O Plano de Ensino é um documento de referência para os docentes, nele consta os objetivos e itens que serão trabalhados em cada disciplina ao longo do curso. Cada docente o adapta de acordo com suas necessidades, modificando-o conforme mudanças que surjam durante o período em que esteja à frente da disciplina.

            Através deste plano, os coordenadores têm acompanhamento e controle do planejamento pedagógico dos cursos, que, após ser aprovado pelos mesmos, e não tendo alteração ou atualização, poderá ser colocado à disposição dos alunos.

            A análise dos planos de ensino existe também para possibilitar algo tão desejado hoje em dia nas escolas: a interdisciplinaridade no planejamento pedagógico, permitindo aos professores acesso aos planos de ensino de seus colegas e a elaboração destes em conjunto.

            O plano é formado pelas seguintes partes: Ementa; Objetivos; Conteúdo Programático; Metodologia; Critérios de Avaliação e Bibliografia.

Um plano de ensino tem como objetivo:

            Em torno dos objetivos do plano de ensino está o trabalho básico do professor, e este tem que estabelecê-lo de forma de que sua aula seja clara, agradável e importante ao aluno, levando os assuntos em discussão para fora das paredes da sala de aula, ou seja, para a realidade de cada um.

            Com base nos objetivos, o professor deve listar os conteúdos de seu programa. Uma minuciosa descrição do conteúdo da disciplina evidencia que o professor possui perfeita noção dos objetivos que pretende alcançar.

            Como proposto pelo texto em estudo, este ato de planejar faz parte da vida de todo ser humano, pois é preciso estabelecer metas e objetivos do que se quer alcançar.

            O plano de ensino assume várias facetas, mas a que faz a maior diferença é este planejamento de ensino, pois de nada adianta ter um bom planejamento da educação no geral, se o ensino não vai bem e se não acontece a aprendizagem.

            Um plano só será eficaz se funcionar com comprometimento por parte do professor, que deverá estar sempre se atualizando e aperfeiçoando suas aulas.

            É sempre necessário que, na prática docente, se tenha a preocupação com a melhoria da qualidade na educação através do ensino e de sua boa organização durante todo o curso, trazendo frutos dignos para a nossa educação.

            Se planejando melhor, se ensinará melhor e se aprenderá melhor.