Lição ? 4
O PODER IRRESISTIVEL DA COMUNHÃO NA IGREJA

Objetivos
Definir o termo comunhão
Reconhecer a necessidade da verdadeira comunhão
Saber que através da unidade a obra de Deus prospera.


INTRODUÇÃO
Estamos diante de uma característica exclusiva do povo de Deus, iremos tratar da comunhão na Igreja, tenho certeza que muitos servos de Deus serão curados, pessoas serão saradas com esta revista. Tenho certeza que pessoas vão ter seu amor ao próximo renovado, fortalecido, quando descobrirem e alimentar-se desse estudo, pois é através do estudo que descobrimos as riquezas que recebemos em Cristo Jesus, e uma dessas riquezas é a comunhão, na Igreja local e na Igreja invisível, ou seja, é ter comunhão com um irmão que conheço e ter comunhão com um irmão de uma nação que não conheço, contudo, somos unidos no amor de Cristo, na pessoa do Espírito Santo, fazendo de todos, um só corpo. (Rm 12.15, 1 Co 10.17; 12)

"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio" Ef 2.14.

A COMUNHÃO DOS SANTOS
A comunhão na Igreja de Cristo não é fenômeno social;
A comunhão é resultado da ação individual e coletiva sobre os cristãos (Ef 2.19);
A comunhão em Cristo Jesus ultrapassa os limites da cultura, etinias, posição social, valores econômicos, intelectualidade, analfabetismo e etc.
A comunhão em Cristo é ruptura com os preconceitos humanos e vai muito alem do que podemos imaginar.
A comunhão em Cristo é um bem que todo cristão deve compartilhar.

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado". 1 Jo 1.7

Mas, o que é Comunhão?
"É o vinculo de unidade fraternal mantida pelo Espírito Santo e que leva os cristãos a se sentirem um só corpo em Jesus Cristo" (definição Teológica);

Definição do Minidicionário ? Soares Amora
Comunhão é administrar, participar ou receber os sacramentos (Corpo e Sangue de Jesus).

Em outras palavras, comunhão é uma palavra própria do meio cristão, pois participam de um só corpo, um só batismo, um só Espírito, um só Senhor, uma só fé, um só propósito, uma só esperança, um só Deus e Pai de todos. (Ef 4.4-6).

Comunhão é caminhar junto e em união.

Comunhão é uma palavra que pode significar muito mais do que acima foi citado, pois esta comunhão é fruto do Espírito Santo, quem tem comunhão participar do Amor de Deus ? Ágape.

A comunhão é o caminho para A unidade do Corpo de Cristo.

É através da comunhão que podemos falar de unidade, pois esta inexiste sem aquela. Este é de fato um grande mistério, que Paulo compreendeu e nos repassou para que experimentemos como Igreja de Cristo (Ef 4.1-7).

Somente pelo Espírito Santo podemos entender a união de várias nações, com várias culturas, com tradições humanas milenares podem se unirem com um único objetivo e se tratarem como irmãos.

Esta unidade o mundo não a conhece e nem a compreende, porque é gerada dentro dos servos de Deus pelo o Espírito Santo que habita em nós (Jo 14.17).

Mas, porque tantas culturas são mudadas, tradições quebradas, valores que outrora eram tidos como verdadeiros se tornam falsos, valores antigos que se tornam insignificantes, pontos de vistas totalmente mudados, e pessoas que outrora tinham um posicionamento mudam completamente? São transformações necessárias para que haja a unidade do Corpo de Cristo, isso acontece por que o Evangelho é ruptura severa com as tradições dos homens, leia e medite na parábola de Lc 5.36 -39, precisamos romper com as coisas que os impede de estarmos mais unidos como um só corpo em Cristo Jesus (1 Co 12.12-27).

Somos um no Calvário ? Ef 2.10.

Ser participante desta união significa compartilhar da alegria e da dor do meu irmão, é caminhar junto com ele e está unido a ele; caminhar junto com alguém nem sempre significa estar unido a esse alguém. Mas, a verdadeira união compartilha dos mesmos sentimentos; não é aparente; vai além.

Esta comunhão na Igreja agrada a Deus.
Porque esta comunhão agrada a Deus?
É da vontade de Deus que seu povo permaneça unido ? 1 Co 1.10;
Reflete o amor de Deus em Cristo Jesus ? 2 Co 5.14;
Sabendo que esta comunhão agrada a Deus; O Senhor Jesus roga a Deus que mantenha os discípulos unidos ? Jo 17.11;
A unidade é o vínculo da paz ? Ef 4.3.

Uma casa divida não prospera ? Lc 11.17.

Continue lendo http://espadaflamejante.blogspot.com/

Alan Fabiano.