Universidade Gama Filho

Programa de Pós-Graduação a Distância

Curso de Especialização em Planejamento Estratégico

Emanuel Denner Lima de Sena Rosa

O PLANO DE TRABALHO ANUAL – PTA

COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO

Pré-Projeto de Pesquisa

São Luís/MA

2009

Título

O Plano de Trabalho Anual – PTA, como instrumento de Planejamento.

Tema

Instrumentos de Planejamento que subsidiam a aprovação de transferência de recursos e orientam a execução física e/ou financeira.

Problema

Foi constatado recentemente que existe um grande número de instrumentos de planejamento que subsidiam a aprovação de transferência de recursos. Contudo, pergunta-se: qual o melhor instrumento a ser utilizado? qual instrumento é mais flexível às particularidades das mais diversas abordagens? qual retrata com mais clareza o que se quer fazer? qual define melhor as metas estabelecidas? e tantas outras questões a serem tratadas.

Justificativa da Pesquisa

Sendo constatada diversas questões acerca de qual o instrumento de planejamento é mais completo, mais coeso, mais coerente, mais eficaz e mais eficiente, julgou-se necessário um estudo mais aprofundado sobre um desses instrumentos de planejamento, ora conhecido por Plano de Trabalho Anual - PTA.

Objetivos:

a)Geral

Examinar o grau de complexidade e clareza no uso do instrumento de planejamento PTA.

b)Específicos

üCriar situações-problema para testar o grau de adaptação do instrumento às mais diversas abordagens;

üBuscar de forma rápida e clara as metas estabelecidas;

üEncontrar de forma detalhada a metodologia a ser utilizada para a execução do Projeto.

Revisão de Literatura

A Revisão de Literatura baseasse nas Resoluções, Portarias, Decretos e outras ferramentas publicadas por Órgãos Federais, Estaduais, Privados e/ou Municipais, no que rege o uso de determinados instrumentos de planejamento.

Metodologia

A metodologia utilizada será a Pesquisa Operacional, que consiste em levantar todas as informações acerca do assunto, como: modelos de formulários utilizados na elaboração de planos de trabalho; campos identificadores dos atores participantes; tamanho dos campos, considerando o número de caracteres; distribuição dos campos por etapa de planejamento e outras que apareçam.

Serão feitas diversas simulações no tocante ao preenchimento de tais formulários, buscando-se atender os objetivos estabelecidos e, avaliar o conjunto da obra, quanto à clareza, coesão, coerência, eficiência e eficácia.

Referências Bibliográficas

SILVA, Raimundo Nonato Palhano. Um Planejamento que Marca Caminhos. SEPLAN. São Luís/MA: IMESC, 2008.

SANTOS, Abdelaziz Aboud. O Poder Planejador e o Desenvolvimento. SEPLAN. São Luís/MA: IMESC, 2008.

GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Planejamento Biocêntrico. SEPLAN. São Luís/MA: IMESC, 2008.

QUERINO, Magda Maria de Freitas; BRÜGGER, Maria Teresa Caballero. Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica. POSEAD. Brasília/DF: CETEB, 2009.