O Açaí é uma fruta de alto valor energético, como também nutritivo.

Esse fruto é originário do norte do Brasil, encontrado em toda a floresta amazônica, sendo muito consumido, em toda região.

Como esse fruto tem valor energético, ele é muito procurado pelos esportistas, que costumam misturar com guaraná ou outras frutas.

Muito indicado também para pessoas idosas e com anemia, auxiliando no combate ao colesterol.

Na verdade o açaí virou moda e hoje em dia é muito procurado por aqueles que querem perder peso e pelos que estão sempre preocupados com alimentos saudáveis.

Essa fruta tem muitas fibras ajudando o bom funcionamento do intestino, sendo também rico em lipídios, pois tem duas vezes mais que o leite.

O açaí tem também cálcio, proteínas, potássio e ferro, que evita anemia, fortalece a musculatura, auxilia na oxigenação das células do sangue.

Ele é um ótimo antioxidante, porque tem muita vitamina E, sendo assim, ele acaba eliminando os radicais livres.

Essa frutinha tem ainda outros antioxidantes como as antocianinas, que combatem o mau colesterol e ainda ajudam na circulação do sangue.

O açaí tem 33 vezes mais antocianina, do que a própria uva, da qual se faz o vinho e que é recomendada por alguns especialistas, para que se tome um cálice de vinho por dia.

O valor nutricional do açaí espalhou-se por todos os pesquisadores do mundo e a conclusão que eles chegaram, foi que nada melhor do que começar o dia, com um perfeito café da manhã reforçado com essa frutinha, principalmente para quem pratica muito esporte.

Como todos os alimentos, por melhor que eles sejam nunca devemos abusar, pois eles têm calorias que muitas vezes podem fazer até você engordar, caso o seu consumo seja exagerado ou se você colocar guaraná, ainda vai ficar mais calórico.

O que devemos fazer é sempre programar a nossa alimentação, desde o café da manhã, até o fim do dia, para poder balancear as calorias e os energéticos que estamos consumindo. 

Saiba mais sobre nutrição, dieta, e bem estar, através do blog Cenaless.