O Planejamento no Contexto Escolar

Por Carlos Barbosa  dos Santos

1. O planejamento no contexto escolar possibilita uma organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido pelos professores em sala de aula. A visão holística de Gama & Figueiredo (______, p.7), que destacam que “O professor, ao realizar seu planejamento de ensino, antecipa de forma coerente e organizada todas as etapas do trabalho escolar, não permitindo que as atitudes propostas percam sua essência, ou seja, o seu trabalho a ser realizado encaixasse em uma seqüência, uma linha de raciocínio, em que o professor tem a real consciência do que ensina e quais os objetivos que espera atingir, para que nada fique dispenso ao acaso”.

Como o planejamento está associado de maneira simultânea e inter-relacionada ao ato de pensar na vida cotidiana da sociedade em geral, no contexto escolar não podia ser diferente, uma vez que se torna crucial para organização metodológica dos conteúdos a serem desenvolvidos pelos professores em sala de aula. Isso porque facilita sua prática docente, em virtude da preparação metodológica dos recursos a serem utilizados para fins determinados, podendo sofrer possíveis variação de acordo com a exposição do conteúdo, ou seja, essa preparação irá contribuir significativamente para o processor de ensino-aprendizagem, diante do alcance dos objetivos que foram anteriormente indagados e planejados.

O propósito do planejamento precisa esta estruturado perante a necessidade e do conhecimento de mundo dos alunos. Para Botarele; Vieira e Salerno (2012, p. 4), cada etapa do planejamento escolar precisa de um plano específico, sendo este baseado em outros planos anteriores e nos fatos atuais, para que assim o planejamento se engaje no processo contínuo, que varia diante da necessidade do estudante. Essa variação se dá por meio de uma reorganização, que é estruturada para garantir uma aprendizagem digna e de qualidade por meio da superação das dificuldades dos alunos que apresentam rendimento escolar menor que os demais. Aprofundando a discussão, Libâneo (1994, p. 222 apud Gama & Figueiredo, ____, p.5) sintetiza que o planejamento gira em torno de “Um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”. Nos moldes dessa afirmação, encontra-se a exposição dos temas trabalhados em sala de aula de maneira articulada com a realidade cotidiana, o que diminui a perspectiva de um conhecimento prolixo, mas por outro lado, contribui para um planejamento significativo, que englobe uma organização voltada para suprir as necessidades dos estudantes com ênfase nas abordagens vivenciadas pelos mesmos, com o objetivo de alcançar um maior rendimento escolar. Lembrando que o trabalho do professor não é uma tarefa fácil, por isso é necessário configurar um embasamento planejado e metodizado.

 O planejar torna-se importante no contexto escolar, mas não pode ser encarado como algo concreto, em que há um planejamento para o futuro, sem chances de alterações no processo educativo, pelo fato de que esse processo precisa passar por eixos contínuos em virtude das mudanças vivenciadas no contexto escolar, por exemplo, um docente planeja e adota preparações para uma aula anteriormente, para expor um determinado tema, ele faz uso de recursos multimídias, como computador, data show e para serem utilizados nestes, ele elabora slides, consegue um vídeo relacionado ao assunto, ou seja, ele está planejando o futuro e almeja atingir seus objetivos. Após ter se preparado, finalmente chega o dia da aula, e uma eventualidade acontece, algum desses recursos não funcionam, mesmo assim, o docente precisa encarar a realidade e por meio da flexibilidade, consiga expor o tema tomando por base outra metodologia, isso destaca que o processo educativo não pode ser totalmente pré-definido.

Referências

BOTARELI, Dieime de Souza; VIEIRA, Eber Moreno; SALERNO, Soraia Kfouri. Planejamento no Contexto Escolar como um Processo Contínuo e Integrado. Paraná: (_____), 2012, 13p.

GAMA, Anailton de Souza; FIGUEIREDO, Sonner Arfux de. O Planejamento no Contexto Escolar. Mato Grosso de Sul: Web Revista Discursividade, (_____), 13p.   

Disponível em: < http://www.emescam.br/site/arquivo/servico/biblioteca/METCCE.pdf > Acesso em 17/02/2014.