Sabendo quem você é e o que você realmente quer para sua vida, ou seja, o autoconhecimento, potencializa e muito seus resultados positivos. Quando você se predispõe a reconhecer suas habilidades bem como as sua inabilidades, o nível de comprometimento aumenta extraordinariamente, afinal, você começa a enxergar que só depende de você para realizar aquilo que quer.

Quem eu sou é uma pergunta que você deve fazer a você mesmo e responder, diga a você mesmo quem você é, afirmando suas habilidades, qualidades e defeitos, sem medo e sendo extremamente sincero, porque se não for estará enganando a você mesmo.

Se conhecer faz parte do desenvolvimento do empreendedor, é necessário, o desenvolvimento pessoal sempre deve estar aliado ao seu crescimento profissional, isso lhe trará equilíbrio emocional e controle da situação, pois estará muito bem resolvido e sabendo exatamente o que quer.

Nada irá te atrapalhar, tirar seu foco ou atenção a não ser que seja realmente relevante. É assim que se comportam empreendedores de sucesso, eles primeiro se conhecem para depois implementar em seus negócios os valores que acredita, criando assim uma empresa sólida e de projeções altamente lucrativas.

Pense e reflita, quem é você? O que você faz que os outros não fazem tão bem? Qual sua principal habilidade? Qual seu maior defeito? Quais os defeitos e habilidades secundárias que podem trazer benefícios ou não ao seu negócio?

Responder essas entre tantas outras perguntas é fundamental para que o seu negócio seja antes mesmo de abrir, um grande sucesso, porque estará trabalhando com o que acredita, com paixão e vontade de fazer acontecer. É você que esta la, não somente um negócio, não somente uma loja ou um café, não é um prédio somente que você trabalha, é você e seu sonho bem ali concretizado.

Só para esclarecer, quando falo de defeitos não quero dizer que sejam realmente, pois o defeito depende muito do ponto de vista, o que é para mim pode não ser para você, portanto relacione aquilo que você acha que é, e não o que os outros acham ou dizem que são.

Esse processo de autoconhecimento pode ser demorado e demanda muita paciência por parte do empreendedor, ele leva a vida inteira, e temos sempre que estar de mentes abertas para novos conceitos, crenças e valores, portanto, estar ciente de quem somos nos trará a tranquilidade na hora de sabermos que queremos ser.

Outro benefício é que você terá um negócio totalmente de acordo com suas ideias, pontos de vistas e valores, sendo assim, o seu comprometimento e a sua vontade de vencer será muito maior. Não será somente pelo dinheiro, será porque acredita em algo, quer ajudar de alguma forma outras pessoas que necessitem de seus serviços e produtos, não que ganhar dinheiro é ruim, muito pelo contrário, mas você não concorda que seria muito melhor ganhar dinheiro sabendo que é de acordo com seus valores, ideais e crenças?

Pare um pouco, relaxe da correria diária e tire um tempo para pensar em quem você é, o que pode oferecer e como irá fazer isso. Eu posso dizer por experiência própria que se conhecer é a melhor estratégia para o sucesso nos negócios, porque o seu conhecimento a respeito de você mesmo te fornece as condições necessárias para a criação de uma gestão própria de negócio, um negócio com a sua cara, diferente dos demais.

Mais uma vez vou pedir para você pegar um papel e uma caneta e responder as seguinte perguntas: Como você se vê daqui a 1 ano? E a daqui 5 anos? 10 anos? 20 anos? Responda uma por uma, depois reflita e veja se o que esta fazendo agora te proporcionará aquilo que escreveu a poucos minutos atrás. Se não, esta na hora de começar a mudar de ideia e traçar novos planos.

Evite ser infeliz em um negócio que você mesmo criou, é por esse motivo que vemos tantas pessoas fechando as portas de seus estabelecimentos e dizendo que ter um negócio é só dor de cabeça… Quando seu foco esta somente no dinheiro, você pode estar ganhando milhões por mês, mas tudo que chega a suas mãos para resolver é dor de cabeça, problema.

Quando seu negócio esta alinhando a você, esta de acordo com o que realmente acredita, os problemas também surgem e isso não tem como não acontecer, mas o seu olhar é diferente, ao invés de problema ou dor de cabeça são obstáculos que estão ali apenas para serem superados, e como sabemos obstáculos são construído por nós mesmo e sendo assim, nós mesmo temos e podemos supera-los.

Espero que tenha sido de agrande ajuda e transformação esse artigo, comente e deixe sua opinião sobre.

Um forte abraço e sucesso sempre!

Cleber Pelarin

- See more at: http://semanaglobalonline.com.br/blog/o-poder-autoconhecimento-para-os-negocios/#sthash.j0pwdBhE.dpuf