Focalização, na prática, significa o prestar atenção e concentrar-se em qualquer coisa, seja o que for. O que focalizamos determina a direcção para a qual nos movemos. Assim, podemos dizer que para sabermos o que queremos, bem assim como para o conseguirmos, é necessário foco.

Quando compreender os mecanismos da mente, poderá treinar-se para usar o seu poder de concentração no sentido de criar e alcançar aquilo que deseja na vida. Focalizar é apenas uma questão de escolha consciente. Significa agarrar uma situação, voltar a mente para determinado rumo e determinar-se a efectuar o trabalho que for necessário, por mais árduo que seja, sem nunca desistir.

Não desperdice um segundo do seu tempo em dúvidas e preocupações. Concentre-se simplesmente nos seus pontos fortes e elimine tudo aquilo que o impeça de avançar. Focalize-se naquilo que deseja e no trabalho necessário para a sua obtenção. Comprometa-se seriamente com o seu objectivo, dedicando todo o tempo possível nas coisas realmente mais importantes para a sua concretização. Além disso, se antecipar as coisas que se tornarão importantes no futuro, evitará o “vício das urgências” e vai obter a verdadeira realização que realmente merece.
O nível de realização que experimentará em sua vida está directamente relacionado na forma como utiliza o seu tempo, ou seja naquilo em que se focaliza ao longo do dia.
Muitas pessoas vivem em permanente stress simplesmente porque são viciadas na emoção da urgência. Por exemplo, o telefone toca e experimenta-se a urgência de ter que o atender, mesmo que aquilo que se esteja a fazer no momento seja muito mais importante ou urgente. Uma vida de realizações é aquela em que se coloca a urgência no seu lugar e se tem consciência que o alvo mais importante é fazer as coisas que são primordiais para nós.

Em conclusão, procure antes de mais descobrir o que realmente mais deseja, qual o seu sonho ou qual a sua missão. Em seguida determine objectivos que o conduzam ao que deseja. Considere obstáculos que possam existir e proceda à sua eliminação. De seguida, arregace as mangas e aplique-se no trabalho necessário, rumo à meta desejada. Sobretudo nunca desista. Por mais vagarosos que sejam os seus passos, desde que esteja correctamente focalizado, chegará ao seu destino.