A oração é a ferramenta mais importante do cristão. Através da oração mantemos contato com o criador através de Jesus, com o auxílio do Espírito Santo, pois não sabemos orar como convém. O Senhor Jesus a considera como dever do cristão e deve ser acompanhada de perseverança, disse Jesus: orai sem cessar.

Quando no Getsemani ao agoniar-se porque chegava a sua hora seu suor se transformou em gotas de sangue, a ao procurar pelos discípulos para que eles pudessem também orar, os encontrou dormindo, e Jesus disse-lhes: não podes vigiar uma hora só comigo.Entendemos que esse seja o tempo mínimo que o cristão deve manter como disciplina para se aproximar de Deus através da oração.

O fato é que com o avanço da tecnologia, como a globalização e tantos entretenimentos que nos assedia, acabamos por negligenciá-la e permitimos que o nosso tempo seja roubado resultando em frieza espiritual e conseqüente afastamento de Deus.

A Igreja atual deve retornar aos princípios da igreja primitiva, igreja que venceu as adversidades através da oração. Através dela Deus enviava o socorro no memento que precisavam, foi por meio da oração que os crentes eram batizados com o Espírito Santo, e aumentava dia a dia o número dos abraçavam a fé, e acima de tudo foi na força da oração que tivemos a oportunidade de conhecer o evangelho, porque se o povo antigo não orasse o evangelho não teria chegado a nós.

Orando suportaram as torturas, as perseguições, os açoites, as injúrias e os martírios, pois a aração tem a finalidade de fortalecer a nossa fé.

O Senhor Jesus nos demonstrou através da parábola do amigo importuno que a persistência é o elemento chave para se obter as respostas do Senhor. Na parábola do amigo importuno o viajante chega à casa de um amigo o qual nada tinha para lhe oferecer, esse que praticou a hospitalidade não tinha nada para oferecer ao viajante, então recorreu ao seu amigo, acontece que já era meia noite e esse amigo estava dormindo, e por isso repreende o seu amigo dizendo que já era tarde e sua família estava repousando, mas a parábola é concluída com o argumento de que se o amigo não o atendesse por ser seu amigo, atenderia por conta da importunação.

Por isso não devemos desanimar quando a sensação é de que a oração não está sendo ouvida, pois com certeza está.

No texto de atos 12 relata-nos a história do momento mais difícil da igreja primitiva, o momento da perseguição onde Herodes colocou a mão em alguns da igreja par aos maltratar, matando a Tiago ao fio da espada e prendendo a Pedro sob forte esquema de segurança e como a sentença dada a Tiago agradou ao povo, Herodes pretendiam sentenciar também a Pedro na data da páscoa. Herodes governava buscando aprovação popular, e maltratar os crentes agradava ao povo.

Disse Jesus: “sereis odiados de todos”, se o mundo vos odeia saiba que antes odiou a mim. Se vós fosseis do mundo o mundo amaria o que era seu, mas como não sois do mundo, pelo contrário deles vos escolhi, por isso o mundo voz odeia.

Pedro estava guardado na prisão, mas a igreja fazia intensa oração a Deus em favor de Pedro.

E por conta dessa oração com objetivo e propósito Deus enviou o anjo.A Igreja tem um poder que ela própria desconhece. Se o meu povo orar...

 A bíblia diz que na mesma data que Herodes pretendia sentenciar Pedro, uma luz invadiu o cárcere e Pedro dormia entre dois soldados preso em cadeias, o anjo lhe tocou do lado e disse-lhe levanta-te.

Ao se levantar as cadeias caíram e o anjo seguiu lhe dizendo, cinge-te, calça a suas sandálias, toma a tua capa e segue-me.

Observe que as cadeias caíram porque Pedro ficou de pé após ser tocado, a ordem foi para ele ficar de pé para as cadeias caírem. Há pessoas que aguardam a ordem ser invertida, ou seja, desejam ser libertas de algo que a impede de chegar a Cristo, mas não querem tomar uma posição que indique esse desejo. A função de tocar na pessoa é de Deus de ficar de é do homem e novamente quando ficamos de pé Deus quebra as algemas e nos conduz para onde devemos ir.

Pedro obedece e segue o anjo passando por duas sentinelas e por fim o portão se abre “automaticamente”, portão esse que dava acesso à cidade. A bíblia nos apresenta termos que nos impressiona, em outra tradução está escrito que o portão se abriu “por si só”, e em outras se diz que abriu automaticamente.Termos que demonstram o agir de Deus,  o portão não abre por si só, porque não tem vida própria, é algo inanimado, e segundo naquele tempo não tinha controle e a automação não era invento daquela época, foi a mão de Deus. O escritor preferiu dar nomes conhecidos para maior compreensão. As coisas que nos acontecem por mais que pareçam automáticas, não são Deus tem o “controle” de tudo.

As coisas aconteceram porque a igreja orava. Pedro imaginava que o que lhe  acontecia era uma visão, e somente quando tomou cidade caiu em si e disse Deus enviou seu anjo e me livrou na mão de Herodes e de toda expectativa do povo judeu.

Pedro se dirigiu para a casa da irmã Maria onde os crentes oravam, para dar testemunho do resultado da oração que faziam a favor dele. Quando lá chegou bateu à porta uma criada chamada Rode ouvindo a voz e reconhecendo ser a voz de Pedro não abriu a porta, mas correu para avisar aos que oravam que Pedro estava à porta. Porém sua notícia foi recebida com incredulidade. Eles disseram: você deve está louca, outros diziam é o seu anjo. Naquela cultura acreditava-se que um anjo específico ficava guardando determinada pessoa.

Mas abrindo a porta testificaram que era Pedro e com assombro  misturado com alegria receberam Pedro que lhes contou o que lhe havia acontecido.

Observe que eles oravam para que Pedro fosse preservado em vida e que fosse liberto e quando isso aconteceu não quiseram acreditar.

Isso representa o quanto a igreja tem autoridade e usa pouco dela, ou não a usa.E procuram inventar milagres ou maquiar situações e até simulam milagres.O fato é que os milagres pouco a pouco foram desaparecendo da igreja e precisa urgentemente voltar à pratica da oração fervorosa, da oração em casa, da disciplina da oração, que é a ferramenta infalível para se vencer nesta vida.

Orando atrairemos mais milagres para igreja, haverá mais conversões de alma, e a comunhão na igreja será fortalecida, Precisamos urgentemente de orar.