O PODER DA ORAÇÃO INTERCESSÓRIA

SUBSÍDIO PARA A LIÇÃO 5

Objetivos:

Compreender o que é intercessão segundo os padrões bíblicos.

Explicar por que Jeremias intercedia por Judá, mesmo sabendo que o povo estava afastado de Deus.

Saber que a intercessão é uma recomendação bíblica.

Antes de comentar sobre o conteúdo da lição, segue abaixo um breve comentário da leitura Bíblica em classe.

Leitura Bíblica em Classe.

Jeremias 14.1-3, 7, 8, 10; 15.1

14.1 – 15.21 O povo de Judá está tão endurecido em seus pecados, que Deus não responderá nem mesmo uma oração intercessória feita por Jeremias, pedindo que eles fossem libertos do castigo da seca. Em resposta à pergunta de Jeremias se Deus havia completamente rejeitado a Judá (14.19), Deus replica que o castigo vindouro é inevitável, contudo, assegura a Jeremias o livramento pessoal dos inimigos.

1A PALAVRA do Senhor, que veio a Jeremias, a respeito da grande seca.

Grande seca. Trata-se de uma grande seca que viria sobre o povo de Judá, que viria sobre o povo como fruto do seu pecado, pois eram infiéis ao Senhor e ao seu concerto (Lv 26.18,19; Dt 28.22-24). O povo rejeitara a Deus fonte das água vivas (2.13) – e agora ficariam sem suprimento de água natural.

2Anda chorando Judá, e as suas portas estão enfraquecidas: andam de luto até ao chão, e o clamor de Jerusalém vai subindo.

Portas. Lugar onde o povo geralmente se reunia (Rt 4.1,2,11). Ali até os casos legais eram resolvidos.

3E os seus mais ilustres mandam os seus pequenos buscar água; vêm às covas e não acham água; voltam com os seus cântaros vazios; envergonham-se e confundem-se, e cobrem as suas cabeças.

Covas. Tanques ou reservatórios para água, nos tempos de necessidade. Nessa ocasião estavam vazios. Cobrem a cabeça. Sinal de profundo lamento, tristeza ou confusão.

7Posto que as nossas maldades testifiquem contra nós, ó Senhor, opera tu, por amor do teu nome; porque as nossas rebeldias se multiplicaram; contra ti pecámos.

Nossas rebeldias. À semelhança de Moises, Daniel e Neemias, que pleitearam em favor do seu pecaminoso povo, Jeremias identifica-se com aqueles que mereciam punição. Não se trata tanto "deles", mas de "nós". Jeremias assume o lugar do povo se expressando como um deles.

Rebeldias. Apostasias.

8Oh! esperança de Israel, e Redentor seu, no tempo da angústia! porque serias como um estrangeiro na terra? e como o viandante que se retira a passar a noite?

Esperança. A palavra no original, significa "poço". Uma palavra surpreendente em tempos de seca.

Redentor. Ou Libertador como em uma batalha.

Viandante. Visitante na terra, que não tinha interesse no país e no bem-estar do seu povo. Nota-se os dois títulos especiais de Deus.

10. Assim diz o Senhor acerca deste povo: Pois que tanto amaram o afastar-se, e não detiveram os seus pés, por isso, o Senhor se não agrada deles, mas agora se lembrará da maldade deles, e visitará os seus pecados.

A última frase é uma citação ousada de Os 8.13. Já naquela época, as profecias de Oséias eram considerada a voz de Deus, como é o fato de todos os profetas da Bíblia (1 Pe 1.10-12; 2 Pe 1.19-21).

Capitulo 15.1.

DISSE-ME, porém, o Senhor: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não seria a minha alma com este povo: lança-os de diante da minha face, e saiam.

Moises e Samuel. Repetidas vezes salvaram os israelitas da destruição (Ex 17.11; 32.11ss; Nm 14.13; I Sm 7.9ss; Sl 99.6). Nem mesmo eles poderiam ajudar o povo nesta ocasião.

Leia mais. ...http://espadaflamejante.blogspot.com/

Dc. Alan Fabiano.