Todos os dias no ambiente em que ensino  deparo-me com as seguintes situações: Um adolescente na hora do intervalo, com uma laranja na mão que ganhara da merenda escolar, a lança com bastante força a fim de atingir outro colega que estava de costas para o agressor. Atingido, o menino vira-se e não consegue mais enxergar quem foi, porque devido à pancada na cabeça acabou desmaiando. O menino agredido foi socorrido, recuperou-se da pancada, mas acabou desistindo de estudar naquela escola.

    Em outra situação uma adolescente com um estilete em mãos, que utilizava para fazer a ponta do lápis discute com outra colega de sala, por motivos de diferenças de opiniões. Elas se desentendem e a personagem principal dessa história utilizou o estilete que era seu material pedagógico para cortar o rosto da outra menina até ninguém mais enxergá-lo, por causa do sangue que acabou o cobrindo todo.

    Onde é essa escola? Qual o nome dela? Qual o município responsável? Ou é escola privada? E por acaso importa saber, as respostas dessas perguntas? Claro que não! Essa é a realidade de quase todas as escolas desse país, que sem perceber acabam formando futuros assassinos e vítimas da violência desenvolvida desde os tempos escolares.

    Ponho-me agora na posição de educador para fazer um apelo a todas àquelas pessoas comprometidas realmente com a paz universal e com a perpetuação da espécie humana. Afirmo isto porque se continuarmos nesse contexto, acabaremos conosco e com os nossos descendentes também. Pais, professores, políticos, empresários, religiosos, e todas as pessoas participantes dessa sociedade ouçam meu recado, por favor! Não deixem que esse sistema alienador e incapacitador de mentes humanas, enxertem em seus filhos, um soldado da violência, mas que nós formemos neles verdadeiros cidadãos capazes de fazer ciência para o bem e de transformar essa realidade que muito me preocupa. O que você prefere? Que seu filho seja um “vilão” utilizando uma caneta para escrever uma redação pedindo “paz” ou que utilize um “estilete” para ser o “heroi” desse sistema destruidor? Pense nisso e lembre-se de que: "O mundo gira porque somos seres que necessitamos de constante transformação! E o pior é que somos seres filosoficamente parados! A educação é lenta, mas é a única coisa que ainda acredito que pode transformar a humanidade!"

 

Jamerson Kleber França da Silva