O PODER DA VIDA E O AUTOGERENCIAMENTO VIVENCIAL



Introdução:

Em nosso processo de transformação, aprendemos a cultivar ressentimentos, mágoas, decepções, frustrações, acreditando que, dessa maneira, se alterarão as situações em que estamos inseridos.
Uma das funções da força da vida é nos mostrar que o mais importante não é o conteúdo da mágoa, das decepções, das frustrações, enfim, o que elas representam; mas o tempo psicológico dedicado a elas. Tempo esse que, quanto mais longo for, mais nos aprisionará a um acontecimento doloroso.
Quanto mais tempo dedicarmos a elas, mais profundas e pesadas irão ficar dentro de nós.E maior será o seu poder para nos destruir, nos conduzindo, inevitavelmente , a um desequilíbrio físico, psicológico e energético.
Portanto, devemos aceitar o que já aconteceu, como fato irremediavelmente consumado, buscando, por outro lado, uma nova maneira de viver.
Se as explicações ou justificativas que encontramos para os nossos sofrimentos, o evitassem; estaríamos no caminho certo. Como isso não acontece, precisamos aprender a reagir aos estímulos externos de maneira adequada.
Origem da força da vida nos humanos:

O espermatozóide, ao penetrar no óvulo, produz uma nova vida que passa a ter a sua própria força que é diferente das que a originaram, com características próprias e individuais.
É essa nova força formada naquele momento, além de mover o trem da vida de cada pessoa, irá também movê-la nessa viagem.


Desenvolvimento:

Todos nós, ao nascermos, somos possuidores de uma força que chamaremos de força da vida que, por sua vez, apresenta algumas características particulares que serão expostas a baixo.

Em relação ao possuidor:

Essa força não é positiva e nem negativa. É apenas uma força que obedecerá ao desejo do possuidor que dará a ela o sentido que ele quiser. Ela vibrará na freqüência negativa ou positiva de acordo com a lógica de vida de cada pessoa. Na realidade, são os desejos que irão determinar o sentido das nossas vidas e não a força em si.
A força da vida deve ser entendida apenas como algo que nos moverá em nossa caminhada pela vida.O sentido da nossa vida é dado por cada um de nós. A força da vida segue a lei do livre arbítrio, ou seja, cada pessoa é responsável por suas escolhas.
Na verdade, não existem brigas de forças (positiva x negativa, do bem contra o mal, etc.) e sim um conflito interno, entre a pessoa e seus desejos. É a pessoa que escolhe a maneira como irá se mover em seu processo de evolução, determinando o caminho a ser seguido, criando assim uma relação de responsabilidade com a própria vida, transferindo para si a responsabilidade pela sua história existencial.
É a lógica vivencial de cada pessoa que dará o sentido à vida. A força da vida só acompanha essa lógica. Ela não interfere em nada.É somente a pessoa que terá condições de mudar a dinâmica da própria vida, alterando a sua interação com o mundo interior e exterior. E para que isto aconteça, é imprescindível que ocorra uma mudança em sua lógica vivencial.


Em relação ao tempo e o trem da vida:

No momento em que o óvulo é fecundado, começa o processo de formação de um novo ser. Exatamente em tal momento, o trem da vida dará a partida e o tempo da vida começará a ser contado. E não importa o que façamos, o trem da vida como o seu tempo não pararão mais. Além disso, não nos esperarão nem darão marcha ré. A nossa vontade não tem força nem poder para deter- lhes a marcha. Não nos é dado, nesse caso, o livre arbítrio.
O tempo do trem da vida tem como característica não permitir ser decomposto. Não há passado ou futuro, só o presente.Não há possibilidade de o passado ser revivido, tampouco de o futuro ser imaginado. Ele acaba com qualquer ilusão, pois estará nos mostrando sempre a nossa realidade no tempo real.
A pessoa não tem nenhum poder sobre o trem da vida e o seu tempo. Não há como deter o trem nem o tempo que o acompanha. O trem da vida tem a sua própria estrada, move-se por si mesmo. Ninguém jamais o paralisará ou desviará do seu rumo.Podemos até não aceitar viver os momentos atuais, mas eles sempre virão, trazidos pelo trem da vida. Cabe a cada um de nós vivenciarmos os instantes que se sucedem em nossa vida, transformando o que é velho em novo, substituindo conhecimentos, pois o trem da vida e o seu tempo não recuam e nem deixam de se movimentar, seguindo vão sempre adiante.


