O Poder das Palavras.
Texto: Tiago 3:2 ? "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo."

Palavra é a forma que usamos para nos comunicar com outras pessoas que estão ou são do nosso meio. Através dela dizemos o que pensamos ou queremos. Quando mal aplicada, ferimos e até matamos espiritualmente o ouvinte. Mais do que qualquer ato ou ação, a palavra é um bálsamo ou um veneno para espírito. O exemplo disso está no fato de quando somos feridos, não nos lembrarmos das coisas boas que aconteceram, mas deixamos aflorar o sentimento que nos aflige, e muitas vezes usamos palavras que irá nos trazer arrependimento e conseqüências desagradáveis. Tudo que falamos ou deixamos de falar é importante. Palavras mal faladas incluem mexericos, desprezo pelas pessoas, vanglória, manipulações, falsos ensinos, exageros, reclamações, lisonjas e mentiras. Para falarmos adequadamente, devemos refletir, e nos perguntar: "O que vou dizer é verdade?"; "É necessário?"; "É gentil?"; " Vai edificar?"; etc. Vamos abordar quatro tipos de palavras mais comuns. Os dois primeiros nós devemos imitar e, os dois últimos devemos evitar.

 1 ? As palavras controladas ? é quando adquirimos o hábito de pensar antes de falar, fazendo uma auto-avaliação das conseqüências futuras daquilo que será dito. Muitas vezes ou até mesmo na maioria das situações o silêncio é a melhor resposta. Aquele que consegue controlar a sua língua, esse têm conselhos sábios para os que o procuram.
 Pv 10:19 - Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.

 Pv 11:12,13 ? 12 O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado. 13 O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.

 Pv 12:16 ? A ira do insensato se conhece no mesmo dia, mas o prudente encobre a afronta.

 Pv 13:3 ? O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói.

 Pv 15:1,4e28 ? 1 A RESPOSTA branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. 4 A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito. 28 O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más.

 Pv 16:23 ? O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o ensino dos seus lábios.

 Pv 17:14,27 ? 14 Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão. 27 O que possui o conhecimento guarda as suas palavras, e o homem de entendimento é de precioso espírito.

 Pv 17:28 ? Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.

 Pv 21:23 ? O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.

 Pv 24:26 ? Beijados serão os lábios do que responde com palavras retas.

 2 ? As palavras cuidadosas ? é falar a verdade, observando as palavras que serão usadas, para que sejam edificantes e encorajadoras.
 Pv 10:32 ? Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, só perversidades.

 Pv 12:18 ? Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.

 Pv 12:25 ? A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.

 Pv 15:23 ? O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo!

 Pv 16:24 ? As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos.

 Pv 25:15 ? Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos.

 Pv 27:9 ? O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial.
 3 ? As palavras enganadoras ? pessoas que se utilizam desse tipo de padrão, são geralmente eloqüentes, cheio de motivações erradas, gostam de mexericos, de calúnia e querem distorcer a Verdade.
 Pv 6:12~14 ? 12 O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida. 13 Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos. 14 Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas.

 Pv 8:13 - O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.

 Pv 16:28 - O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos.

 Pv 18:8 - As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre.

 Pv 25:18 - Martelo, espada e flecha aguda é o homem que profere falso testemunho contra o seu próximo.

 Pv 26:20 - Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda. 21 Como o carvão para as brasas, e a lenha para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas. 22 As palavras do intrigante são como doces bocados; elas descem ao mais íntimo do ventre. 23 Como o caco de vaso coberto de escórias de prata, assim são os lábios ardentes com o coração maligno. 24 Aquele que odeia dissimula com seus lábios, mas no seu íntimo encobre o engano; 25 Quando te suplicar com voz suave não te fies nele, porque abriga sete abominações no seu coração, 26 Cujo ódio se encobre com engano, a sua maldade será exposta perante a congregação. 27 O que cava uma cova cairá nela; e o que revolve a pedra, esta voltará sobre ele. 28 A língua falsa odeia aos que ela fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína.

 4 ? As palavras descuidadas ? são proferidas por pessoas que amam a mentira, maldizentes, cheios de ódio, e querem levar outros à rebelião e à destruição.
 Pv 10:18 ? O que encobre o ódio tem lábios falsos, e o que divulga má fama é um insensato. 32 Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, só perversidades.

 Pv 11:9 ? O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento.

 Pv 12:16 ? A ira do insensato se conhece no mesmo dia, mas o prudente encobre a afronta. 18 Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.

 Pv 15:4 ? A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.

 Pv 17:9 ? Aquele que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que revolve o assunto separa os maiores amigos. 14 Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão. 19 O que ama a transgressão ama a contenda; o que exalta a sua porta busca a ruína.

 Pv 20:19 ? O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios.

 Pv 25:23 ? O vento norte afugenta a chuva, e a face irada, a língua fingida.


Para refletir: Quem está motivando a sua fala?


Deus:
o Pureza
o Paz
o Consideração pelos outros
o Submissão
o Misericórdia
o Sinceridade
o Bondade
Satanás:
o Preocupação e desejos terrenos
o Pensamentos e idéias não espiritual
o Desordem
o Males
o Amargo ciúme
o Ambição egoísta



e-mail: [email protected] Pra Missionária Albanita Abreu