O Ph pode determinar como anda a saúde dos fios, sendo que o pH equilibrado, resulta em cabelos saudáveis.

O pH interfere diretamente na estrutura, maciez e saúde dos cabelos, inclusive o Ph da Agua pode influenciar na textura capilar. Mas, antes de intender melhor como isso acontece é importante saber o que significa essa sigla. O pH é uma faixa de potencial eletrônico que é utilizado para determinar pela concentração de íons de Hidrogênio (H+) se o meio está ácido, básico ou neutro, com valores que variam de 0 a 14, sendo que valores de 0 a 7 são considerados ácidos, valores em torno de 7 são neutros e valores acima de 7 são denominados básicos ou alcalinos. Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

O resultado dessa escala poderá determinar como anda a saúde dos fios, sendo que o pH equilibrado, resulta em cabelos saudáveis. O pH dos cabelos podem variar entre 4,2 a 5,8 e o pH do couro cabeludo varia de 3,8 a 5,6, por isso é importante usar shampoos com ph neutro pra manter o equilíbrio dos fios, limpando profundamente sem interferir nas cutículas do cabelo, deixando-os mais estruturados bonitos e saudáveis . 

O pH influencia as ligações intermoleculares dos fios, pois eles possuem moléculas que se ligam de maneiras diferentes, desde a raiz até as pontas. E de acordo como essas moléculas se ligam é que a estrutura dos cabelos irá parecer. Ou seja, os cabelos crespos quando molham perdem o volume, pois as formas de ligações de um fio capilar são de pontes salinas, ligações de hidrogênio e pontes de bissulfetos, que quando você molha essas ligações de hidrogênio se quebram, dando uma "baixada" no volume. Mas na medida em que secam voltam ao normal, o que significa que essas ligações de hidrogênio foram ligadas novamente. Com base nisso que surgiram os shampoos de pH neutro.

Alguns produtos utilizados nos cabelos, como colorações, alisadores e descolorantes possuem o pH alcalino, fato que resulta em cabelos sem saúde e com pontas duplas, pois esses produtos podem causar a divisão dos fios, assim como shampoos muito ácidos podem deixar os cabelos rebeldes.