Como o tempo, conforme foi dito acima, não tem passado ou futuro, só presente, o processo de autotransformação adquire as seguintes características:

- A autotransformação, nessa circunstância, significa substituir velhos conhecimentos por novos. Tal procedimento torna o processo de autotransformação mais simples e objetivo. Não dependemos da reformulação do passado para que ocorra uma mudança em nosso interior, mas do nosso posicionamento em relação ao que está acontecendo agora. O aprendizado, logo autotransformação ocorre durante a vivência da nova experiência.


- Em tais condições, as experiências vivenciais não servem como orientadoras da nossa vida. Cada momento é único e independente; não há continuidade. 

- Não é possível tratar novas experiências como se fossem antigas; temos que vivenciar cada nova experiência de forma diferente.


- Não há necessidade de se fixar no passado, numa tentativa inútil de alterar o que já aconteceu, pois, para mudar o nosso modo de vida, basta apenas viver o presente com sabedoria.

- O tempo não para, e isso nos serve de alerta para não agirmos de maneira displicente em relação à vida. Não há tempo a perder com coisas supérfluas. O essencial é fazer a nossa vida valer à pena.

- O que existe é o livre-arbítrio, não há pré-determinação. Cada acontecimento é analisado no momento de sua ocorrência e a nossa resposta será emitida em função do modo com que o interpretamos. Várias serão, portanto, as maneiras com que nos relacionaremos com o mundo.

-E finalmente, não se depende do futuro para suprir o que faltou no passado.


O trem e o tempo, nesta situação, é um caminho sem volta, sempre a nos puxar. Não há tempo para promessa, nem para recomeço.



Em relação ao tempo criado por nós, tempo psicológico, da consciência ou virtual:

- Falaremos agora sobre o trem da vida. Jamais conseguiremos criar um com características diferentes das que ele possui. Ele não sofre qualquer influência da nossa vontade. Continuará o seu caminho, mesmo que não desejemos. Não há força interior que o impeça de seguir em frente.
Já em relação ao tempo do trem da vida, podemos recriá-lo e vivê-lo psicologicamente. Ele,então, se torna virtual, psicológico, convencional ou da consciência. Como somos educados para viver em função desse tempo, é ele quem gerencia a nossa relação com o mundo interior e exterior. Ele é constituído de passado, presente e futuro. Podemos também invertê-lo, pará-lo ou determinar o jeito como desejamos vivê-lo. Temos um ilusório poder sobre o tempo, mas sobre o tempo psicológico, que nos permite reviver o passado e imaginar o futuro.

Como o tempo aqui apresenta passado, presente e futuro, o processo de autotransformação apresenta as seguintes características:

- A autotransformação, dessa vez, significa incorporar aos velhos conhecimentos novos conhecimentos. Isso torna o processo de autotransformação mais complexo, pois a mudança de vida depende da reformulação do nosso passado. A autotransformação ocorre após a vivência da nova experiência.

- Em tais condições, as experiências vivenciais servem para nos orientar em relação a novas vivências.

- Assim, tratamos as novas experiências do mesmo modo com que tratamos as antigas. Criamos verdades que bloqueiam a nossa capacidade de repensar nossas experiências. 

- Na realidade, sacrificamos grande parte do nosso presente para que o nosso futuro seja diferente. Deixamos de viver momentos da nossa vida em função da correção ou reformulação do nosso passado.

- Cada resposta apresentada a um novo acontecimento, será influenciada por acontecimentos passados. Ou melhor, cada momento presente terá dentro de si vestígios dos momentos anteriores.

- Como decorrência, a vida existirá amarrada à dor do passado.

Ex: B contém A, C contém B, logo contém A.......................Há continuidade. O passado influencia no pensamento, nas atitudes e nos comportamentos presente.

Analisemos:

Se em determinado momento da nossa vida, nos prendemos ao passado, através de um trauma, de um complexo, de uma decepção ou de uma frustração, etc., em relação ao trem da vida, o que acontecerá conosco?
Vamos lá!

