As mudanças sociais, econômicas, culturais e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas também se fazem presentes no âmbito educacional, fazendo com que as ações voltadas para a educação sejam repensadas e adequadas à nova realidade.  Nesse contexto, novos desafios são postos à educação, que tem sido alvo de estudos, pesquisas e implementação de políticas públicas educacionais.

Assim planejar se torna o mais relevante do que antes na educação planejar as ações resulta em bons resultados ou uma visão melhor dos erros e corrigi-los com novas ações porem seja qual for à ação realizada o ato de planejar é imprescindível par o sucesso. Desta forma  ato de planejar é criar um plano para um determinado objetivo, assim vamos imaginar que meu objetivo é dar a volta pelo mundo em um balão, para que isso ocorra tenho que me planejar, organizar o roteiro da viagem aprender como utilizar o balão e muitas outras coisas até a viagem.

Planejamento e traçar etapas que levarão a alcançar seus objetivos estabelecidos, o planejar na educação podem ser dividido em três esferas a Governamental onde o estado estabelece o que ele deseja para a educação ao longo de um período, Escolar é o plano global da unidade escolar voltado as particularidades de sua comunidade, e o planejamento de Ensino aquele direcionado e sistematizado focado a sala de aula para concretizar o ensino e aprendizagem.

Não podemos considerar que exista  ensino sem planejamento, a educação não trabalha com o improviso, assim planejamento na educação consiste em estudo pesquisa e organização para responder. O que vamos trabalhar? Com quem vamos trabalhar? Como vamos trabalhar? E como vamos avaliar? Respondendo estas questões teremos um plano organizado que atingira seu objetivo, tal trabalho deve ser coletivo flexível e dinâmico pois a escolar não é e nunca vai ser homogenia.