como voltar atrás e deixar de cometer as atrocidades. Mais um dia Jesus falou para ela: vinde a mim todos vós que estais cassados e sobrecarregados e eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas. Isso esta escrito lá no Evangelho segundo escreveu Mateus capítulo 11 e versículo 28-29. Ao ouvir esse versículo, ela resolveu mudar de vida, foi resgatada do mundo das drogas, do álcool, da prostituição e muito mais; e assim tem ocorrido na vida de milhares de brasileiros, querendo ou não admitir, a igreja é o único lugar que realmente consegue em 80% dos casos a regeneração. Porque é lá que acontece o encontro da criatura com o criador.

            Independente de crer ou não, isso é fato, com dados de pesquisas comprovados; quem não conhece alguém que tenha mudado de vida após se entregar para Deus? 99,9 das pessoas que forem indagadas sobre isso, responderão que conhecem.

  1. 4.      Onde estão os evangélicos no Brasil?

De acordo com os dados do Censo 2010 do IBGE, os evangélicos passaram de 17% da população brasileira em 2000 para 22,3% em 2012, como mostrado na tabela abaixo:

4.1 Como alcançar a providência de Deus?

“Se, pois, o Filho vos libertar verdadeiramente, sereis livres.” João 8:36

            Para que o indivíduo alcance a misericórdia de Deus e consiga ser uma nova criatura em Cristo Jesus, esse tem de querer, pois Deus não é ditador. A sua misericórdia dura de geração a geração, mas o mesmo deu ao homem, o direito de escolha. As decisões são soberanas. Deus age na vontade e no momento em que essa criatura declara que deseja a intervenção divina, então esta a terá.

Jesus convida todo aquele que está cansado e sobrecarregado para entregar o fardo: temores, preocupações, decepções e frustrações que ele se encarregará de mudar o quadro e escrever uma nova história de sucesso e superação.  É fácil? Não é. Mas a partir do momento que o individuo confessa a Deus, é como a letra de uma música, que diz. Você mais Deus, são maioria. Em Romanos 10:9 está escrito: A saber: se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, Serás salvo.

Fonte: banco de imagens do Google

Adriana de Souza Coimbra Santos é Tecnóloga em Análises e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFPA-Campus de Itaituba-Pará, 2013; Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior na Faculdade de Itaituba-Pará, 2014.

REFERENCIAS

 

BÍBLIA SAGRADA. Versão Revista e Corrigida: tradução João Ferreira de Almeida. São Paulo: SP, 2006. 

Site BBC Brasil, disponível em:    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/04/140410_homicidi_onu_mm

Blog Evangelização, disponível em:

www.evangelizacao.blog.br/quem-sao-os-evangelicos-quantos-sao-e-onde-estao-no-brasil.aspx