Como o trem da vida não para e o seu tempo é sempre presente e real e não sofre interferência da vontade humana, não importa o que façamos conosco, interferirá na nossa viagem.
Além disso, o trem da vida se movimenta sempre em direção ao atual, ao agora, ao imediato. Ele é o tempo acontecendo. Esse é o tempo que temos para nos modificarmos, para superamos, para evoluirmos; se não o fazemos, o problema será só nosso e quem pagará o preço pela teimosia, seremos nós mesmos.


Preste atenção! Ao conectarmos o nosso tempo psicológico ao passado na tentativa de modificar algo que já aconteceu, logo imodificável; tiramos de nós a chance de aproveitar o novo e o perdemos para sempre, já que o trem da vida não para e nem dá marcha ré.


Cuidado! Ao se prender no tempo passado, passamos a gerenciar a nossa vida em função desse tempo e como o tempo real não para, o tempo de vida real que iremos deixar de viver será diretamente proporcional ao tempo psicológico ou virtual preso ao passado.
Portanto, se ficarmos anos presos ao nosso tempo psicológico passado, tentando consertá-lo ou dar-lhe um novo significado; essa atitude, em relação ao trem da vida, significará que se passaram anos da nossa vida que nós nem se quer tomamos conhecimentos. Além de não concertar esse passado nós perdemos anos do nosso presente.


Alerta! Como nós só temos poder sobre o nosso tempo psicológico, para algumas pessoas é mais fácil cultuar o tempo passado do que viver o tempo presente.
Usam a razão para justificar atitudes, comportamentos, pensamentos irracionais.


E o passado tal qual um vampiro bebe o nosso presente.

Para refletir:
Viver a vida só com os olhos no passado, significa que ficamos parados em relação ao tempo psicológico, mas em relação ao tempo do trem da vida, não. A viagem dele continua, independentemente do nosso tempo psicológico. O que deixamos de viver, jamais será vivido. O trem da vida não permite deixar para viver depois.
Cuidado! Viver o presente em função do passado produzirá em você um descompasso temporal e existencial.


Conclusão:

O grande desafio do homem é saber sincronizar o tempo real com o virtual ou psicológico, pois seremos resultados desse sincronismo. Quanto mais aproximarmos esses dois tempos, mais cientes ficamos sobre o que está acontecendo em nosso interior.
Essa tomada de consciência, além de nos ensinar a demorar o menos possível na solução de um problema, nos ajudará a aumentar o tempo entre um erro e outro.

A compreensão da importância desse sincronismo entre os dois tempos nos tornará mais cônscios dos nossos atos e das suas conseqüências, pois cada tempo tem um papel relevante em nosso desenvolvimento como pessoa.

Enfim, ao homem, nada adiantará todo o seu conhecimento, toda a sua tecnologia, toda a sua ciência, se não souber sincronizar esses dois tempos.

SER GESTOR DO NOSSO TEMPO DE VIDA É MAIS IMPORTANTE QUE ACUMULAR BENS MATERIAIS E DINHEIRO.

DEUS, PROTEJA-ME DE MIM!

"Cada pessoa carrega consigo o dom de se AUTOTRANSFORMAR. Basta QUERER e AGIR."

Eu Não ? Lulu Santos

Eu é que não vou ficar aqui parado
Esperando que o passado
Bata na minha porta
Eu é que não vou ficar aqui ligado
Esperando ser chamado
Pra atender a ligação de ontem

Eu é que não vou ficar me lamentando
Enquanto a vida vai passando
Batida rumo ao futuro
Eu é que não vou ficar aqui chorando
Por tristezas e alegrias
Que passaram como passariam

Hoje é hoje, amanhã sabe Deus
não aprende a ganhar
Quem não sabe perder
Hoje é hoje, amanhã sabe Deus
não aprende a ganhar
Quem não sabe perder

O Tempo Não Pára
Composição: Cazuza / Arnaldo Brandão
Disparo contra o sol
Sou forte, sou por acaso
Minha metralhadora cheia de mágoas
Eu sou um cara
Cansado de correr
Na direção contrária
Sem pódio de chegada ou beijo de namorada
Eu sou mais um cara
Mas se você achar
Que eu tô derrotado
Saiba que ainda estão rolando os dados
Porque o tempo, o tempo não pára
Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
Da caridade de quem me detesta
A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára
Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não pára, não, não pára
........................................

Drº Cláudio de Oliveira Lima ? psicólogo ?
email:
[email protected]

hotmail:
[email protected]

blog:
wwwnovaconsciencia.blogspot.com