Francinaldo Santos Carvalho 
Vittorio Almada Lima 
Profa. MSC. Carolina Pecegueiro 

RESUMO

O presente trabalho aborda os aspectos criminológicos que podem ser gerados pelas mídias sociais no que tange os crimes contra a administração pública. Assim, valendo-se do princípio da liberdade de expressão, da facilidade de utilização e o alcance decorrente da conexão pela internet, o cidadão pode se manifestar livremente denunciando, criticando, cobrando pela aplicação dos recursos destinados ao bem comum. Por fim, propõe-se o uso das mídias sociais como forma de minimizar o efeito do labeling approuch, evidenciando que existe uma parcela da população que cometem crime contra a administração pública, mas que não recebem a etiqueta de criminoso. Porém, a população tem um poderoso instrumento, através das redes sociais, para tornar público essas questões e tentar mudar a história de nosso país. 

Palavras-chave: Crime. Etiquetamento. Mídias.

1 INTRODUÇÃO

Os crimes cometidos pela Administração Pública têm suas penas previstas no código de penal brasileiro, ocorre que nem sempre esses delitos podem ser comprovados em sua totalidade devido às complexas situações que as envolvem e as dificuldades de provas contundentes que possa caracterizar o crime aliados à falta de investimento do país nos órgãos da administração pública que são responsáveis pelo controle das atividades administrativas e financeiras da união.
Cumpre destacar que o legislador ao elaborar a Constituição Brasileira teve uma enorme preocupação com a proteção do patrimônio público, bem como na preservação do de direitos e garantias individuais, explicitando em seu texto os princípios da publicidade e transparência.
Por outro lado entendemos que a insegurança na sociedade brasileira não é somente resultado dos crimes cometidos pelas classes inferiores conforme a mídia enaltece, mas também resultante da corrupção e ineficiência do poder público na condução da administração desse processo.
Dessa forma este trabalho pretende mostrar como as mídias sociais e a internet pode servir como meio de divulgação dos crimes outrora invisíveis à população, e que são praticados pela administração, comprometendo toda a estrutura política, econômica e social do país. Comentaremos também os principais crimes da administração pública e suas penas. Por fim, discutiremos como os recursos multimídias disponíveis na internet, como os blogs, servem para mudar a concepção sobre o conceito ou rótulo de criminoso no nosso país, visto que a informação pode chegar à maioria da população em tempo real e sem manipulação por parte daqueles que querem a manutenção da classe dominante.