Para a elaboração do planejamento é necessária uma análise da atual situação da farmácia hospitalar as disponibilidades para investimentos a curto, médio e longo prazo. A diretoria, gestores e colaboradores devem conhecer os objetivos para o desenvolvimento de trabalho em equipe.

"Processo de planejamento é a preparação de planos. Em essência, um plano é o registro das decisões resultantes do processamento de dados de entrada" (MAXIMIANO, 2004).

As definições dos objetivos devem ser claras e separadas de acordo com os níveis funcionais para que cada um saiba a importância que desenvolverá no cumprimento de metas dentro do planejamento elaborado.

A administração estratégica é um processo contínuo e requer modificações e medidas que as condições ambientais mudam. Estas condições às vezes são impossíveis de prever mesmo com um planejamento de longo prazo.

A grande importância da eficácia administrativa dada por Peter Ducker considerando o atributo específico dos administradores, sem o qual todo o processo administrativo estará comprometido, principalmente considerando a nova concepção de ambiente organizacional, que faz exigências novas e diferentes, requerendo cada vez mais da capacidade técnica e intelectiva do administrador atribuindo-lhe além das atividades das funções, o intuito de alcançar objetivos e resultados eficazes.

Por essa nova abordagem podemos configurar as funções do processo administrativo como conjunto de princípios universais que podem se aplicados e obedecidos em qualquer tipo de organização. São fases bem definidas, cada qual com sua importância. A organização deve efetuar análise dos possíveis cursos de ação e alternativas que se apresentam a empresa do futuro.

O planejamento, como instrumento formal, além do curso de ação, deve examinar também a lógica de cadeia de causas e efeitos. Deve iniciar-se com a determinação dos objetivos, seguindo com a definição de estratégicas, políticas e planos da própria ação e correção das atividades ininterruptas.

O planejamento envolve o estabelecimento de objetivos, a tomada de decisões, a definição da estratégica global e a determinação dos planos operacionais classificados em três fases distintas, que levam à ação:

- Definição de metas e objetivos básicos: visando a alcançar eficiência e eficácia na assistência ao paciente e integração às demais atividades desenvolvidas no ambiente hospitalar.

- Desenvolvimento de planos estratégicos e de implementações de objetivos: é importante planejar e elaborar um cronograma de trabalho visando atingir as metas propostas.

- Desenvolvimento operacional com detalhamento e programações: deve-se avaliar, continuamente, o plano de trabalho e, se necessário, propor medidas corretivas.

Logicamente, a finalidade do planejamento é racionalizar a tomada de decisão, oferecendo condições favoráveis à escolha das opções mais adequadas, dentro de uma visão de administração estratégica.

ORGANIZAÇÃO

A organização é à base de sustentação de qualquer serviço, atividade ou sistema de produção de trabalho diretamente ligada com a funcionalidade dos serviços, tendo por objetivo o gerenciamento eficaz.

Com a finalidade de atingir objetivos, executar planos e possibilitar às pessoas trabalhar com eficiência, as atividades precisam ser agrupadas de forma lógica e concessão de autoridade feitas de modo que haja desenvolvimento do trabalho. Ao surgir dificuldades ou conflitos, esses poderão ser resolvidos, portanto, a organização visa a arrumar e alocar o trabalho, de maneira a alcançar, eficientemente os objetivos (GOMES e REIS, 2003).

A divisão do trabalho é a decomposição de uma tarefa complexa em componentes de modo que os indivíduos sejam responsáveis por um subconjunto de atividades e não pela tarefa como um todo. À medida que cresce a especialização dentro da divisão de trabalho, surge à necessidade da repartição administrativa. À repartição ou agrupamento de tarefas semelhantes e logicamente conectadas, podem ser facilmente representada num organograma.

O organograma é o diagrama da estrutura de uma organização, mostrando as funções, os departamentos ou as posições na organização, e como estes elementos se relacionam. A especialização dentro de um mesmo nível hierárquico é demonstrada por meio do crescimento horizontal do organograma (OLIVEIRA, 2001).

A organização, como função administrativa, recebe um novo enfoque com a especialização vertical e horizontal, com real destaque para os aspectos dos princípios de paridade de autoridade e responsabilidade os princípios da definição funcional, fazendo surgir conceitos mais amplos e mais bem definidos das atividades de organização, sistemas e métodos funcionais, pelo qual a ferramenta gráfica de organização se torna de alta importância.
Atualmente a tendência é a adoção de estruturas organizacionais mais achatadas de forma a reduzir os custos associados aos diversos níveis de gerência média e acelerar a tomada de decisões. A coordenação é a integração das atividades realizadas pelas partes separadas de uma organização, para alcançar objetivos organizacionais (FLEURY, 1983).